Uma crítica pode ser uma oportunidade de melhorar o seu negócio. Veja o que fazer se receber comentário negativo de um consumidor.

Com certeza você já ouviu muitas vezes que a tecnologia está mudando o mundo radicalmente e com muita agilidade, não é mesmo? Porém, para o especialista em omnichannel, Samuel Gonsales, “a tecnologia só tem evoluído para se adaptar aos novos modelos de consumo”. Ou seja, as necessidades dos seus clientes mudam e é preciso responder à essas mudanças.

ico1Mas o que essa mudança tem a ver com o seu negócio?

Tudo! Se a maneira de consumir entretenimento, de buscar hospedagem ou mesmo um meio de transporte mudou, o modo de comprar também é diferente. A decisão está nas mãos do seu cliente! “Ele tem o poder de escolher o que quer, como quer e quando quer”, explica Samuel.

É ele quem detém o poder de definir por onde navegará em cada etapa da chamada jornada do consumidor. Por isso, você precisa estar preparado para atendê-lo com excelência em todos os canais – marketplace, loja virtual e loja física. Uma verdadeira experiência omnichannel.

ico1Como o marketplace pode te ajudar em uma estratégia multicanal?

Tal qual um shopping, o marketplace é a porta de entrada para o seu consumidor estabelecer um relacionamento com a sua marca. Como as plataformas realizam investimentos pesados em mídia focada no aumento de tráfego, estes sites concentram o maior número de consumidores próximos à última etapa do funil de conversão. Sendo assim, concluir uma venda no marketplace é muito mais simples.

ico2Invista em um portfólio de atração

Tire do marketplace tudo que ele pode te oferecer de melhor – infraestrutura, segurança e, especialmente, clientes. Para isso, a dica é selecionar, entre o seu portfólio de produtos aqueles que são mais desejados dentro destas plataformas.

Avalie as tendências de buscas do Mercado Livre, por exemplo, e defina os itens que irá disponibilizar na plataforma com preços competitivos.

ico2Diversifique as opções de entrega

A experiência do seu consumidor é o centro da sua estratégia multicanal, por isso, dê a ele o poder de decidir se quer receber em casa – com ou sem frete grátis – ou se quer buscar o produto na sua loja física – o chamado pick up in store.

Assim, mesmo realizando a compra no marketplace seu cliente terá a oportunidade de um contato físico e próximo com a sua marca. Mas lembre-se: a experiência dele neste momento será primordial para a fidelização!

ico2Qualifique a experiência em todos os canais

A fidelização é um dos objetivos mais importantes de um negócio, afinal atrair um consumidor novo é muito mais caro do que fidelizar um comprador antigo que realizará compras recorrentes em sua loja. Por isso, oferecer ao consumidor uma experiência com o mesmo padrão de qualidade independente do canal que ele escolher usar como ponto de contato com a sua marca é fundamental.

Ofereça ao time de atendimento um treinamento único, a fim de manter o mesmo nível de diálogo com o cliente em qualquer canal de venda, especialmente para tirar as dúvidas. Nunca se sabe, mas um questionamento pode se tornar uma solução que, futuramente, pode impactar positivamente nas vendas. E claro, organize sua operação para que a gestão do estoque seja feita de forma integrada e ágil.

ico2Mantenha o relacionamento ativo

Seu cliente chegou através do marketplace, mas o relacionamento de vocês não pode acabar no checkout! Informe cada etapa da entrega e comece a pensar uma estratégia de remarketing para aquele consumidor. Inclua seus contatos no seu banco de dados e ofereça a ele produtos relacionados a sua compra e também informações que agreguem valor ao uso do item adquirido.

Aproveite o grande tráfego de usuários do marketplace para beneficiar toda a sua operação de negócios!


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