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12 atitudes para se tornar um supervendedor do Mercado Livre

É possível conduzir seu negócio ao sucesso observando alguns passos. Veja 12 dicas para se tornar um supervendedor do Mercado Livre.

AndrĂ© Santos, supervisor Comercial do Mercado Envios no Brasil, e autor do livro Supervendedores do Mercado Livre e outros marketplaces, apresentou-se no Mercado Livre Experience, evento que aconteceu em 1Âș de setembro. Quem esteve por lĂĄ pode acompanhar algumas recomendaçÔes sobre como Ă© preciso ter uma mentalidade de crescimento, aliada a um planejamento sĂłlido, e boas prĂĄticas para chegar ao sucesso na hora de empreender.

 

Confira as 12 dicas para se tornar um Supervendedor do Mercado Livre:

1) Desenvolva um plano de negócios 

O plano de negĂłcio serve para organizar e orientar as suas metas. É por meio dele que todas as outras etapas serĂŁo desenvolvidas. Ele te ajuda a buscar informaçÔes sobre ĂĄrea de atuação, produtos, serviços, potenciais clientes, estratĂ©gias de marketing, concorrentes e fornecedores. Ou seja, proporciona um panorama do mercado e auxilia a gerir o seu negĂłcio.

Leia também, no blog do Mercado Shops, como montar um plano do zero.

2) Desperte a confiança do consumidor 

NĂŁo precisa nem dizer que Ă© fundamental ter a confiança do seu pĂșblico. Cuide de cada passo da jornada do consumidor, desde o momento que ele acessa o seu site atĂ© depois de receber o produto. Esteja sempre disponĂ­vel para esclarecer dĂșvidas, pois, esse comportamento gera valor, demonstra compromisso e promove a satisfação do cliente.

3) AnĂșncios atraentes

Eles sĂŁo a porta de entrada para o seu site, por isso, invista em bons anĂșncios. Se o seu produto pede um tutorial, produza um vĂ­deo explicativo. Para as imagens, invista em fotos de alta resolução, que mostram todos os detalhes. NĂŁo se esqueça da descrição correta, pois, as informaçÔes sĂŁo muito importantes. AlĂ©m disso, coloque-se no lugar do comprador e pense em um texto objetivo, fluido e completo.

4) Foco na experĂȘncia do cliente

NĂŁo basta apenas vender o produto. Hoje, os clientes buscam uma experiĂȘncia agradĂĄvel na hora da compra. Por isso, nĂŁo dependa apenas de descontos ou promoçÔes para vender mais, e pense em açÔes diferenciadas que possam conquistĂĄ-lo – como uma lista de produtos conforme o seu perfil ou produção de conteĂșdo relevante em redes sociais.

5) LogĂ­stica e o pedido perfeito

LogĂ­stica Ă© a etapa final e a entrega faz parte desse processo. É importante checar se o item estĂĄ certo, embalar de maneira correta e enviar para a expedição. Para nĂŁo ter problemas com essa questĂŁo, vocĂȘ pode recorrer ao Mercado Envios Full, serviço de logĂ­stica oferecido pelo Mercado Livre e responsĂĄvel por todas as etapas que compreendem o processo logĂ­stico, desde armazenamento dos produtos atĂ© o atendimento no pĂłs-venda.

6) CĂłdigo de rastreamento dos produtos

Esse quesito tambĂ©m ajuda quando se trata de confiança e fidelização. O cliente espera ansiosamente atĂ© que seu pedido chegue ao endereço de destino, e Ă© por meio do cĂłdigo de rastreamento que ele acompanha o percurso. É vital que ele tenha esse controle.

7) Fidelize o consumidor com o pĂłs venda

O pĂłs-venda nĂŁo pode servir somente para solucionar problemas. É por meio dele que vocĂȘ precisa ser lembrado por aspectos positivos tambĂ©m. Prepare uma newsletter com uma seleção de produtos de acordo com as compras de seus clientes, por exemplo. Ou faça uma enquete para saber o gosto deles.

8) Reposição de estoque

No mercado online, repor o estoque de produtos é muito importante, jå que isso é fundamental para garantir um bom desempenho. E se lembre de que isso não é um diferencial, mas sim uma obrigação de quem conduz um negócio sério.

9) Divulgação de marketing

Existem inĂșmeras lojas virtuais e a sua precisa se destacar entre tantos concorrentes. Por isso, invista em anĂșncios pagos nas redes sociais, como no Facebook. Assim, vocĂȘ pode segmentar a sua audiĂȘncia, chegar ao pĂșblico certo e analisar o retorno de maneira assertiva.

10) Recorra a um marketplace completo

É bom ter o suporte de um marketplace completo, que te ofereça soluçÔes para vendas, pagamento, envio, organização de estoque, entre outros serviços que contemplem a experiĂȘncia do consumidor e facilite a sua operação na hora de vender.

11) Forma de pagamento

Diversifique suas formas de pagamento o måximo que puder, assim a sua chance de se encaixar nas necessidades dos clientes é maior. Por meio do Mercado Pago, por exemplo, é possível pagar com cartão de crédito ou à vista no boleto bancårio.

12) Aprenda a ouvir

O consumidor valoriza quando vocĂȘ escuta o que ele tem a dizer. Por isso, mantenha o canal de comunicação aberto para que ele envie sugestĂ”es sobre os produtos ou qualquer outro aspecto que envolve sua experiĂȘncia como cliente.

Essas 12 etapas te ajudam a vender sempre mais e melhor. Para atingir esse objetivo, com o pensamento de vencedor, saiba como vender com foco na experiĂȘncia do consumidor e coloque em prĂĄtica essas atitudes que impulsionam seus negĂłcios.

Adote uma postura positiva, tenha um bom planejamento e coloque em prĂĄtica as atitudes que te levam a ser um supervendedor.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?