Milhões de pessoas lucram graças às suas vendas no Mercado Livre. Saiba como anunciar produtos e aproveitar os benefícios da plataforma.

Para muitas pessoas, falar de comércio eletrônico é algo ainda distante e difícil de integrar à vida pessoal. Contudo, a possibilidade de gerar receita vendendo produtos pela Internet está ao alcance de todos. Há tantas ferramentas para facilitar as coisas, que você vai se arrepender de não ter começado antes. Vamos te contar como vender no Mercado Livre pela primeira vez e aproveitar todos os benefícios da plataforma para resolver as transações da forma mais fácil e com o mínimo de riscos.

como vender por mercado libre

Como vender no Mercado Livre pela primeira vez

Se você nunca vendeu algo pela Internet, o Mercado Livre é o lugar perfeito para você dar os primeiros passos, pois é o maior e-commerce da América Latina, com mais de 44 milhões de compradores a mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia.

O segredo está em aprender o processo e seguir alguns conselhos que podem te ajudar a resolver melhor a operação. Além de super fácil, o anúncio e a oferta do seu produto são totalmente gratuitos. Você só paga uma tarifa pela venda realizada.

O ponto de partida é a criação de uma conta no Mercado Livre, e vamos te contar como.

Como criar uma conta no Mercado Livre

Siga estas instruções para criar seu usuário na plataforma:

1. ACESSE

Acesse www.mercadolivre.com.br e selecione a opção Crie a sua conta.

2. CADASTRE SEUS DADOS OU OS DA SUA EMPRESA

Para se cadastrar como pessoa física: Insira Nome / Sobrenome / E-mail, crie uma senha e clique em Continuar.

Para se cadastrar como empresa: Insira CNPJ / Razão Social / E-mail, crie uma senha e clique em Continuar.

Além disso, você poderá gerenciar as suas vendas pelo celular com o nosso App. Para começar, basta se cadastrar com seu e-mail ou com o o seu perfil o Facebook.

Com essa conta, você poderá vender seus produtos em todo o país e cuidar das vendas de onde estiver. Não é necessário ter uma loja física. O Mercado Livre tem muito tráfego diário e cada pessoa é um potencial cliente que você poderá ganhar. É como ter um espaço aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como anunciar no Mercado Livre pela primeira vez

Para anunciar pela primeira vez no Mercado Livre não é necessário ter experiência nem pesquisar tutoriais. É muito fácil e você verá como se tornar um expert rapidamente. Basta seguir estas instruções:

1. ACESSE

Acesse sua conta e clique na opção Vender.

ingresar a mercado libre

2. SELECIONE O QUE PRETENDE ANUNCIAR

Selecione entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços.

Escreva um título para o seu anúncio: quanto mais preciso for o título, mais fácil será para seus compradores saberem que você oferece o que eles estão buscando. Saiba como criar um título atrativo.

Selecione a categoria do seu produto: considerando o título do anúncio, sugerimos uma categoria para o produto que você pretende vender. Confira se está adaptado ao que está oferecendo ou selecione outra categoria. Você pode pesquisar em qual categoria sua concorrência anuncia para se certificar de que esteja anunciando de forma correta.

Escolha a forma de anunciar: conforme o produto, você poderá anunciá-lo no catálogo para potencializar seu posicionamento, caso seu anúncio tenha essa opção, ou na lista geral, e ambas estão corretas. Nossa recomendação é que, se tiver a opção de anunciar no catálogo, você aproveite. Saiba mais sobre o catálogo.

3. PREENCHA AS INFORMAÇÕES DO SEU PRODUTO

Inclua fotos do seu produto: não se esqueça que, na venda on-line, uma boa imagem é fundamental para atrair o desejo de compra. Aprenda a tirar fotos de qualidade.

Indique o estoque: informe a quantidade de produtos disponíveis de cada variação para automatizar seu controle de estoque.

Indique se o seu produto tem variações: um produto pode variar por cor, material, tamanho etc. Uma variação é cada uma dessas opções de um mesmo produto, sem que isso resulte em alteração de preço. Se houver variações, carregue-as para unificar a oferta em um só anúncio.

Preencha o código universal do seu produto: essa informação é primordial para você aparecer nos resultados de busca. Confira como fazer.

Preencha a ficha técnica: nela, você pode carregar as características mais importantes do produto, como medida, modelo, marca e material. Saiba mais sobre a ficha técnica.

4. INSIRA O PREÇO DO PRODUTO

5. SELECIONE O TIPO DE ANÚNCIO

Comissão por vendas no Mercado Livre

A cada venda feita, haverá cobrança de uma comissão fixa, dependendo do tipo de anúncio que tenha feito: Gratuito, Clássico ou Premium.

Gratuito, Clássico com alta exposição ou Premium com máxima exposição. Os anúncios são gratuitos e você só paga quando realizar uma venda!

Clique na opção Anunciar e pronto! Seu produto já estará à venda.

como cobrar por mercado libre

Como cobrar pelo Mercado Livre

Cobrar as suas vendas pelo Mercado Livre é muito fácil. Você pode oferecer diferentes opções de pagamento e até mesmo ter facilidades em financiamento. Isso atrai muitos compradores, pois eles podem comprar sem dispor de dinheiro no momento.

O dinheiro da venda é creditado automaticamente na sua conta Mercado Pago (saiba mais). Contamos com um sistema antifraude que protege os pagamentos e seu dinheiro. Além disso, você obtém um seguro contra contestação de pagamentos para produtos tangíveis sempre que comprovar a entrega do produto.

como cobrar por mercado libre

Como fazer envios pelo Mercado Livre

Você entregará seus produtos com o Mercado Envios a qualquer parte do país, sempre que puder enviar pelos Correios.

O Mercado Envios permite oferecer fretes grátis para vendas acima de R$ 120 e que te ajuda a atrair mais clientes, além de destacar seus anúncios e enviar produtos de maneira mais fácil. Oferecemos todas as soluções para que você possa focar nos seus negócios e aumentar suas vendas.

A ativação do Mercado Envios é automática. Além disso, você pode ativá-lo em massa em todos os seus anúncios. Para isso, selecione a opção Minhas preferências e escolha Adicionar em todos os meus anúncios.

PASSO A PASSO PARA REALIZAR A SUA PRIMEIRA VENDA

Cada vez que fizer uma venda, imprima a etiqueta e cole-a no pacote para que possamos identificá-lo. Conforme o serviço do Mercado Envios que o seu negócio tenha, leve o pacote a uma agência dos Correios, agência do Mercado Livre, organize para ser coletado na sua residência ou envie ao nosso centro de distribuição para que toda a logística fique por nossa conta.

Os anúncios que têm o Mercado Envios ativo incluem um calculador de custos e o tempo de entrega. Dessa forma, seu comprador pode saber quando vai receber o produto antes mesmo de fazer a compra. Assim, todos ganham!

Como você verá, ao anunciar seus produtos no Mercado Livre, poderá usufruir de um serviço completo: vendas, pagamentos e envios, convertendo-se em uma ferramenta ágil para aumentar suas vendas de forma prática e segura.


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!