Por meio de relatórios e alertas, você poderá melhorar o posicionamento orgânico da sua loja Mercado Shops.

Ter as ferramentas de marketing configuradas na sua loja virtual é um importante passo que você tem que dar para que a sua loja cresça. Se você já configurou e personalizou o domínio na sua loja virtual Mercado Shops e as demais ferramentas de marketing, agora poderá configurar Search Console e começar a entender como o Google vê a sua loja, em que posição se encontra nas buscas orgânicas e a partir desses dados poderá melhorar as suas estratégias.

Por que vincular Search Console com a sua loja virtual Mercado Shops?

O Search Console é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e por meio das suas funcionalidades e reportes, poderá medir o desempenho, tráfico e as buscas realizadas no Google e que apontam a sua loja. Com estas informações poderá fazer melhorias e definir estratégias para que o seu negócio cresça cada dia mais.

Vincular o Search Console com a sua loja virtual você poderá:

» Confirmar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu site;

» Corrigir e ajustar problemas de indexação;

» Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google, assim como a frequência que seu site aparece nas buscas, as consultas e palavras-chave que levam até sua loja e com que regularidade os usuários acessam;

» Receber alertas quando ocorre algum tipo de problema;

» Mostrar quais sites possuem links que direcionam para o seu;

» Resolver problemas com AMP (Accelerated Mobile Pages, em português, Páginas Móveis Aceleradas), usabilidade e outros recursos para dispositivos móveis.

Como configurar o Search Console na sua loja Mercado Shops

Agora que você conhece todas as vantagens e benefícios que o Search Console oferece, chegou a hora de realizar a configuração na sua loja Mercado Shops. Seguindo o passo a passo, rapidamente, você ativará esta ferramenta.

1. Acesse a sua conta Mercado Shops e vá até a seção “Ferramentas de Marketing”, localizada à direita da página.

2. Procure o botão do Google Search Console e clique em “Conectar”. Dessa forma, você iniciará o processo para provar que é o proprietário do domínio da loja online.

Lembre-se que para poder realizar esta ação, você deve ter um domínio próprio configurado na sua loja. Esse é um processo simples que aportará muitos benefícios para o crescimento da sua loja.

3. Abrirá uma nova tela que aparecerá o domínio da sua loja. Clique no botão.

4. Em seguida, abra outra janela, mantendo a da sua loja aberta, e entre em Search Console para iniciar a configuração;

5. Depois de entrar no Search Console, você deve baixar o arquivo de verificação. Para fazer isso, clique em “Verificar domínio”. Abrirá uma janela em que a URL da sua loja aparecerá, que deve ser copiada;

6. Outra tela se abrirá para que você escolha o tipo de propriedade. Selecione ”Prefixo de URL”. Na caixa de texto onde diz “Digite um URL”, você deve colar o domínio obtido na etapa 3 quando estava na janela da sua loja;

7. Faça o download do arquivo HTML usando o método de verificação recomendado;

8. Após o download, você deve retornar à sua conta do Mercado Shops e inserir o arquivo HTML; Para seguir, você deve clicar em anexar o seu arquivo HTML. Uma outra janela será aberta para você procurar o arquivo que foi salvo no seu computador. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Assim o HTML será anexado diretamente. Ou então, você pode arrastar o arquivo com o mouse que o resultado será o mesmo.

9. E, finalmente, volte para a janela do Search Console e clique em “Verificar”.

Se aparece a mensagem “Verificado”, perfeito e nao precisa fazer nada mais. Agora sua loja já tem Search Console totalmente integrado!

Caso apareça alguma mensagem informando que o domínio não pôde ser verificado, a própria plataforma irá informar o motivo desse problema ter ocorrido e explicará tudo para que você solucione esse erro.

Mãos à obra

Após finalizar a configuração do Search Console na sua loja Mercado Shops, você conseguirá observar os primeiros dados e informações para melhorar o seu site e fazer com que ele apareça mais e melhor nas pesquisas do Google.


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!