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Analise as métricas de geração de visitas da sua loja

Neste conteúdo, você aprenderá quais informações poderá obter sobre suas ações para geração de visitas e como interpretá-las para conseguir melhores resultados.

As ações de geração de visitas têm o objetivo de levar os visitantes para sua loja virtual. Uma vez lá, sua proposta de valor (os produtos que você oferece, seus preços, promoções ou outros benefícios) transformará esses visitantes em compradores satisfeitos. Mas como saber se suas ações estão sendo bem-sucedidas? 

Para medir o desempenho das ações de tráfego e de promoção de vendas, são usadas métricas ou indicadores-chave de desempenho (KPIs, sua sigla em inglês). São informações que permitem entender diferentes aspectos do comportamento dos usuários dentro da sua loja virtual ou com os anúncios de uma campanha de anúncios.

Por exemplo, uma métrica-chave para avaliar suas ações para geração de visitas é a quantidade de visitantes que sua loja virtual tem em um determinado período. Se você pagar por anúncios no Google Ads pelo Mercado Shops ou nas redes sociais, outra métrica importante será a de quantidade de cliques que esses anúncios recebem.

As métricas também são usadas para entender o quão eficazes são suas ações de publicidade na hora da conversão, isto é, de concretizar as vendas. Neste caso, será interessante você saber quantos anúncios são exibidos para sua audiência, quantos cliques eles geraram, quantas vendas foram concretizadas depois dos seus anúncios serem vistos e o quanto você investiu por cada venda associada à publicidade.

Entender as métricas das campanhas de publicidade é fundamental para tirar o maior retorno do seu investimento, entender o que está funcionando e quais coisas você pode mudar ou ajustar. 

 

Métricas de geração de visitas

Para medir o desempenho das suas ações de tráfego e publicidade, você pode analisar algumas métricas-chave que o painel de geração de visitas da sua loja virtual no Mercado Shops oferece.

Visitas

A métrica de visitas nos diz quantos usuários únicos visitaram a loja virtual durante um determinado período. Se uma mesma pessoa visitar várias vezes a mesma loja ou página em um mesmo dia, contará como apenas uma visita, já que se trata do mesmo usuário.

Junto com o número de visitas, você também pode ver a variação com relação ao período anterior. Isto permite que você entenda se continua gerando visitas, se elas ficaram estáveis ou se estão diminuindo.

No primeiro gráfico, você poderá ver o tipo de tráfego que chega até a sua loja.

Vendas

A métrica de vendas indica a quantidade de vendas concretizadas no seu Shop no período considerado. No gráfico acima, aparece representado pela linha amarela. 

Esta métrica não diferencia as vendas provenientes do resultado de uma ação publicitária e as que não. Mesmo assim, ela pode ser vista como um indicador indireto da eficácia das campanhas, já que se o tráfego aumentar, é provável que as vendas aumentem. 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de vendas concretizadas (“conversão”), em relação ao total de visitas. Esta é uma métrica muito importante, pois ela fornece a você informações sobre a eficácia das suas ações de tráfego para o objetivo final de aumentar as suas vendas. 

O segundo gráfico mostra como esse tráfego se converte em vendas. A ferramenta que você vê em primeiro lugar é a que melhor está convertendo.

Como analisar suas métricas 

A seguir, compartilhamos com você algumas dicas para interpretar suas métricas de geração de visitas e algumas recomendações gerais para melhorá-las.

 

Poucas visitas

É normal que no seu painel de geração de visitas haja muito mais visitas do que vendas. Em qualquer processo de compras, as operações concretizadas são sempre uma fração do total de pessoas que descobrem um produto. Por isso, é importante buscar aumentar a quantidade de visitantes para aumentar as vendas.

Se suas métricas mostram poucas visitas no mês, é hora de aumentar a visibilidade da sua loja virtual com ações de tráfego que levarão as pessoas até ela

  • Considere fazer campanhas de publicidade no Google Ads pelo Mercado Shops, Product Ads, Facebook & Instagram Ads ou TikTok para que as pessoas encontrem você enquanto navegam em outros sites ou consomem algum conteúdo online.

  • Publique postagens nas redes com um link para seu Shop ou para promoções específicas.

  • Ofereça cupons de desconto para novos compradores. 

  • Reforce suas ações de e-mail marketing para que as pessoas voltem à sua loja.

  • E não se esqueça de observar regularmente o painel de métricas para saber quais ferramentas estão funcionando melhor na sua loja virtual.

Vendas

A quantidade de vendas desejáveis ou aceitáveis depende dos seus objetivos de negócio, seu nicho ou setor e da sua estrutura de custos. Antes do número isolado de vendas, para avaliar o rendimento da sua loja, é recomendável analisar a taxa de conversão. Essa métrica permitirá entender quais ações você poderá tomar para concretizar mais transações.

Taxa de conversão, baixa ou alta?

Não existe um número absoluto que nos permita dizer que uma taxa de conversão é considerada baixa ou alta. Cada negócio e cada setor tem seus próprios parâmetros com os quais medir. 

Uma forma de avaliar sua taxa de conversão é analisando sua evolução ao longo do tempo, ou seja, comparando como muda em dois períodos determinados, especialmente, se você implementou alguma ação para aumentar as vendas da sua loja, como um desconto ou promoção. Vejamos um exemplo:

No primeiro material deste guia, Atraia compradores para sua loja virtual, falamos sobre a Andressa, uma empreendedora que vende artigos de bazar na sua loja virtual do Mercado Shops. A loja dela tinha uma média de 200 visitas por mês, das quais quatro compraram algum produto (sua taxa de conversão era de 2%). 

Com esses números, a Andressa viu a oportunidade de atrair mais visitantes para sua loja virtual e decidiu investir em uma campanha do Google Ads pelo Mercado Shops, além de fazer postagens orgânicas nas suas redes sociais. Depois de algumas semanas, ela observou que suas visitas aumentaram para 1.000 por mês e que oito dessas novas visitas fizeram compras. Ao analisar sua taxa de conversão, percebe que passou de 2% a 0,8%. O que poderia estar acontecendo?

Embora seja importante dedicar esforços para aumentar a quantidade de visitantes para potencializar as vendas, quando você implementar ações de geração de visitas como as usadas pela Andressa, isso pode gerar um resultado aparentemente paradoxal de redução da taxa de conversão. Por quê? Porque se as vendas se mantêm estáveis ou crescem proporcionalmente menos que as visitas, a porcentagem que representa as vendas em relação ao total da conversão será menor que antes

Por isso, para tirar o maior proveito das suas ações para geração de visitas, é recomendável que, além de gerar mais visitas, você execute ações para aumentar suas vendas, como a personalização da sua loja virtual ou alguma proposta de valor mais atraente. 

Esse foi o caso da Andressa: depois de analisar suas métricas, ela decidiu oferecer frete grátis e descontos em artigos selecionados. Quando as pessoas chegam até seu Shop através do Google Ads, elas são recebidas por um banner anunciando os benefícios. Nas semanas seguintes, suas vendas cresceram e, com elas, sua taxa de conversão.

As ações de geração de visitas devem ser acompanhadas de uma boa proposta de valor e personalização da sua loja virtual. Dessa forma, seus novos visitantes poderão se tornar novos compradores.

Resumindo:

  • As métricas permitem que você avalie o progresso de suas ações para geração de visitas.
  • A taxa de conversão permite que você analise a quantidade de vendas concretizadas em relação ao total de visitas.
  • Uma taxa de conversão baixa poderia indicar problemas com sua proposta de valor: os usuários chegam até sua loja, mas não compram. 
  • Ferramentas de anúncios, como o Google Ads, Facebook & Instagram Ads ou Product Ads, permitem analisar relatórios com métricas específicas para avaliar a eficácia de cada campanha.
  • As ações para geração de visitas devem ser acompanhadas de outras ações para potencializar sua proposta de valor, convertendo essas novas visitas em vendas.

Mais recursos:

Aumente as visitas à sua loja virtual

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