Entenda os primeiros passos para criar sua conta, conheça as soluções, tecnologias e benefícios da plataforma e aprenda como vender no Mercado Livre

Você quer saber como vender no Mercado Livre? Esse texto é pra você! Vamos explicar o passo a passo para criar sua conta, cadastrar os seus anúncios e como aproveitar todos os benefícios do nosso ecossistema de soluções.

Acompanhe as dicas abaixo e comece a ganhar dinheiro vendendo pela internet.

Como criar a sua conta

Antes de começar a vender no Mercado Livre, é preciso ter uma conta. No site www.mercadolivre.com.br, ou no aplicativo do Mercado Livre disponível no Google Play e na App Store, clique em Crie a sua conta.

Em seguida, preencha o cadastro e clique em Criar Conta. Pronto! Basta complementar os seus dados e a conta estará apta para receber seus anúncios.

Cadastrando o primeiro anúncio

O seu anúncio é fundamental para que as suas vendas sejam bem-sucedidas e alguns detalhes não podem faltar. Título claro, fotos em alta resolução e bem tiradas, uma descrição informativa e direta, características técnicas e formas de pagamento diversas sempre que possível.  E o mais importante: ele precisa ser honesto.

Se tem opções diferentes para o seu produto, como autopartes ou moda, você pode acrescentar as variantes que irão aparecer na publicação. É importante indicar a quantidade de produtos disponíveis no estoque.

Vamos a um passo a passo:

Título

É o primeiro contato com o cliente e precisa chamar a atenção de maneira positiva. É importante fazer uma pesquisa por palavras-chave (SEO) e saber como aquele produto é buscado pelos compradores. Analise a concorrência e os mecanismos de busca, como o Google.

Imagem

Acrescente as fotos de um produto, uma fotografia de boa qualidade é fundamental. Evite o uso de textos longos nas imagens e o produto deve estar no foco perfeito. Além disso, use fundo neutro.

Preço

A disputa no marketplace é acirrada, já que existem muitas lojas. Por isso, calcule a possibilidade de oferecer promoções.

Estoque

Deixe claro se tem estoque ou não de determinado produto. Afinal, se um cliente comprar e você não tiver este item em seu local de armazenamento, isso pode causar atrasos e, consequentemente, reclamações e queda na reputação.

Converse com o cliente

Quando terminar a descrição, deixe claro que há uma caminho aberto para que o seu cliente possa se comunicar com você para tirar dúvidas, fazer críticas ou dar sugestões.

Honestidade

Se não sabe algum detalhe sobre o produto, não invente. E não prometa aquilo que o que está comercializando não pode cumprir. Sinceridade é a base para o seu negócio decolar. Enganar o cliente: jamais!

Formas de pagamento

Esse elemento é essencial para fechar o negócio e evitar que o cliente deixe o carrinho antes de concluir a compra. No Mercado Livre, processamos pagamentos através do Mercado Pago.

Tempo de exposição

As publicações são gratuitas, você só paga quando fizer uma venda. Mas é possível optar por diferentes tempos de exposição. E quanto mais vezes as pessoas têm a oportunidade de visualizar o seu anúncio, maiores são as suas chances de venda.

Descrição – características técnicas e funcionalidades

Complete a ficha técnica com todas as informações elencadas de maneira organizada. Nela, você deve colocar características importantes do seu produto, como medida, modelo, marca, material e preço.

O vendedor Sérgio Oliveira, da NewTools Ferramentas, conta no vídeo como trabalhar bem os anúncios resulta em sucesso de vendas:

Promova seus anúncios

Você já estruturou o seu anúncio e ele está completo! Agora, é esperado que o maior número de pessoas o vejam e comprem o seu produto, certo? Para que a sua publicação se destaque em meio a tantas outras, algumas iniciativas podem ajudar:

» Mercado Livre Publicidade: oferece soluções personalizadas de mídia dentro do Mercado Livre, permitindo que seus anúncios tenham maior destaque nas buscas dentro da plataforma. Simples de configurar, uma campanha de product ads (o principal formato de anúncios pagos do Mercado Livre) pode ser feita através do painel do vendedor na seção “Campanhas de Publicidade”.

» Redes Sociais: elas ajudam a conquistar seu público alvo, abrem caminho para uma interação maior com o cliente, ajudam a gerar engajamento e são uma ferramenta importante na construção de marca. Assim, seus produtos são vistos por mais pessoas.

» Anúncios online: eles são uma ótima forma para mostrar o seu produto conforme a sua estratégia de negócio e aumentar sua visibilidade junto ao público-alvo.

Um ótimo caminho são campanhas por meio de Facebook Ads ou Google Ads. Elas são muito eficazes, com pouco investimento, e você ganha alcance em meio aos clientes que realmente se interessam pelo seu produto.

Custos para vender

O marketplace tem um investimento inicial baixo. Mas, ainda assim, não é possível iniciar uma operação sem custos. Você vai precisar de um estoque inicial, por isso, é bom pesquisar antes qual é a intensidade das buscas pelo produto que você irá vender no Mercado Livre.

Ao finalizar a venda, você terá até 24 horas para despachar – isso é muito importante para manter uma boa reputação.

Lembre-se também de que se sua operação crescer, precisará contratar funcionários para te ajudar.

Como cobrar pelo Mercado Livre

O dinheiro da sua venda é automaticamente creditado em sua conta do Mercado Pago. Por meio dele, seu negócio está protegido contra fraudes. Além disso, suas vendas são protegidas em casos de contestações de pagamento – caso alguém utilize o cartão do comprador sem autorização ou ele considera que você não cumpriu com o combinado -. Nestes casos, você está coberto pelo Programa de Proteção ao Vendedor.

Benefícios do Mercado Livre

Quando você publica seus anúncios no Mercado Livre, há a possibilidade de oferecer um serviço 360: vendas, pagamentos e envios, tornando-se uma ferramenta ágil para impulsionar suas vendas de forma prática.

O ecossistema do Mercado Livre fornece soluções que facilitam o dia a dia, desde administrar seu estoque e garantir transações financeiras seguras, até preparar o seu produto para envio.

O maior marketplace da América Latina conquistou essa posição com a ajuda de vendedores sérios e comprometidos, que contribuem para o crescimento da companhia diariamente.

Pagamento

O Mercado Pago oferece diversas soluções para que você venda e receba sem complicações, é um grande aliado dos seus negócios. Você pode processar os seus pagamentos pelo celular, vender usando QR Code (código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando telefones celulares equipados com câmera) e receber no seu site ou por meio das redes sociais, chat e e-mail com links de pagamento.

Para cada venda que você fizer, será cobrada uma comissão fixa e isso dependerá do tipo de publicação que você fez: se é gratuita, clássica ou premium. Se você fechar uma compra via Mercado Pago, o dinheiro fica automaticamente disponível na sua conta e há várias formas de usá-lo.

Envios

Você pode optar por empresas terceirizadas, entregar pessoalmente ou recorrer ao Mercado Envios – unidade de negócios do Mercado Livre responsável por desenvolver e oferecer soluções logísticas para todos os tamanhos de operação.

Ao aderir ao Mercado Envios, você terá garantias e deveres. Eles estão estabelecidos para que tudo flua da melhor maneira possível, sem gerar prejuízos a você ou ao cliente.
Lembre-se que o momento da entrega é o primeiro ponto de contato físico que você tem com o seu cliente, por isso, capriche na embalagem para que o produto chegue em perfeitas condições ao seu destino. Assista ao vídeo e acompanhe as dicas!

Com esses passos e conselhos, você está apto a começar a vender os seus produtos no Mercado Livre. Ao acompanhar nossas dicas e colocá-las em prática, você tem tudo para ter sucesso com as suas vendas.


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