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5 dicas para reduzir o abandono de carrinhos de compras
Saiba o que vocĂȘ pode fazer se perceber que a taxa de abandono de carrinhos na sua loja aumenta na hora de os clientes concluĂrem o pagamento.

Um dos grandes problemas do comércio eletrônico é o abandono do carrinho de compras na hora que os clientes vão concluir o pagamento, o checkout, ou última etapa do processo de compra. Se você acompanha seus relatórios e estatísticas, pode medir a porcentagem de clientes que efetuam a compra e o número de pessoas usuárias que abandonam o carrinho a poucos cliques de concluírem a transação.
Confira algumas dicas para reduzir a taxa de abandono e aumentar suas vendas se você notar esse problema na sua loja virtual:
1. Incentive seus clientes a pagarem com a conta Mercado Pago

Conforme os compradores avançarem no processo de compra, é fundamental incentivá-los a usarem a conta Mercado Pago.
A seguir, listamos as principais vantagens de pagar depois de iniciar sessão no Mercado Pago:
- Rapidez: seus compradores têm acesso aos cartões salvos e ao saldo disponível na conta deles e, assim, podem concluir o pagamento em apenas 1 clique.
- Segurança: todas as transações passam por validações de segurança que protegem a sua venda. Além disso, os compradores contam com o atendimento pós-compra e, se não receberem o produto, nós devolvemos o dinheiro.
- Aumento na aprovação de vendas.
- Mercado Crédito: uma linha de crédito do Mercado Pago que permite que o comprador pague em até 12x sem cartão de crédito.
2. Faça vários testes no seu e-commerce

Uma ferramenta que você pode usar para otimizar o processo do checkout e reduzir a taxa de abandono do carrinho é o teste "A/B". Trata-se de anunciar 2 versões diferentes de um produto e medir qual delas funciona melhor. Assim, você pode analisar com clareza em qual etapa do checkout os clientes abandonam os carrinhos e atuar sobre os fatores que causam isso.
Para fazer esse tipo de teste, você pode anunciar um produto A, que mostre o preço final, com os custos extras, desde a primeira etapa. Depois, anunciar um produto B, que mostre o preço final durante o processo de checkout. Assim, é possível medir qual das duas opções funciona melhor na sua loja virtual.
Outra forma de fazer esse teste A/B é oferecendo frete grátis a partir de um determinado valor de compra.
3. Ofereça diferentes meios de pagamento
É essencial oferecer vários meios de pagamento para que seus clientes tenham opções e possam escolher o método que preferirem.
Com o Checkout do Mercado Pago, seus clientes podem pagar com cartão de crédito e débito, via Pix ou boleto, saldo disponível na conta Mercado Pago ou dividir o pagamento em 2 cartões para evitar que ele seja recusado devido à eventual falta de limite.
Outra opção é oferecer parcelamento para que seus clientes possam dividir o pagamento e parcelar a compra.

4. Transmita confiança ao vender
Sua plataforma de e-commerce processa informações importantes sobre os clientes, como dados pessoais e bancários. Por isso, é fundamental que você garanta que o processamento de dados seja feito com segurança e responsabilidade. No Mercado Pago, tudo isso é garantido pelos mais rigorosos padrões do setor.
Com o Checkout do Mercado Pago, você:
- Conta com nossa assistência de segurança, que transmite confiança para seus clientes.
- Tem a proteção do Programa de Proteção ao Vendedor.
Nossa plataforma é amplamente conhecida, ou seja, ao saberem que estão pagando pelo Mercado Pago, seus clientes sentirão muito mais confiança e segurança ao comprarem na sua loja.
Outra forma de transmitir confiança é divulgando opiniões e resenhas dos demais clientes sobre sua marca. Observe que, se você solicitar dados pessoais adicionais, é importante esclarecer o porquê de estar fazendo isso.
Saiba mais sobre o Checkout do Mercado Pago.
5. Incentive seus clientes a retomarem a compra

Uma estratégia-chave para seus clientes retomarem o carrinho que tinham abandonado é enviando um e-mail para que eles concluam a compra.
Nesse caso, uma boa alternativa é oferecer uma promoção especial, como "Compre 1, Leve 2", "Compre 2, Leve 3", desconto na próxima compra, acúmulo de pontos ou um brinde com a compra.
Ao seguir essas 5 dicas, você tem mais chances de reduzir a taxa de abandono do carrinho de compras e concluir mais vendas.
Melhore a experiĂȘncia de compra do seu cliente
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