Na hora de vender pela Internet, você não precisa escolher entre marketplace ou loja virtual. Combine o melhor de cada canal e amplie seu negócio!

Você começou a vender agora e está em dúvida entre marketplace e loja virtual? Não se preocupe, sua dúvida é mais comum do que imagina. Afinal, definir qual canal de vendas atende os seus objetivos é uma das decisões mais importantes na hora de empreender no comércio eletrônico. Antes de decidir, que tal entender os benefícios e desafios de cada canal e pensar como combiná-los em sua estratégia?

Por que vender em uma plataforma de e-commerce

O marketplace, ou e-shop, pode ser definido como um grande shopping virtual. Assim como em um shopping físico, o fluxo de pessoas navegando entre suas “lojas” é enorme. Dessa forma, ao vender os seus produtos nestes sites, você não precisa se preocupar em gerar tráfego para sua loja, mas sim em destacar os seus anúncios.

As vantagens de utilizar o marketplace como um canal de vendas não param por aí. Confira!

Beneficios de vender em um marketplace:

1. Tráfego de usuários

As plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, realizam um investimento robusto em marketing e mídia para aumentar constantemente o tráfego de usuários dentro de seus sites. Isto beneficia diretamente os seus vendedores, pois com um grande volume de pessoas pesquisando itens diariamente, maiores as chances de vender o seu produto.

2. Clientes dispostos a comprar

As pessoas que acessam o marketplace estão mais próximas da ponta do funil de vendas – a conversão. Ou seja, o grande tráfego de usuários dessas plataformas é composto por consumidores mais dispostos a comprar naquele momento. Resta a você, vendedor, aproveitar esse impulso, através de um atendimento rápido e de qualidade, e transformá-lo em venda!

3. Porta de entrada

Por ser um destino de compra comum e com grandes ofertas de produtos e marcas, os marketplaces também servem como porta de entrada para que o consumidor estabeleça o primeiro contato com a sua loja. Normalmente, esta conexão inicial se dá por meio de uma compra.

Aproveite essa oportunidade e trabalhe a fidelização desse cliente no pós-venda.

4. Infraestrutura

Os marketplaces oferecem aos seus vendedores toda a infraestrutura tecnológica necessária para vender. Com todo o site preparado para receber os seus anúncios, você pode focar em outras partes da sua operação, como gestão de estoque e atendimento ao cliente, para manter sempre um bom volume de vendas.

5. Alta taxa de conversão!

Todos os benefícios anteriores têm um resultado em comum: a conversão. Especialmente em um novo negócio, o progresso das vendas é muito importante. Fazer parte de um marketplace pode ajudar a alavancar os ganhos.

Por que investir em uma loja virtual?

Se no marketplace você tem a vantagem do grande fluxo de usuários a seu favor, ao investir em uma loja virtual própria você coloca a sua marca em destaque. Para trabalhar com este canal de venda, você precisa buscar uma plataforma de e-commerce que ofereça o suporte necessário para o seu negócio. Ela deve permitir a personalização do layout, domínio próprio, integração com meios de pagamento, soluções logísticas e muitos outros recursos para facilitar o seu dia a dia.

Conheça outros benefícios de ter a sua própria loja virtual:

1. Marca forte

Quando você tem um endereço próprio, pode personalizar todos os aspectos da sua loja virtual, reforçando os valores e a identidade visual da sua marca na mente do consumidor.

2. Ter um domínio próprio

Esta é mais uma forma de consolidar e fortalecer a sua marca. Com um endereço só seu, sua loja é lembrada com mais facilidade. Além disso, passa mais confiança ao cliente, pois, transparece profissionalismo.

3. E-mails específicos

Com o domínio próprio, você também pode criar contas próprias de e-mail, com o endereço da sua loja. É possível, ainda, segmentar por áreas, como vendas, trocas, dúvidas ou críticas, por exemplo: vendas@nomedasualoja.com.br

Isso passa ao cliente a segurança de estar lidando com um vendedor profissional, além de transmitir seriedade para sua empresa.

4. Integrações

As melhores plataformas de e-commerce permitem que seus usuários integrem suas lojas online aos principais marketplaces, oferecendo a gestão integrada de suas vendas, estoque e atendimento em uma única tela. O que facilita o dia a dia da operação.

5. Estratégias comerciais

Ao ter uma loja virtual você tem total controle de suas estratégias de vendas, podendo criar promoções, cupons de desconto e realizar ações em suas redes sociais de maneira simples no momento que achar conveniente.

APROVEITE O MELHOR DE CADA CANAL DE VENDA!

A grande sacada é combinar os dois canais de venda e alavancar suas oportunidades de negócios.

Eles favorecem seu planejamento, aumentam sua visibilidade e enriquecem sua estratégia. O importante é passar credibilidade para o consumidor para que ele confie na sua marca. Dessa forma, você também irá fidelizá-lo. Que tal começar a vender nesses dois canais?


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