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Aprenda sobre as métricas do Google Analytics
Os relatórios do Google Analytics permitem que você visualize dados sobre quem acessa a sua loja. Nós te contamos quais.
Depois de vincular seu Mercado Shop ao Google Analytics, o passo seguinte é visualizar e analisar as métricas do seu negócio. Isso te ajudará a melhorar a estratégia de vendas e obter melhores resultados.
Relatório Compras no comércio eletrônico
O relatório "Compras no comércio eletrônico" exibe informações sobre os produtos vendidos e a atividade de compra registrada em seu Mercado Shop.
Para acessá-lo, entre em sua conta do Google Analytics e clique em Conversões no painel esquerdo. Depois, selecione a opção Comércio eletrônico no menu expansível. Lá você encontrará as seguintes métricas:
- Entradas do produto: entradas totais procedentes dos produtos, sem incluir impostos ou custos de envio.
- Produtos adicionados ao carrinho: o número de itens adicionados ao carrinho pelos visitantes do seu Shop.
- Produtos comprados: o número de produtos comprados.
- Produtos vistos: o número de produtos visualizados.
Para que servem os relatórios de comércio eletrônico?
A partir desses dados, você contará com informações relevantes sobre as vendas do seu Mercado Shop e poderá analisar o que está performando menos e precisa de iniciativas para ser impulsionado. Considere as seguintes questões:
- Quais acessos e quantos produtos são vendidos por transação: Estos datos son sumamente útiles porque te mostrarán claramente cuáles son las ventajas y las desventajas de tu Mercado Shop. Prestando atención a estos parámetros podés trazar un plan de marketing que te permita potenciar esos puntos flojos, inclusive aprovechando los puntos más fuertes para potenciar a los más débiles.
- Quais produtos vendem melhor e quais se adaptam bem ao orçamento dos clientes: Isso te permitirá definir futuras promoções e estratégias de segmentação de mercado para as próximas campanhas de marketing.
- Quais produtos foram mais beneficiados com as estratégias de marketing: Esse é um dado fundamental para desenvolver suas futuras estratégias de negócio e campanhas publicitárias.
Questionamentos como os propostos acima mostram claramente as vulnerabilidades do seu Mercado Shop. Prestando atenção a cada parâmetro, é possível potencializar os pontos fracos e aproveitar os pontos fortes do seu negócio.
O que mais pode ser visto pelo Analytics?
Além de dados específicos de comércio eletrônico, a cada vez que acessar a plataforma pela web ou aplicativo, você poderá ver dados relevantes. O Google Analytics tem diferentes seções, com níveis de profundidade bastante diversos. Exemplos:
Tempo real
Mostra o que está acontecendo em sua página no exato momento. Você pode ver as seguintes métricas:
- Número de usuários (por minuto) nos últimos 30 minutos.
- Usuários por origem, meio ou campanha: de onde vêm os usuários.
- Usuários novos por audiência: quem são os usuários.
- Usuários por título de página ou nome da tela: com qual conteúdo interagem.
- Contagem de eventos por nome do evento: quais eventos ativam.
- Conversões por nome do evento: quais conversões completam.
Ciclo de vida
Esses relatórios te ajudam a conhecer cada fase da navegação dos seus compradores.
- Aquisição: indica como seu site foi encontrado e como chegaram à sua página. Ou seja, qual a origem do tráfego (Google, redes sociais etc).
- Interação: aqui você encontrará informações sobre o comportamento dos visitantes em sua página. Por exemplo, o tempo que passaram na loja, o fluxo de tráfego e as buscas realizadas.
- Monetização: esses relatórios mostram informações sobre as conversões da loja, o total de entradas, quantos produtos foram vendidos, o total de compradores, entre outros.
- Retenção: resume os dados de retenção dos usuários do seu site web ou mobile.
Usuários
Permite ver informações quantitativas e qualitativas sobre os usuários do seu Shop em um período determinado de tempo (fácil de configurar), além de quais produtos foram visualizados. É possível acessar, por exemplo, dados demográficos dos compradores (idade e região) e qual dispositivo utilizam.
Qual a diferença entre conversão e intenção de conversão?
Embora o principal objetivo seja aumentar as vendas do e-commerce, muitas vezes é necessário definir outros tipos de metas para otimizar a experiência dos clientes e a performance do site, desde obter alguns dados dos usuários até fidelizá-los para que comprem mais vezes.
Quando pensamos na navegação do consumidor do momento que descobre a nossa marca até o momento em que compra um produto, chamamos de “funil de conversão”. Esse é um conceito importante no comércio eletrônico, porque considera todos os passos que um cliente em potencial segue para se transformar em um comprador real.
Há uma jornada a ser seguida dentro da loja até a conclusão da compra e, para entendê-la, o Google Analytics é um grande aliado.
A ferramenta analisa esse trajeto e quantos usuários passam de uma etapa para outra no processo de compra. Contar com essa informação é fundamental para gerenciar seu Mercado Shop.
Com o Google Analytics, você terá em apenas uma plataforma várias informações sobre campanhas publicitárias e seus respectivos resultados. Ou seja, poderá tomar decisões mais eficientes para levar seu negócio online a outro nível. Integre o pixel do Google Analytics em seu Mercado Shop e utilize as melhores ferramentas digitais a favor do seu sucesso.
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