As fotos são o elemento mais importante ao decidir sobre uma compra on-line. A qualidade das imagens é fundamental, pois elas podem gerar um desejo de compra instantâneo.

No mundo virtual, as fotos são a porta de entrada para o seu produto. Afinal, o cliente não pode tocar no que está comprando e a imagem é a experiência mais próxima do que ele deseja comprar.

Sabe-se que os vendedores que otimizaram as fotos de seus anúncios aumentaram o faturamento dos mesmos entre 15 e 30%.

Como reconhecer uma boa foto?

Uma foto de qualidade mostra claramente o produto que você vende. Você pode conseguir isso seguindo estas dicas:

» Devem estar bem focadas.

» Não devem conter marcas d’água, bordas, logos, banners ou textos.

» Devem ser de, no mínimo 500 x 500 pixels, porém o ideal é que sejam de 1200 x 900 pixels ou mais para que os usuários possam ampliar sem que percam a qualidade.

» Devem estar organizadas, sem sombras nem com elementos de fundo que distraiam.

» Use o foco automático da sua câmera e uma base firme ou tripé. Isso é útil para conseguir um bom resultado.

» Cuidado com a iluminação: a luz é um elemento-chave em qualquer fotografia. Procure a luz da manhã ou o pôr do sol. Busque o equilíbrio entre uma foto muito branca, com excesso de luz, e uma muito escura.

» O melhor é ocupar todo o espaço da foto com o produto. Se tiver muita borda, ele parecerá muito pequeno. Se for cortado, ficará ruim.

Lembre-se que os anúncios com fotos ruins perdem posição nos resultados de busca

Uma foto ou muitas fotos?

Para poder exibir seus produtos de forma profissional, o anúncio deve ter fotos diferentes. Lembre-se de incluir fotos de diversos ângulos, pois elas ajudam o cliente a ver todas as características do produto, a perceber melhor o tamanho, a textura e as cores.

Tipos de fotos: chaves de um anúncio eficaz

IMAGEM PRINCIPAL

A foto do produto individual deve ser a primeira imagem do seu anúncio e deve ter um plano de fundo branco e liso, sem sombras. Lembre-se de que fotos com fundo branco são as que apresentam a maior taxa de cliques entre os usuários e as que serão priorizadas entre os resultados de busca.

Se você vende sapatos ou tênis, não convém mostrar vários modelos na mesma foto. Se você quer oferecer outras cores ou modelos no seu anúncio, adicione fotos diferentes, criando variações.

DETALHES

Adicione fotos dos detalhes. Você pode adicionar fotos de alguns detalhes do seu produto que merecem destaque, como o tecido e as costuras de uma roupa, o acabamento de uma mesa, a textura de uma peça de decoração ou o que você achar que torna seu produto único.

PRODUTO EM CONTEXTO

Inclua pelo menos uma foto do produto em contexto ou de uma situação de uso. Ao colocá-lo com outros elementos, seus clientes podem visualizar melhor o tamanho e sua funcionalidade. Lembre-se de não perder destaque para o produto que quer vender com objetos desnecessários que desviam a atenção do seu objetivo principal.

Alguns produtos, como roupas, são melhor exibidos quando usados por um modelo. Se este for o seu caso, não subestime essa possibilidade.

DIMENSÕES DO PRODUTO

Inclua uma foto de um plano ou alguma imagem interveniente que permite ver as medidas do produto. Ajude o cliente a entender o volume do produto que está comprando, algo que pode minimizar devoluções ou reclamações futuras.

VÍDEO

Lembre-se de que uma boa alternativa para aproximar o produto do usuário é adicionar um vídeo no seu anúncio. Se você vende maquiagem, um tutorial é uma boa pedida: esses vídeos que ensinam como preparar a pele, por exemplo, são sucesso de audiência.

As fotos tiradas com o celular servem?

Celulares de boa resolução são tão úteis quanto câmeras digitais. Seguindo as dicas anteriores, você não notará com qual dispositivo as tirou.

Uma boa foto torna seu anúncio visualmente atraente. As fotos podem ser as melhores aliadas da sua empresa. Não subestime este recurso.

Ter imagens de qualidade é possível para todos. Existem até mesmo kits para tirar fotos profissionais do produto. Se você ousar, pode montar seu próprio estúdio de fotografia. Assista a este vídeo para aprender como conseguir um nível de fotografia em casa que não tem nada a perder para uma foto profissional.


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