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A importância das redes sociais para as vendas do seu Mercado Shop

As redes sociais são excelentes aliadas para divulgar sua marca e seus produtos e atrair compradores.

Todos os dias, milhões de pessoas se conectam através de redes sociais. Cheias de gente e funcionando 24 horas por dia, plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, X e WhatsApp se tornaram uma janela gigantesca para sua negocio online e uma ótima oportunidade para realizar mais vendas.

Para aproveitar todas as oportunidades que as redes sociais oferecem, você precisa estar preparado. É por isso que é fundamental que saiba quais são interessantes para seu negócio e por quê.

 

Para que servem as redes sociais

Utilizar as redes sociais para sua loja virtual é uma das ações que pode te dar resultados muito bons em pouco tempo. Aproveite-as para interagir com os seus clientes e, assim, fazer crescer o seu negócio e as suas vendas. Estas são algumas das vantagens das redes sociais:

  • Contribuem para fortalecer a imagem profissional da sua loja. Com elas, você terá outros canais para compartilhar informações sobre o seu negócio, mostrar seus produtos e oferecer a segurança e a confiança que os clientes precisam para finalizar a compra na internet. 
  • Podem aumentar muito o tráfego da sua loja. Use-as para adicionar seus produtos em postagens e direcionar os compradores para o seu Mercado Shop.
  • Nas redes você pode trabalhar ações concretas para fidelizar seus clientes, que podem ir desde campanhas de remarketing até promoções especiais.
  • São excelentes canais publicitários. Investir nesses canais, tanto de maneira orgânica quanto paga, é fundamental para qualquer vendedor.

 

Quais são as redes sociais onde você deve estar

Embora existam muitas redes e todas contribuam um pouco para aumentar suas vendas, as redes sociais mais populares e para as quais você deve começar a trabalhar são:

 

Facebook 

Um de seus maiores potenciais é permitir aos usuários interagir diretamente entre si e gerar uma comunidade de pessoas com interesses em comum. É um espaço onde você pode comunicar periodicamente informações úteis para sua comunidade e anunciar. Os vídeos são os que mais atraem os usuários dessa rede, para quem é importante o conteúdo que gera trocas de opiniões. Ao publicar uma postagem, é importante incluir call to action (frases que estimulem alguma ação) para aumentar o nível de interação. 

 

Instagram 

É a rede social do momento. Pode gerar bons resultados nos seus negócios porque é uma rede muito visual. É muito útil para o comércio eletrônico, pois você pode mostrar os produtos e vincular diretamente à o seu Mercado Shop. O objetivo desta rede não é criar comunidades, mas sim que o público veja, compartilhe, se identifique e que tenha um grande impacto no público mais jovem. Bons gráficos e vídeos curtos devem ser usados ​​na estratégia de conteúdo do Instagram. “Capturar e compartilhar os momentos do mundo” é um dos objetivos do Instagram, por isso você deve usar para estimular a imaginação dos seus usuários. Na estratégia de conteúdo do Instagram é importante usar boas imagens e vídeos curtos.

 

Threads

A rede social da Meta onde você pode publicar textos de até 500 caracteres, fotos e vídeos. É uma boa opção se você deseja construir um vínculo com seus seguidores ou levar tráfego para sua loja. Você pode compartilhar informações sobre seus produtos, criar um tópico sobre o nascimento de sua marca e interagir com seus compradores. Para usá-la, você deve fazer login com sua conta do Instagram.

 

TikTok

É a rede social do momento e um lugar onde você pode explorar ao máximo sua criatividade. O TikTok oferece a oportunidade de dar visibilidade à sua marca, criando vídeos curtos e interagindo com os usuários. É a plataforma perfeita para gerar conteúdo descontraído, mostrar seus produtos, fazer tutoriais e mostrar um lado mais próximo do seu negócio. Aproveitando os efeitos visuais, a música e as tendências dessa rede social, é possível que seus vídeos se tornem virais. Gerar conteúdo no Tik Tok também implica uma oportunidade de atrair compradores mais jovens, entre 16 e 25 anos. 

 

Youtube 

Hoje, muitas pessoas passam o dia assistindo a clipes de cantores, tutoriais, resenhas de produtos, seus youtubers favoritos e muitos outros conteúdos em formato de vídeo. Ter vídeos dos seus produtos, mostrar os benefícios e dizer como usá-los é uma excelente ferramenta para atrair compradores. Você também pode adicioná-los em suas publicações e ajudar o cliente na decisão de compra. Portanto, é importante ter um canal nessa rede para se posicionar ainda mais como uma marca profissional que transmite confiança no que você vende. Essa rede é acessada por pessoas das mais diversas idades e com interesses muito diferentes.

 

X

As marcas usam esse meio principalmente para ouvir o público e seus compradores, focando no atendimento ao cliente. Embora não seja normalmente usado para mostrar produtos, facilita um nível de conversação interessante e é muito ágil com um público muito específico. Com essas informações, você pode obter idéias para melhorar a experiência que você oferece aos seus clientes. 

 

Whatsapp

É a rede ideal para divulgar sua loja nas primeiras instâncias do seu negócio, já que você pode compartilhá-la com seus grupos de amigos e familiares. Além disso, ao abrir uma conta do WhatsApp Business, você poderá criar mensagens automatizadas que permitirão comunicar promoções e exibir seu catálogo de produtos para muitas pessoas.

Dica extra: aproveite suas redes ao máximo

Se você já tem experiência em redes sociais e tem muitos seguidores, recomendamos criar campanhas pagas no Instagram, Facebook ou TikTok para divulgar seus produtos e atingir mais potenciais compradores. Sempre levando em conta como é o sua audiência e em quais canais ela está. 

Além disso, você pode colaborar com influenciadores. Isso o ajudará a expandir seu alcance e conquistar novos públicos. Antes de entrar em contato com um, leve em consideração o seu canal principal, o estilo de seu conteúdo, sua reputação e seu público. O ideal é que ele esteja alinhado com a imagem da sua marca e do seu público-alvo. Você pode enviar seus produtos para serem mostrados nas redes ou organizar sorteios para os seguidores e fazer um acordo para conteúdo patrocinado.

Agora, você terá a oportunidade de alcançar mais compradores, estabelecer vínculos mais próximos com seus clientes, responder a perguntas que possam surgir ou até fazer vendas. Dessa forma, sua negócio vai crescer ainda mais e de maneira precisa.

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