Personalize o menu da sua loja online Mercado Shops para que seus clientes naveguem facilmente e sigam a ordem proposta por você

Definir as categorias dos produtos do menu de sua loja online e estruturá-las conforme um segmento de artigos é a chave para que seus clientes possam navegar com facilidade. Com o Mercado Shops, você pode fazer essa configuração do menu de navegação de maneira simples para que os potenciais compradores encontrem o que procuram.

Por que configurar o menu da sua loja

Com essa funcionalidade disponível na sua loja online Mercado Shops, você poderá projetar o menu de navegação do seu site, definir os nomes e a hierarquização das diferentes categorias dos seus produtos. Sendo assim, os consumidores em potencial vão descobrir tudo o que você tem a oferecer.

Na sua loja online, há opção de:

» Renomear as categorias para que se ajustem ao seu negócio, mostrando, exatamente, quais produtos você vende, assim como a imagem que deseja passar da sua marca.

» Adicionar uma categoria que se relacione ao atributo Gênero ou Marca. Por exemplo, uma loja multimarcas de artigos eletrônicos, abaixo da categoria celulares, pode mostrar as marcas que oferece. Ou uma loja de moda pode colocar no menu: HOMEM/MULHER/MENINO/MENINA.

» Criar níveis diferentes de navegação para ter um menu suspenso. Isso permitirá que o comprador clique em uma categoria e veja as subcategorias relacionadas, facilitando a sua busca.

Como configurar o Menu de sua loja

Criar um menu de navegação é muito simples. Primeiro, é preciso ter todos os seus produtos publicados para que apareçam em sua loja e, em seguida, comece a definir como será a estrutura desejada. Ou seja, estabeleça quais serão as categorias principais, suas subcategorias e como serão nomeadas.

Antes de avançar com a configuração, recomendamos, também, selecionar e configurar o tema do design que você usará para personalizar o seu negócio. Se todos os seus produtos já foram carregados para o site e o design, devidamente, configurado, é hora de colocar a mão na massa e configurar o menu:

1. Entre em Mercado Livre e acesse a conta de sua loja online Mercado Shops. Caso ainda não tenha uma, é possível ativar facilmente.

2. Agora, vá até o painel Edição e clique no botão azul que diz Editar design. Você verá que uma nova página será aberta.

3. Uma vez nela, vá até a barra lateral e clique em Configurações.

4. Na mesma barra lateral, haverá uma série de opções para configurar e uma delas é o Menu, onde você deve clicar.

5. Ao acessar a nova janela, você irá notar, no painel esquerdo, as categorias que o Mercado Livre atribui automaticamente às suas publicações.

Se ainda não tem produtos carregados no site da sua loja, as categorias disponíveis não aparecerão e, no painel direito, terá uma mensagem que indicará que, para realizar a configuração, será necessário ter algumas publicações.

6. Ao clicar em Adicionar uma categoria ao Menu, o eixo completo de navegação aparecerá do lado direito e mostrará as categorias, subcategorias e atributos de gênero ou marca associados às suas publicações.

7. Ao selecionar uma categoria, o nome irá aparecer abaixo. Você terá a possibilidade de editá-lo antes de adicioná-lo.

8. Clique em Adicionar e, do lado esquerdo, irá aparecer a categoria renomeada, por exemplo: “Shorts”. Lembre-se de que, para as alterações do menu aparecerem, você deve completar a tarefa clicando em Salvar.

A partir deste momento, você poderá executar outras ações que permitem exibir e ordenar o Menu, sempre levando em conta como mostrar, estrategicamente, os produtos que vende aos seus compradores. As ações que você pode executar para fazer isso são:

1. Acrescentar elementos do mesmo nível

O Menu estará visível na barra lateral direita e você deverá agregar um novo elemento. Para isso, é necessário clicar em Adicionar um elemento ao Menu. Então, do lado esquerdo, uma lista com elementos e categorias se abrirá. Clique nas opções que deseja e pressione Adicionar ao Menu.

2. Acrescentar elementos de níveis diferentes

Caso queira ter um menu, no início, como exemplo “Roupas e Acessórios” como o primeiro nível e “Calçados e Vestidos” como o segundo, é possível incorporar o último como subelemento na mesma barra lateral direita.

3. Reordenar categorias ou subcategorias

No painel esquerdo, em que você está criando o Menu, você pode selecionar uma categoria ou subcategoria e colocar em ordem, mais para cima ou para baixo, de acordo com seus interesses e objetivos de vendas. Isso pode ser muito útil se você tiver uma loja com produtos sazonais que você deve priorizar em uma determinada época do ano.

4. Destacar uma Categoria

dá para ativar ou desativar uma seção como Destacada, o que permitirá ter uma categoria sempre em letra maiúscula e negrito. Esse recurso é usado, normalmente, para ressaltar conceitos, como PROMOÇÃO, OFERTAS OU NOVA LINHA. Basta ativar a seção destacada no painel direito em que você irá inserir um nome e um link, seja de um produto específico ou uma lista de sua loja: sempre que seus clientes clicarem, serão redirecionados.

Agora que você já sabe fazer essa configuração, inclua na personalização de sua loja. Adicione seu próprio tema de design, configure seu logo, seus banners, seu próprio domínio e faça com que sua empresa reflita cada vez mais a imagem que você deseja.


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