Menos de 2 minutos
Como saber se as suas contas digitais estão protegidas
As senhas são barreiras que impedem terceiros de acessar sua conta, mas podem estar vulneráveis. Como descobrir se alguém acessou sua conta sem sua permissão?
Por sempre usar a internet, é provável que você tenha contas em redes sociais, lojas virtuais, no Mercado Livre e em outras plataformas, e que tenha uma senha para acessar todas elas. Embora saibamos que há pessoas mal-intencionadas que tentam acessar suas contas e seus dados, há formas de protegê-los. Confira como detectar se alguém tentou usar sua conta sem sua permissão e o que você deve fazer caso isso ocorra.
Como detectar um problema de segurança nas suas contas digitais
O ponto de partida para entender se há problemas de segurança é muito claro: se você já tentou entrar em uma plataforma digital e não conseguiu acessá-la ou recebeu um e-mail ou notificação reportando uma atividade ou login que você não realizou, isso significa que alguém pode estar tentando acessar sua conta.
Como identificar se alguém acessou sua conta
Senha inválida
Muitas vezes, se alguém tentar acessar sua conta, a primeira coisa que essa pessoa faz é alterar a senha de acesso. Por isso, se você entrar com sua senha de costume e ela for recusada, atenção! Esse é o primeiro sinal de alerta.
Atividades suspeitas
Quase todos os serviços notificam a tentativa de login em um dispositivo diferente. Se você receber um e-mail com essa informação e não reconhecer o dispositivo, recomendamos alterar sua senha inmediatamente.
Dica: confira os remetentes dos e-mails e os links para se certificar de que as mensagens são verdadeiras. Se quiser falar conosco, acesse a seção Ajuda no app ou nossas Redes Sociais verificadas.
Anúncios ou movimentações de dinheiro desconhecidos
Se você não reconhece um anúncio na sua conta ou percebe movimentações de dinheiro que não fez – como pagamentos, transferências ou saques -, é importante reportar o caso. Isso é um sinal de que sua conta está sendo usada sem sua permissão.
O que fazer quando isso acontece
Se você suspeita que ocorreu um problema de segurança na sua conta do Mercado Livre, acesse o app e vá em Ajuda > Ajuda com sua conta > Segurança > Minha conta foi roubada. Como posso recuperá-la?. Clique em “Informe o que aconteceu” e preencha o relatório. Observe que, enquanto analisamos seu caso, vamos bloquear sua conta por segurança para que ninguém possa usá-la.
No Mercado Livre, estamos muito empenhados em cuidar da sua segurança e oferecer todo o suporte necessário para resolver os problemas de forma rápida e fácil.
Junte-se a nós para criar um ambiente digital confiável e aproveitar todos os benefícios das plataformas digitais.
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?