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12 atitudes para se tornar um supervendedor do Mercado Livre
É possível conduzir seu negócio ao sucesso observando alguns passos. Veja 12 dicas para se tornar um supervendedor do Mercado Livre.
André Santos, supervisor Comercial do Mercado Envios no Brasil, e autor do livro Supervendedores do Mercado Livre e outros marketplaces, apresentou-se no Mercado Livre Experience, evento que aconteceu em 1º de setembro. Quem esteve por lá pode acompanhar algumas recomendações sobre como é preciso ter uma mentalidade de crescimento, aliada a um planejamento sólido, e boas práticas para chegar ao sucesso na hora de empreender.
Confira as 12 dicas para se tornar um Supervendedor do Mercado Livre:
1) Desenvolva um plano de negócios
O plano de negócio serve para organizar e orientar as suas metas. É por meio dele que todas as outras etapas serão desenvolvidas. Ele te ajuda a buscar informações sobre área de atuação, produtos, serviços, potenciais clientes, estratégias de marketing, concorrentes e fornecedores. Ou seja, proporciona um panorama do mercado e auxilia a gerir o seu negócio.
Leia também, no blog do Mercado Shops, como montar um plano do zero.
2) Desperte a confiança do consumidor
Não precisa nem dizer que é fundamental ter a confiança do seu público. Cuide de cada passo da jornada do consumidor, desde o momento que ele acessa o seu site até depois de receber o produto. Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas, pois, esse comportamento gera valor, demonstra compromisso e promove a satisfação do cliente.
3) Anúncios atraentes
Eles são a porta de entrada para o seu site, por isso, invista em bons anúncios. Se o seu produto pede um tutorial, produza um vídeo explicativo. Para as imagens, invista em fotos de alta resolução, que mostram todos os detalhes. Não se esqueça da descrição correta, pois, as informações são muito importantes. Além disso, coloque-se no lugar do comprador e pense em um texto objetivo, fluido e completo.
4) Foco na experência do cliente
Não basta apenas vender o produto. Hoje, os clientes buscam uma experiência agradável na hora da compra. Por isso, não dependa apenas de descontos ou promoções para vender mais, e pense em ações diferenciadas que possam conquistá-lo – como uma lista de produtos conforme o seu perfil ou produção de conteúdo relevante em redes sociais.
5) Logística e o pedido perfeito
Logística é a etapa final e a entrega faz parte desse processo. É importante checar se o item está certo, embalar de maneira correta e enviar para a expedição. Para não ter problemas com essa questão, você pode recorrer ao Mercado Envios Full, serviço de logística oferecido pelo Mercado Livre e responsável por todas as etapas que compreendem o processo logístico, desde armazenamento dos produtos até o atendimento no pós-venda.
6) Código de rastreamento dos produtos
Esse quesito também ajuda quando se trata de confiança e fidelização. O cliente espera ansiosamente até que seu pedido chegue ao endereço de destino, e é por meio do código de rastreamento que ele acompanha o percurso. É vital que ele tenha esse controle.
7) Fidelize o consumidor com o pós venda
O pós-venda não pode servir somente para solucionar problemas. É por meio dele que você precisa ser lembrado por aspectos positivos também. Prepare uma newsletter com uma seleção de produtos de acordo com as compras de seus clientes, por exemplo. Ou faça uma enquete para saber o gosto deles.
8) Reposição de estoque
No mercado online, repor o estoque de produtos é muito importante, já que isso é fundamental para garantir um bom desempenho. E se lembre de que isso não é um diferencial, mas sim uma obrigação de quem conduz um negócio sério.
9) Divulgação de marketing
Existem inúmeras lojas virtuais e a sua precisa se destacar entre tantos concorrentes. Por isso, invista em anúncios pagos nas redes sociais, como no Facebook. Assim, você pode segmentar a sua audiência, chegar ao público certo e analisar o retorno de maneira assertiva.
10) Recorra a um marketplace completo
É bom ter o suporte de um marketplace completo, que te ofereça soluções para vendas, pagamento, envio, organização de estoque, entre outros serviços que contemplem a experiência do consumidor e facilite a sua operação na hora de vender.
11) Forma de pagamento
Diversifique suas formas de pagamento o máximo que puder, assim a sua chance de se encaixar nas necessidades dos clientes é maior. Por meio do Mercado Pago, por exemplo, é possível pagar com cartão de crédito ou à vista no boleto bancário.
12) Aprenda a ouvir
O consumidor valoriza quando você escuta o que ele tem a dizer. Por isso, mantenha o canal de comunicação aberto para que ele envie sugestões sobre os produtos ou qualquer outro aspecto que envolve sua experiência como cliente.
Essas 12 etapas te ajudam a vender sempre mais e melhor. Para atingir esse objetivo, com o pensamento de vencedor, saiba como vender com foco na experiência do consumidor e coloque em prática essas atitudes que impulsionam seus negócios.
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