O que você tem que levar em consideração para se tornar um vendedor profissional? Compartilhamos com você três variáveis fundamentais para medir o seu desempenho e aumentar suas vendas.

Analise seus concorrentes.

Muitos vendedores acreditam que estão em um momento de sucesso. “No mês passado eu cresci muito”, explicam, considerando a porcentagem de crescimento. Mas esses números isolados não servem para entender verdadeiramente o seu desempenho.

Suponha que um vendedor tenha crescido 10% em relação ao mês anterior. Na mesma categoria, no entanto, o crescimento médio foi de 20%. Então, será que esse mês foi realmente “bom”? Contextualizar a variável de crescimento é essencial para avaliar corretamente o desempenho.

Organize-se com a sazonalidade.

Você está preparado para a temporada de maior demanda por seus produtos?

Existem alguns produtos que são vendidos uniformemente ao longo do ano. Este é o caso, por exemplo, dos berços: além do fato de que os nascimentos variam durante o ano, as vendas permanecem constantes. O mesmo acontece com os esmaltes semipermanentes. Mas outros têm seus momentos: as vendas disparam em certos períodos e caem em outros. Este é o caso dos brinquedos na época do Natal.

Entender a sazonalidade de um produto é fundamental para o planejamento anual. Nessas épocas de pico de vendas é imprescindível dispor de estoque suficiente, logística adequada para entrega e uma equipe que responda a todas as perguntas dos potenciais compradores. Estar ciente dos movimentos de demanda é essencial para se preparar e não perder nenhuma venda.

 

O importante não são as visitas e sim as conversões!

Se muitas pessoas visitaram o seu anúncio, mas nenhuma comprou, então é hora de analisar o problema. O número a observar para medir isso será a sua taxa de conversão. Ela é calculada dividindo a quantidade de vendas pelo número de visitas recebidas.

Quanto maior for a sua taxa de conversão, melhor, pois você converterá mais visitas em vendas. Nesse caso, o contexto também é fundamental: existem ferramentas que permitem comparar a sua taxa de conversão com a média da sua categoria, para ter uma visão mais precisa do seu caso e avaliar o quanto é possível melhorar o seu desempenho.

Aumentar a taxa de conversão é um desafio e, se o número for baixo, pode ser devido a diversos motivos: a qualidade das respostas fornecidas pelos seus operadores, o nível de detalhes e clareza na descrição, a quantidade e a qualidade das fotos ou a falta de serviços adicionais, como frete grátis ou parcelamento sem juros.

A boa notícia é que há muita ajuda disponível na ponta dos seus dedos: no App Store do Mercado Livre, você pode baixar ferramentas compatíveis que ajudam você a acelerar e melhorar o seu desempenho. Usando a Nubimetrics, por exemplo, você saberá exatamente onde se posiciona como vendedor no ranking de vendas da sua categoria ou poderá comparar sua taxa de conversão com a dos seus concorrentes diretos.

Tudo isso pode torná-lo um vendedor ainda melhor no Mercado Livre. É hora de começar a aprofundar seus conhecimentos para tornar-se um verdadeiro especialista!

 


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