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Analise suas métricas de atendimento e reduza os problemas com suas vendas

Use as métricas de atendimento para acompanhar seu desempenho e melhorar sua gestão pós-venda.

Reduza os problemas em suas vendas

O atendimento que você oferece é essencial para gerar uma boa experiência de compra e, assim, conquistar novas vendas.

Na seção Reclamações, cancelamentos e devoluções, você encontra métricas que permitem identificar problemas recorrentes, analisar o que afetou sua reputação, conferir seus produtos com mais problemas e verificar as vendas afetadas de cada produto.

Você também verá sua porcentagem de reclamações, cancelamentos, mediações e devoluções em um período determinado.

 

Conferir seus produtos que apresentam mais problemas

Neste gráfico, você pode acompanhar de forma geral os problemas que afetaram suas vendas.

 

Eles estarão agrupados por temas e ordenados conforme o número de problemas existentes para que você possa focar naqueles que precisam de maior atenção.

Observe que:

  • Cada problema é um motivo que gerou uma reclamação, devolução ou cancelamento durante o período selecionado.
  • Uma venda pode ter mais de um problema. Por exemplo, um comprador pode ter recebido um produto com atraso ou avariado.

Dicas para personalizar sua análise:

  • Altere o período principal que quer analisar, selecionando opções predefinidas ou personalizadas. Em todos os casos, você pode comparar esse período com o anterior.
  • Filtre suas vendas por canal, tipo de anúncio ou categoria. Isso ajuda a saber se você tem problemas recorrentes associados a cada uma dessas opções.

Use este filtro para conferir as métricas que afetaram seu nível. Além disso, na seção de Reputação, você encontra um resumo dos seus produtos mais afetados.

As reclamações, mediações, cancelamentos e devoluções são suas principais métricas de desempenho e, ao analisá-las, você consegue saber o status do atendimento oferecido aos seus compradores.

Você pode analisar essas métricas por um período selecionado e monitorar a evolução delas com a ajuda de um período comparativo.

Observe que os valores de cada métrica não podem ser somados. Se, por exemplo, você tem 10% de reclamações e 14% de cancelamentos, analise cada porcentagem separadamente.

Você os encontra em uma lista detalhada para que possa identificar seus problemas e evitá-los em vendas futuras. Fique de olho, pois são os produtos que consomem maior tempo no gerenciamento.

Na lista, você pode:

  • Acessar o detalhe de problemas de cada produto.
  • Alterar ou pausar o anúncio se precisar revisá-lo detalhadamente para otimizar seu conteúdo.

Vamos mostrar uma lista para que você analise as vendas que apresentaram mais problemas em um período determinado. Você pode verificar os tipos de problemas e saber se sua reputação foi afetada. Além disso, é possível acessar o detalhe de cada venda.

Melhore seu prazo de envio

A entrega dos seus produtos no prazo garante a satisfação dos seus compradores e uma boa reputação.

Em Envios atrasados, você pode analisar a evolução das suas vendas com atraso, saber os dias e horários mais afetados e identificar os produtos e vendas que você mais entrega fora do horário.

Pelo gráfico em barras, você analisa o comportamento das vendas não enviadas no prazo por um período selecionado e compara picos de atraso em diferentes períodos e datas especiais.

Se você vende por mais de um meio logístico, as cores das barras te ajudam a identificar a qual deles o atraso se refere.

Dicas para sua análise: 

  • Use o seletor de período para identificar picos de atraso em um prazo específico ou datas especiais para seu negócio.
  • Filtre suas vendas por canal, tipo de anúncio ou categoria. Isso te ajuda a encontrar padrões de atraso associados a cada uma dessas opções.

Este gráfico mostra os dias e horários que tiveram a maior média de vendas entregues com atraso ao serviço de transporte:

O tamanho e a cor de cada círculo indica se sua concentração de vendas com atraso é alta, média ou baixa.

Observe que os dados correspondem aos dias e horários nos quais você recebeu vendas. Por exemplo, se o gráfico mostra uma alta concentração nos  domingos à tarde, isso significa que as vendas que você recebeu nesses dias não foram enviadas no prazo. 

Dicas para personalizar sua análise:

  • Identifique os dias e horários nos quais você tem mais vendas com este problema e providencie ajuda para preparar os pacotes dentro do prazo de entrega definido.
  • Verifique os dias e horários que tiveram maior média de vendas com envios atrasados para que você possa saber a origem e os motivos do problema.

Na seção, você encontra uma lista com os produtos que mais enviou fora do horário durante o período selecionado. Isso ajuda a identificar as possíveis causas dos atrasos relacionados a esses produtos.

  • Verifique a lista filtrando por meio logístico para ver os produtos com mais atrasos por tipo de envio.
  • Identifique os motivos associados aos atrasos desse produto para evitá-los em envios futuros, por exemplo, não ter estoque disponível antes da venda.

Vamos mostrar uma lista com as vendas dos produtos com atraso. Você pode conferir as datas, meios logísticos, prazo de envio e, se necessário, acessar o detalhe de cada item.

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Use essas ferramentas para melhorar o atendimento que você oferece aos seus compradores.

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