O conteúdo audiovisual hoje já faz parte da estratégia do funil de compra. Veja como os vídeos online e o e-commerce formam uma boa dupla.

Em um estudo apresentado pelo Google, observamos cinco maneiras que as pessoas têm usado o YouTube para, de alguma forma, complementar a sua jornada de compra. Veja quais são elas e de que maneira pode usar no seu negócio:

1. APRENDER COISAS NOVAS

Eles têm sido usados para ensinar técnicas, aperfeiçoar habilidades e expandir novos conhecimentos. Desde webinars, passando por aulas de ioga ou como cozinhar pernil. Por exemplo, se você tem uma loja que vende panelas elétricas, pode ensinar os clientes a como prepararem o arroz. Isso faz toda a diferença e estimula os consumidores a comprarem o produto.

2. IDENTIFICAÇÃO COM EXPERIÊNCIAS REAIS

O público tem, de uma certa forma, mostrado mais interesse em vídeos reais, avaliação de produtos que mostram os erros e acertos. Essa identificação revela que, se a pessoa do vídeo conseguiu, o comprador também pode. O material deve ter boa qualidade, mas não precisa de uma superprodução. Caso venda materiais de artesanato, pode ensinar a usar uma pistola de cola quente. Mesmo que você se queime durante a gravação, isso faz parte da rotina de quem manuseia esse tipo de aparelho e torna tudo mais real, o que o aproxima do seu público-alvo.

3. MOTIVE SUA AUDIÊNCIA

Quem nunca ficou com vontade de comprar uma escova de cabelo que roda sozinha ou uma frigideira antiaderente depois de assistir um comercial na televisão? Com os vídeos online, acontece a mesma coisa. As pessoas ficam entusiasmadas. Invista no seu vídeo online e aguce seu consumidor a reproduzir o que viu e comprar o seu produto.

4. TODA VISUALIZAÇÃO É UMA COMPRA EM POTENCIAL

Mesmo que a pessoa não tenha intenção de comprar algo, ela está aberta a descobrir novos produtos e marcas. Aproveite essa oportunidade.

5. OS VÍDEOS ULTRAPASSAM O UNIVERSO ONLINE

Isso resume tudo o que falamos até agora. Quando alguém assiste o vídeo, o desejo de compra aumenta e isso pode se tornar em conclusão de uma venda, instiga uma ação.

As pessoas percorrem a jornada de compra alternando entre pesquisa e vídeos de forma orgânica. Por isso, é importante desenvolver estratégias e planos de marketing e comunicação integrados.

Vídeo online e e-commerce

50%

Dos entrevistados buscam produtos no Google e, em seguida, acessam o YouTube para saber mais.

80%

Das pessoas afirmam que alternam entre buscas no Google e no YouTube quando pesquisam produtos.

Veja um exemplo de como pode ser a jornada de compra de um consumidor que quer comprar uma cafeteira:

1. Acesso ao site de busca;

2. Alguns produtos são selecionados para uma pesquisa mais aprofundada;

3. O consumidor começa a assistir vídeos para saber como esse produto realmente funciona e esse material pode ser produzido por você;

4. Busca por avaliações de usuários;

5. Selecionado o produto, o consumidor vai em busca do melhor preço;

6. Análise de condições, como distância, frete e tempo de entrega;

7. Compra do produto.

Benefícios do vídeo marketing

Aumento do tráfego orgânico

O vídeo aumenta muito as suas chances de conseguir visitantes, o que o torna mais visível a possíveis clientes.

Retorno sobre investimento (ROI)

O que determina se um investimento de marketing tem bom ROI é sua capacidade de gerar resultados concretos de negócios – leads (consumidor que demonstrou interesse em comprar o seu produto) e vendas. Uma pesquisa do Grupo Aberdeen mostrou que as empresas que usaram vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento na consciência de marca. Vale ressaltar que o video marketing pode ser usado por empresas de todos os tamanhos.

Conteúdo de qualidade e fácil de consumir

O vídeo é um material que não exige grande esforço do público para ser aproveitado, tem alto poder de engajamento e persuasão, já que é possível explicar até mesmo conceitos complexos de um jeito fácil de entender

Potencial de viralização

O poder de viralização dos vídeos é totalmente diferente do que o conteúdo escrito normalmente é capaz de trazer para a sua marca.

Agora chegou o momento de você usar suas estratégias de comunicação, os insights que você tem do seu negócio e produzir conteúdos que atendam seu público. Deixe seu conteúdo audiovisual viralizar, engaje sua audiência e aproveite o crescimento da sua marca para vender mais!


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!