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A importĂąncia do branding para sua marca
Uma boa estratégia de gerenciamento de marca é fundamental para toda empresa. Aprenda como o branding pode transformar seu negócio num grande sucesso.


Quando pensamos em marca, muitas ideias vêm à nossa mente, como o nome, o logo, os serviços e produtos oferecidos. Além disso, a marca também pode remeter a diferentes emoções e sentimentos.

É dessa maneira que o branding funciona. Ele é a estratégia que as empresas usam para reforçar a identidade da marca. Essas ações marcam o inconsciente, fazendo que a marca seja lembrada no momento de decisão de compra.
É muito importante que você aplique o branding ao seu negócio, pois ele é um dos aspectos mais importantes da estratégia de marketing de uma empresa. Quer saber como fazer isso na prática? Confira nosso artigo e transforme sua marca.
Entendendo o conceito de branding

O que, exatamente, é branding? Resumindo, podemos dizer que é um conjunto de estratégias que vão diferenciar sua marca dos seus concorrentes.
Ele abrange o gerenciamento e o planejamento de construção da sua marca, desde a criação do logotipo, identidade visual, até a mensagem que sua empresa deseja transmitir.
Por isso, é importante entender que a construção da sua marca não pode acontecer de forma aleatória. Todos os aspectos relacionados ao seu negócio vão causar impacto na reputação e na imagem da empresa.
Importância do branding

Você já notou que, ao pensar em alguns produtos, o primeiro termo a ser lembrado é o nome de uma marca? Por exemplo: Qual nome você lembra quando se fala de esponja de aço? Ou curativos adesivos?
Isso acontece porque a memória da marca é tão forte, que é praticamente impossível desassociar o produto do nome da empresa. É aí que percebemos o quanto o branding é poderoso e fundamental para um negócio.

As pessoas não compram somente o seu produto, mas também a forma como você vende. Não adianta apenas ter serviços e produtos de excelência. Aliar produtos de qualidade com um bom gerenciamento de marca, é a combinação perfeita para o sucesso da sua empresa.
Por onde começar?
O primeiro passo é elaborar uma estratégia de branding e para isso, você precisa responder algumas perguntas que te ajudarão a definir a identidade do seu negócio:
- Qual é a sua empresa? Consegue listar as principais características? Quais os pontos fortes e pontos fracos? Quais os diferenciais dos seus produtos e serviços?
- Qual a missão da sua marca? Por que ela existe?
- Quem é o seu público? O que ele deseja?
- Quais os valores da sua marca?
Agora que você já definiu os princípios básicos da sua marca, é hora de seguir adiante e colocar tudo isso em prática. Hoje em dia, temos muitas ferramentas digitais que facilitam esse processo. Então, mãos à obra!
Criando sua identidade visual

É indispensável investir numa boa comunicação visual. Isso inclui a criação de um logotipo atraente, slogan, tipografia, fonte, entre outros.
É através da identidade visual que o cliente vai reconhecer e desenvolver uma conexão imediata com sua marca. Então, toda atenção e cuidado são merecidos no momento dessa criação. Mas como fazer isso?
Indicamos usar o Canva, que é um editor onde você encontra todas as ferramentas que precisa para criar essa identidade. Você cria os designs online e encontra diversos modelos prontos para editar.
Em poucos passos é possível criar seu logo por conta própria, sem a necessidade de contratar um profissional. Você também pode definir as cores, fontes ou escolher uma das combinações para utilizar em sua marca.
Invista nas redes sociais

É impossível imaginar a vida sem as redes sociais. Elas fazem parte da nossa rotina, e sua empresa deve participar ativamente delas caso queira fazer parte do dia-a-dia do seu cliente.

Fazer postagens frequentes é o caminho básico para criar uma ligação com o seu público. Nossa primeira dica é que você crie posts com visual profissional, que despertem o interesse do seu consumidor.
Divulgar promoções, serviços, campanhas e lançamentos é uma excelente pedida. O Canva é um grande aliado na criação de conteúdo para redes sociais.
Por ser um editor fácil de usar, que oferece inúmeros recursos e modelos gratuitos, a plataforma vem ganhando a preferência de empresários em todo o mundo. Aproveite essas facilidades e crie conteúdo de relevância.
O gerenciamento de marca é uma construção e acontece gradativamente. Não tenha pressa, afinal, Roma não se fez em um dia!
Mantenha a sua marca fiel aos seus princípios, trabalhe nessa concepção pouco a pouco, fortalecendo diariamente os valores da sua empresa.
Artigo escrito pela equipe do Canva em colaboração com o Mercado Shops

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