Mercado Livre Experience 2019 traz Ligia Zotini Mazurkiewicz para falar sobre o futuro dos negócios para o setor de e-commerce

E-commerce e tecnologia são parceiros, andam lado a lado, e a medida em que um evolui o outro acompanha. E todo o ano surge um recurso que impacta o futuro dos negócios, seja na maneira como os produtos são vendidos e comprados, a forma como uma loja virtual atrai clientes ou o caminho que os produtos percorrem até o público interessado.

De fato, trata-se de um segmento que não para de crescer e, por isso, novos investimentos em tecnologia não é algo incomum. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se que as vendas do setor fechem 2019 com R$ 79, 9 bilhões, 16% a mais em comparação a 2018.

Este é o momento em que startups e outras empresas focadas em tecnologia se voltam para áreas lucrativas, como o comércio eletrônico, o que pode ajudar a moldar novos formatos de negócio.

Debatendo o amanhã

Pensando no que está por vir, o Mercado Livre Experience convidou a pesquisadora e pensadora de futuro, fundadora da empresa Voicers, Ligia Zotini Mazurkiewicz. A palestrante irá abordar o impacto da tecnologia no futuro dos negócios.

Sua companhia tem como objetivo criar um ecossistema educacional digital onde as vozes e as visões de futuro das pessoas façam com que o outro repense suas próprias ideias do que pode acontecer amanhã.

Em outras palavras, a Voicer é formada por um grupo de pessoas interessadas em como a tecnologia e as tendências afetam o futuro da humanidade. Em sua conversa com o público que estará no Mercado Livre Experience 2019, ela irá abordar de que maneira recursos tecnológicos de ponta irão impactar os negócios, especialmente o e-commerce, é claro.

Novas tecnologias

Segundo pesquisa conduzida pelo Google, há dez previsões globais que já estão em curso. Além de já fazerem parte de alguns modelos de negócio em 2019, prometem ganhar força nos próximos anos e permanecem como tendências para o próximo ano.

Omnichannel

Integrar todos os canais – loja física, site, aplicativos e outras plataformas de vendas – é o que define o futuro do varejo. Com isso, o objetivo é atender o consumidor onde ele estiver, da plataforma que ele quiser. Cada vez mais, o consumidor diversifica os seus canais de compras. A escolha é baseada no que é mais conveniente, prático e rápido.

O Omnichannel surge daí, dessa necessidade de integração para garantir que o cliente consiga ter uma experiência com a marca por meio de diversos caminhos.

Experiência mobile

Quanto ao celular, a popularidade do aparelho é mais do que comprovada. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até outubro de 2018, o Brasil somava mais de 233,3 milhões de aparelhos ativos.

Com a oferta de smartphones, a população está mais conectada do que nunca e, de fato, esse comportamento influencia nas vendas online, já que a maioria dos acessos em épocas especiais, como a Black Friday, por exemplo, vem de celulares.

Essa experiência de consumo pode ser um bom caminho para fidelizar os clientes, uma vez que o que eles precisam está ali, na palma da mão. O celular virou um grande aliado da praticidade nos dias de hoje, está tudo ali: desde os aplicativos de banco até os de consumo, como o do comércio eletrônico, por exemplo. Por isso, pensar em um app que seja responsivo é fundamental. Assim, facilita-se a navegação e o ambiente virtual se torna mais prático e atrativo para quem usa o celular. Ao montar um loja online é preciso ter em mente de que maneira irá se comportar quando visto pela tela que não a do computador.

Chatbots

Automatizar o atendimento, mas sem deixar a qualidade e a personalização de lado, essas são as grandes vantagens dos chatbots. Os clientes tiram as dúvidas de maneira natural e rápida.

E com dados coletados por meio dessas interações fazem com que o banco de respostas fique abastecido com informações valiosas sobre os principais questionamentos dos consumidores.

Pedidos por voz

A assistência por meio da voz está ganhando terreno no e-commerce. Já existem os serviços conhecidos, como a Siri e o assistente de voz do Google. Nos Estados Unidos, em algumas redes de lojas, como a pizzaria Domino’s, aceitam solicitações por comandos de voz.

No Brasil, a tecnologia está sendo implementada, mas é esperado que se torne realidade em breve. Esse tipo de facilidade vai deixar o pedido muito mais ágil.

Em datas como Natal ou Dia das Mães, em que as vendas aumentam, o volume de pedidos tende a crescer por conta da rapidez. Sendo assim, essa tecnologia favorece os dois lados: o consumidor, pela agilidade, e o empreendedor, que verá as suas vendas aumentarem.

Personalização do marketing a partir dos dados

Essas novas tecnologias ajudam a coletar dados. Por exemplo: com o chatbot, é possível saber quais são as principais dúvidas; já o assistente de voz é capaz de computar quais são os mais pedidos.

Além disso, pela navegação em um site, consegue-se ver quais anúncios são mais acessados, quais categorias são mais visitas e quanto tempo um cliente passa navegando.

Dessa forma, a inteligência a partir dos dados é capaz de gerar campanhas de marketing personalizadas. Quem tem uma loja virtual poderá direcionar ainda mais seus anúncios e conquistar um público ainda mais assertivo.

Consolidação de conteúdo online e offline

Esse ponto toca no omnichannel, quando falamos dos vários pontos de contato que o consumidor tem com uma marca. Por isso, é necessário traçar uma estratégia para cada plataforma, lembrando da relevância de cada uma para o negócio e sabendo qual é o tipo de público em cada uma delas.

Realidade Aumentada (AR)

A realidade aumentada (AR, sigla em inglês), com certeza, enriquecerá a experiência do consumidor. Com a AR, o consumidor pode experimentar o produto como se ele estivesse bem perto. Essa tecnologia tem sido usada em sites de games, turismo e empreendimentos imobiliários.

Com certeza, a Ligia Zotini Mazurkiewicz irá bater um papo inspirador sobre como essas e outras tecnologias irão fazer a diferença no dia a dia de quem trabalha com e-commerce e compra produtos online.

Ainda há muito mais por vir. Não perca outros temas e perfis dos palestrantes convidados para o Mercado Livre Experience 2019. Fique atento às novidades e saiba tudo o que irá acontecer na próxima edição.

Quer participar do Mercado Livre Experience 2019?

Acesse MercadoLivreExperience.com.br e garanta já o seu ingresso. O evento acontece no dia 29 de agosto no São Paulo Expo. Esperamos você lá!


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!