A experiência que você oferece aos seus compradores é fundamental para a sua qualidade como vendedor.

O produto não é tudo que importa quando chega o momento dos seus compradores te avaliarem: o atendimento pré e pós-venda também influencia. Para poder atender seu cliente diante de qualquer dúvida ou imprevisto, você pode contar com a ferramenta de Mensagens, que facilita e agiliza a comunicação caso algum comprador queira falar com você.

O que é o sistema de Mensagens?

O sistema de Mensagens é a ferramenta que te permite estabelecer uma comunicação privativa com o seu cliente quando você recebe uma venda.

Você pode acessá-lo em Vendas e verá os detalhes das suas vendas, além de todo o histórico de conversas com cada comprador.

Caso seu comprador entre em contato com você e peça informações, responda o mais rápido possível, de maneira clara, correta e relevante.

Lembre-se que, respostas com qualidade, devem respeitar dois pontos importantes:

Respostas claras

Para garantir que esteja dando informações corretas ao seu comprador, siga a seguinte estrutura nas suas mensagens: comece com um cumprimento, responda a pergunta com clareza e despeça-se de forma gentil.

Boa redação

Certifique-se de usar as pontuações corretamente e não cometer erros de ortografia, evite abreviações que não fiquem claras e estruture o texto em parágrafos para dividir bem as ideias e a mensagem a ser transmitida.

Dicas para otimizar a comunicação com o seu cliente:

» Mantenha seus anúncios sempre completos com todas as informações necessárias. Se seus anúncios refletem tudo que seu comprador precisa saber (formas de pagamentos, formas de envio, disponibilidade de estoque, boas fotos, medidas e funcionalidades do produto, guia de medidas etc.), ele não precisará entrar em contato com você. Quanto melhor a experiência de compra dele, menos trabalho você terá.

» Lembre-se de que nós já vamos falar com o comprador quando a venda for feita para informá-lo do processo de envio: quando o produto é enviado e quando ele o receberá. Se você fizer isso por conta própria, poderá passar dados errados e confundí-lo, oferecendo uma experiência de compra negativa.

» Não esqueça que, cada vez que um cliente tiver uma dúvida, ele vai escrever para você. Não se preocupe, basta ficar atento. Não inicie uma comunicação desnecessária de forma proativa. Isso só demandaria mais tempo e mais trabalho seu.

» Caso um comprador envie uma mensagem, dedique o tempo necessário para respondê-la. Faça isso de forma educada e com informações que esclareçam suas dúvidas. Oferecer uma resposta personalizada só melhora a experiência de compra. Uma boa dica para agradar seu cliente é chamá-lo pelo nome

» Caso você não use o Mercado Envios ou seus clientes retirem as compras no seu endereço, certifique-se de sempre manter o comprador atualizado sobre o status do seu pedido diante de qualquer atraso. Desta forma, você pode evitar reclamações e tem mais chances de que futuramente ele faça outra compra com você.

A comunicação pós-venda é muito importante sempre que seu cliente precisar dela. Se ele não entrou em contato com você, significa que está tudo bem e ele está aproveitando o produto. Menos horas de trabalho para você, melhor experiência de compra para o seu cliente.


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