Dicas para otimizar e aumentar o volume das suas vendas, levando seu faturamento ao próximo nível.

No Mercado Livre, entendemos que há 4 pilares para o sucesso. Identificar como você está em cada um deles te permite detectar oportunidades, ajustar sua operação, melhorar seu fluxo de trabalho e aumentar suas vendas rapidamente.

Os 4 pilares em que você deve sempre focar são:

Para que um anúncio seja competitivo, é fundamental que ele tenha uma oferta tentadora que destaque você da concorrência. Então, você vai precisar que as pessoas vejam seu anúncio, ou seja, trazer tráfego ao seu anúncio.

Ao atrair seus compradores em potencial, a etapa seguinte é concretizar a venda. Nesta fase é importante oferecer um serviço excelente, sempre atento à qualidade e gentileza no trato com seus clientes.

Para continuar crescendo e manter seu negócio sustentável ao longo do tempo, você deve incorporar algumas ferramentas que te ajudarão a ganhar escalabilidade.

Como fortalecer os pilares do seu negócio

Trabalhar nos diferentes pilares que sustentam seu empreendimento é muito importante. O ideal é que você revise os seguintes pontos:

Oferta

O anúncio é o primeiro contato que os seus compradores em potencial têm com você, portanto, é preciso muita atenção a este ponto. Você deve mostrar informações precisas do seu produto, com dados que agreguem valor, porém de uma forma não muito extensa ou irritante. Lembre-se de que este é o seu espaço para se destacar dos demais vendedores.

Para que seu anúncio seja atrativo e competitivo, você deve atender alguns aspectos básicos:

Preço

Se o valor do seu produto está acima dos demais, é provável que os anúncios dos seus concorrentes despertem mais interesse. Lembre-se de que a melhor isca para atrair clientes é oferecer preços tentadores e competitivos.

Descrição

Inclui todos os detalhes importantes. Esta seção deve complementar a ficha técnica. Qualquer questão que não esteja clara no anúncio pode levar um potencial cliente ao seu concorrente. Saiba como criar anúncios eficientes.

Financiamento

Oferecer parcelamento é uma boa alternativa para atrair quem está inseguro diante dos produtos mais caros.

Observe seus concorrentes

Ao criar seu anúncio, veja como os outros vendedores da plataforma fazem. Os compradores comparam: compare também.

Título

Deve ser claro e ter informações precisas, pois será a forma como seus clientes encontrarão seu produto. Leia o artigo: Como criar um título atrativo.

Fotos

É fundamental que as fotos sejam de qualidade e transmitam fielmente o que o comprador não pode ver nem tocar através da tela. Seu produto se faz entender pelos olhos: capriche.

Envio

Para os clientes é muito importante saber quando receberão o produto em mãos. Geralmente, a rapidez é um fator muito valorizado, além de ser um ponto pelo qual você pode se destacar. Saiba mais sobre o Mercado Envios e quais são os benefícios do Mercado Envios Flex.

Conforme for sentindo mais segurança, explore novos horizontes. Diversificar seus negócios pode multiplicar suas oportunidades.

Tráfego

Consideramos como tráfego todos os usuários que estão na plataforma e entram para ver seu anúncio. Eles podem chegar de maneira orgânica e não orgânica.

Orgânico

O tráfego orgânico acontece conforme diversas questões que fazem com que seus anúncios ganhem posicionamento dentro dos resultados de busca. Por isso, é importante considerar dois pontos:

Reputação

É fundamental para o seu anúncio, e saber cuidar destas métricas te posicionará entre os primeiros lugares. Lembre-se de prestar atenção em 4 variáveis:

» Quantidade de reclamações.
» Tempo de envio.
» Mediações.
» Cancelamentos.

Não esqueça que, para fazer o cálculo da reputação, usamos a quantidade de produtos vendidos nos últimos três meses mais o mês atual. Saiba mais em: A importância da reputação do vendedor.

Ficha técnica

São as informações que descrevem seu produto (modelo, marca, variações, medidas, etc). É muito importante preenchê-la com dados reais, pois isso ajuda no posicionamento do seu anúncio. Saiba mais em: Ficha técnica: a melhor forma de mostrar o que você vende.

Não orgânico

O tráfego não orgânico pode chegar de duas maneiras:


PUBLICIDADE

Quando você investe em publicidade e cria campanhas para otimizar seus anúncios no Mercado Livre ou em outras plataformas e redes sociais.


AÇÕES COMERCIAIS

Quando são desenvolvidas campanhas comerciais, como a Black Friday, Cyber Monday e outras, em que alguns vendedores são convidados a participar.

Serviço

Para que os usuários comprem, é importante oferecer a eles um excelente serviço. Cada vez que um cliente em potencial te fizer uma pergunta, responda rápido e com informações claras e precisas.

Além disso, considere o intervalo de tempo de resposta. Lembre-se de que a maioria das vendas são concretizadas entre às 8 pm e 11 pm, ou seja, deixar de responder neste horário pode prejudicar o volume das suas vendas.

Observe que acompanhar seu cliente durante todo o processo de venda é a chave para que ele volte a te escolher. Enquanto eles estão na fase de pesquisa, certifique-se de tirar todas as suas dúvidas e, uma vez feita a venda, foque no serviço de pós-venda. Coloque-se sempre à disposição para ajudá-lo. Não subestime os detalhes, pois são eles que fazem a diferença.

Escalabilidade

Quando seu negócio alcançar um certo volume de vendas, foque em continuar crescendo de maneira sustentável a passos firmes, que apoiem seu negócio. Automatizando alguns processos, você pode focar em outros pontos importantes do ciclo de venda. É possível fazer isso aproveitando os aplicativos que o Mercado Livre disponibiliza na App Store. Há ótimas opções para:

» Analisar o Mercado.
» Carregar e alterar preços e o estoque dos seus produtos.
» Responder perguntas e usar o serviço do Sistema de mensagens.
» Emitir NF-e.

Outra forma efetiva de escalar seu negócio é contratando uma das consultorias certificadas pelo Mercado Livre. Nos certificamos de que elas ofereçam um serviço de qualidade para te acompanhar no crescimento das suas vendas.


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!