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Análise ABC: o que é e como pode ajudá-lo a vender mais

Descubra como aumentar o retorno de vendas do seu negócio concentrando-se nos produtos de maior sucesso do seu Mercado Shop.

Saber quais produtos estão gerando mais lucro é muito importante, pois, dessa forma, você poderá concentrar seus esforços de vendas neles e reduzir os recursos alocados para aqueles que não rendem tanto.

análise ABC pode ajudar você a identificar esses itens e, assim, tomar melhores decisões para o seu negócio. Descubra o que é e como colocar esse valioso instrumento em prática na sua loja online.

O que é a Análise ABC

A análise ABC é uma ferramenta de ordenação e categorização. Ela é baseada no Princípio de Pareto, também conhecido como lei 80/20, uma regra matemática que afirma que 20% do que você faz é responsável por 80% dos resultados obtidos. Essa lei tem aplicações diferentes e uma delas é muito importante para você melhorar as vendas: a análise de inventário ABC.

Como implementar a análise ABC para vender mais

Aplicada ao crescimento das vendas do seu Mercado Shop, a análise ABC é um método para categorizar os itens que você oferece no seu negócio. Ou seja, ela consiste em dividir os produtos de acordo com o valor que eles têm em termos de vendas, volume e lucro. Para colocar esse método em prática, você precisa separar seus produtos em três etapas:

» A: são os itens que representam entre 70% e 80% do valor de venda do inventário e incluem 10% a 20% do total de itens vendidos.

» B: representam entre 15% a 25% do valor de venda do estoque, e 20% a 30% dos produtos.

» C: eles representam de 5% a 10% do valor de venda de todo o seu inventário e são de 50% a 60% dos produtos que você tem à venda.

Ao fazer uma boa análise ABC do seu estoque, você poderá se concentrar nesses poucos itens essenciais, ao invés de desviar sua atenção para os que possuem baixa relevância. Dessa forma, conseguirá reduzir seus custos, definir estratégias financeiras e creiar campanhas de marketing muito mais eficientes e que trarão melhores resultados do valor investido.

Como classificar os produtos

Usando uma ferramenta simples como uma planilha, você pode determinar o valor do consumo anual de cada uma de suas mercadorias. Para conseguir isso, basta multiplicar a quantidade de vendas realizadas de cada produto pelo custo unitário ao longo de um ano inteiro.

 

Após a conclusão desses cálculos, a categorização ABC será definida em seu inventário, agrupando as seguintes etapas: A, 20% dos itens que geram o maior valor; B, para, aproximadamente, 25% dos itens que representam 15% do valor; e C para os baixos que dificilmente geram 5% do fluxo de lucros do seu negócio. Observe que as porcentagens descritas são aproximadas.

Depois de identificar a importância relativa que cada produto tem para seu inventário, você pode definir o investimento nas próximas compras. Além disso, é possível propor estratégias de marketing diferenciadas que o ajudem a controlar seus custos, melhorar cada vez mais o retorno do investimento (ROI), atrair novos clientes para o seu Mercado Shop e aumentar suas vendas.

Estratégias para cada categoría

Depois de classificar os produtos, chegou a hora de fazer as estratégias para cada categoria. Veja como você deve agir em cada caso:

 

Categoria A

Uma das conclusões com essa análise é que os itens da categoria A não podem faltar no seu estoque (isso significa que você deve repor com alta frequência de acordo com o volume real de vendas) e devem permanecer em áreas de armazenamento facilmente acessíveis para acelerar o processo de preparação e envio de pedidos.

Lembre-se de que é possível configurar o design do seu Mercado Shop de acordo com seu próprio gosto e necessidades, o que permitirá aproveitar as imagens e carrosséis para destacar principalmente estes produtos. Por outro lado, você pode definir e investir campanhas de publicidade online e promovê-las em suas redes sociais.

 

Categoria B

A categoria B está no meio: oferece a oportunidade de monitorar itens com potencial para se tornar A e também detectar itens no tempo que, devido ao declínio da demanda, estão se aproximando de C. Eles são os produtos que ajudam você a ter um bom portfólio. É por isso que é essencial que eles estejam disponíveis em estoque e que sejam o alvo também de suas campanhas de marketing.

 

Categoria C

Por outro lado, para aqueles da categoria C, basta ter poucas unidades em estoque e só repor-las quando você efetuar uma venda para reduzir custos e não deixar seu dinheiro em estoque. Uma alternativa é avaliar se vale a pena colocar essas mercadorias em promoção.

 

A partir de uma análise ABC simples e útil, você pode projetar suas compras, sua estrutura de estoque, seu espaço de armazenamento e até suas estratégias de marketing digital, levando em consideração quais produtos são os mais atraentes para seus clientes.

Dessa forma, seus artigos mais relevantes estarão sempre disponíveis quando você precisar deles e terá informações valiosas para se concentrar no que realmente os consumidores buscam e, assim, aumentar ainda mais as suas vendas.

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