Se você vende um mesmo produto, mas em diferentes cores, tamanhos, voltagem ou outra característica, pode concentrar todas em um mesmo anúncio. Economize tempo, gerenciando muitas vendas de um só anúncio.

1. O que é uma variação?

Um produto pode variar de cor, tamanho, material, voltagem etc. Uma variação é cada uma dessas diferentes opções do mesmo produto. Só consideramos variações que não implicam uma alteração no preço.

Por exemplo, você pode ter a mesma furadeira em voltagens diferentes e o preço não varia, então uma variação seria a furadeira em 110V e outra em 220V. No entanto, um perfume de 50ml não custa o mesmo que um perfume de 100ml. Neste caso, a capacidade não conta como variação e você deverá ter um anúncio para cada tamanho de perfume.

2. Para que servem?

As variações servem para unificar diferentes opções do seu produto em um mesmo anúncio. É a maneira mais eficiente de organizar os seus produtos. Elas também beneficiam você das seguintes maneiras:

Menos perguntas

Por ter todas as cores, materiais, tamanhos, estampas etc. em um único anúncio, os compradores saberão o que você vende e quais opções oferece para o mesmo produto. Isso pode reduzir o número de perguntas desnecessárias e organizar melhor seu estoque.

Estoque organizado

Ao ter tudo no mesmo anúncio, você pode controlar melhor o estoque que tem à venda de cada produto e suas variações. Você pode ver com antecedência se está ficando sem unidades para que possa adicionar mais ou criar descontos de liquidação.

Seu comprador também verá o estoque disponível e, assim, você evita perguntas sobre estoque ou reclamações após a venda, por não esclarecer qual variação você tinha disponível.

Maior exposição

Ao incluir todas as variações de um produto em um único anúncio, você acumulará todas as visitas e vendas, proporcionando maior exposição do que se você os vendesse separadamente.

Mais rapidez nos seus envios

Saber na mesma hora qual produto o seu comprador quer, permitirá que você inicie o processo de envio rapidamente, sem ter que perguntar os detalhes por mensagem.

Melhor reputação

Levará menos tempo para preparar seus envios e sua reputação não será afetada.

Evitando as idas e vindas das perguntas, você simplifica seu processo de preparação e, dessa maneira, melhora seus prazos e sua reputação também.

3. As variações possuem fichas técnicas e código universal?

Quando você cria variações em um anúncio, elas herdam sua ficha técnica, portanto, você não precisa preencher cada uma delas separadamente. Todas carregam as mesmas informações do produto principal que você anunciou.

Anunciar com variações é uma maneira de ajudar você a organizar o seu estoque. Isso vai acelerar suas vendas, de modo que, quando você não tiver uma variação em estoque, ela não será mais oferecida e seus compradores não precisarão perguntar.

Não esqueça o código universal do produto, pois é um código individual por produto, cada variação tem o seu próprio. Lembre-se de que é como o RG que identifica você e, portanto, deve constar em sua ficha técnica.

Continue a leitura para saber mais sobre o código universal de produto.

4. Como criar variações de produto?

Há três formas de criar variações:

» Ao anunciar o seu produto.
» Em um anúncio específico pela opção modificar.
» Na sua seleção de anúncios do editor em massa.

Ao anunciar

Depois de selecionar a categoria na qual você irá anunciar o seu produto, você deverá preencher as características que definem o seu produto, pode ser cor, tamanho, voltagem…

Se você vende outras variações deste produto, por exemplo, camisetas azuis de tamanhos diferentes, clique em +Adicionar tamanho para adicionar todas.

Se você quiser adicionar outra cor e os diferentes tamanhos dessa variação, clique em +Adicionar variação e repita o processo anterior.

Em modificar

» 1. Acesse Minha conta.

» 2. Selecione os anúncios Ativos.

» 3. No menu de ações, clique em Modificar para acessar todas as informações do seu anúncio.

» 4. Quando estiver na seção de características do seu produto, clique em Adicionar ou modificar variações para acessar o editor que permitirá que você informe seus compradores a variedade que você oferece.

» 5. Uma vez dentro do editor, provavelmente vamos sugerir algumas variações, como cor, você também verá que você terá uma variação já criada, neste caso, é a cor do produto principal que você anunciou. Clique em Adicionar para adicionar mais cores.

» 6. Automaticamente, você verá que a nova variação foi adicionada mais abaixo, para que você possa adicionar uma foto que ajudará seus compradores a identificá-la melhor, no caso de cores. Como cada variação é um produto diferente, você deve adicionar o estoque e o código universal de cada uma. Confirme, e esta variação será adicionada à ficha técnica.

No editor em massa

» 1. Acesse o editor em massa, pelos Anúncios, clicando em Modificar em massa.

» 2. Quando estiver aí, você poderá adicionar novas variações clicando no sinal + ao lado dos seus anúncios. Este botão aparecerá quando você passar o mouse por cima desses anúncios onde você ainda não adicionou nenhuma variação.

» 3. Lá, você precisa fazer o mesmo que ao criar variações individualmente. Você pode adicionar dados na característica que fornecemos a você (neste caso, a cor).

Pronto! As variações que você criou no seu anúncio aparecem assim.

Se precisar, você pode criar suas próprias características pelas quais o produto varia. É sempre aconselhável preencher primeiro as que sugerimos, porque no futuro poderemos gerar filtros com esses dados.

Mas, se você precisar criar as suas próprias, pode fazê-lo também, embora nesses casos haja filtros que possam fazer com que seu anúncio seja destacado.


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!