E-commerce: tendências para 2019

O que esperar para este ano quando o assunto é comércio eletrônico? Recursos tecnológicos avançados prometem ser grandes aliados das vendas online.

O comércio eletrônico se torna cada vez mais forte todo o ano e a tendência é que essa força, especialmente por conta do smartphone, aumente. Segundo estudo conduzido pela Paypal, em parceria com a agência Ipsos, no Brasil, espera-se que a participação do mobile represente 35% do volume de vendas em 2019 e 34% em 2020: um faturamento de R$ 103 bilhões entre esses dois anos.

Além de o celular fixar de vez seu lugar cativo como tela de compra fundamental, o que mais se espera de tendências para 2019? A lista abaixo aponta mais três para o e-commerce este ano. E o Mercado Livre Experience antecipou algumas delas em suas palestras da edição 2018.

Consumo personalizado

Saber exatamente o que o cliente quer, personalizar uma página de anúncios ou a newsletter e acertar em cheio é o desejo de muitos empreendedores que trabalham com vendas online. E o nível de personalização tem capacidade para alcançar voos mais altos com o uso de grande volume de dados que impactam os negócios diretamente (Big Data), mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes de simular o raciocínio humano (Inteligência Artificial) e método de análise de dados que permite que máquinas realizem tarefas que seriam executadas por pessoas (Machine Learning).

Com o IA, por exemplo, é possível entregar uma experiência de compra mais individual, aumentar a segurança da loja virtual e realizar ações repetitivas.

Chatbots

Com o avanço da tecnologia à disposição do e-commerce, os chatbots despontam como uma ótima solução para otimizar e qualificar o serviço de atendimento ao cliente. E o que são chatbots? Eles são programas de computador que simulam o comportamento de um ser humano em conversas com pessoas.

Essa tecnologia permite otimizar o atendimento da loja online ao responder questões dos consumidores e ajuda a diminuir custos com equipe de suporte ao cliente.

Por meio dessa tecnologia, é possível solucionar dúvidas sobre produtos, recomendar itens, ajudar em cadastro ou mudança de informações, rastrear pedidos e oferecer promoções e preços especiais.

A lista de benefícios não para por aí, já que os chatbots proporcionam também:

» Menor tempo de espera para o cliente;

» Atendimento personalizado, já que o software é capaz de analisar dados históricos do cliente, traçar um perfil e assim oferecer uma experiência mais exclusiva – atividades que se realizadas por um profissional demorariam mais e poderiam ser menos precisas;

» Melhor experiência para o usuário;

» Aumento de vendas, uma vez que a rapidez no retorno estimula o cliente a comprar.

Tecnologia na essência

As principais tendências para 2019 têm em comum tecnologia e ela serve para um objetivo: sempre melhorar a experiência do consumidor. Afinal, ele é o principal bem que a loja pode ter. Todas as estratégias comerciais e de marketing precisam facilitar o caminho que ele percorre para chegar até o checkout. Em uma vida cada vez mais prática e acelerada, o e-commerce segue nesse mesmo caminho: deixar a compra online descomplicada e oferecer atendimento personalizado.

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