De 3 a 5 minutos
Atraia compradores para sua loja virtual
Neste conteúdo, você aprenderá como fazer com que mais pessoas visitem a sua loja virtual e decidam comprar.
Seja bem-vindo(a) ao guia Gere visitas à sua loja do Mercado Shops. Aqui, você encontrará informações essenciais sobre como obter mais visitas e convertê-las em vendas potenciais.
Vamos começar!
Seu Shop. Uma loja para descobrir
A Andressa tem um bazar em uma avenida importante da sua cidade. O negócio dela vai muito bem porque está em uma região movimentada, e muitas pessoas entram na sua loja para olhar e comprar seus produtos. Além disso, a Andressa vende pelo Mercado Livre e, graças às facilidades de entrega, ela não depende mais do fluxo de pessoas que passam em frente à sua loja física.
Incentivada por esse sucesso, há pouco tempo, a Andressa decidiu lançar sua loja no Mercado Shops. No entanto, embora ofereça os mesmos produtos que no Mercado Livre, suas vendas não decolaram e ela não entende o porquê.
Acontece que, diferente de como funciona com sua loja física, onde as pessoas passam a caminho do trabalho, ou do Mercado Livre, disponível para pesquisas 24 horas por dia, sua loja virtual ainda não é um espaço conhecido e facilmente encontrado pelos seus potenciais compradores. Ela é apenas um dos vários sites online que oferecem produtos à venda.
Para que as vendas do Shop da Andressa aumentem, é necessário que saia para encontrar seus clientes, tornar sua loja conhecida e mostrar às pessoas que ela tem o que procuram.
O que a Andressa realmente precisa é gerar visitas para a sua loja virtual.
💡 As pessoas não chegarão sozinhas à sua loja. É necessário realizar ações que as convidem a visitá-la e que as tornem compradores.
O que é o tráfego online?
Quando falamos de tráfego online, falamos de direcionar os usuários da internet para uma página ou algum site específico. No caso das lojas virtuais, gerar tráfego significa atrair potenciais compradores.
Quanto mais pessoas interessadas visitarem a sua loja, mais chances você terá de concretizar vendas.
Existem diferentes formas de classificar o tráfego. Vamos ver as principais:
📌 Tráfego de visitas orgânicas
Inclui todas as ações que podem ser realizadas para direcionar as pessoas para sua loja virtual sem a necessidade de investir dinheiro. Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa um produto no Google, você aparece nos primeiros resultados sem qualquer patrocínio e, finalmente, ela clica e entra na sua loja.
As redes sociais também são ideais para gerar esse tipo de tráfego, seja com postagens ou através de um link que leve à sua loja no seu perfil social.
Use a Bio Livre para reunir todos os links importantes em um mesmo lugar. Você pode incluir conteúdos sobre o seu negócio e, também, publicações sobre a sua loja virtual.
Os blogs que contêm notícias interessantes sobre tópicos vinculados à sua loja ajudam a melhorar a visibilidade nos resultados das pesquisas no Google. Ao usar palavras-chave relevantes nos títulos e no conteúdo, você aumenta as possibilidades de que sua loja seja encontrada por potenciais clientes que pesquisam com estas mesmas palavras. No Mercado Shops, você pode usar as páginas de conteúdo para criar um blog e posicionar sua loja.
💡 Saiba mais sobre por que é importante incluir páginas de conteúdo na sua loja virtual.
📌 Tráfego de visitas pagas
São todas as estratégias que envolvem investimento de dinheiro em publicidade para direcionar as pessoas para sua loja virtual.
Um exemplo do tráfego de visitas pagas são as campanhas de publicidade em plataformas como o Google Ads. Esta ferramenta permite que você inclua anúncios da sua loja para que apareçam nos primeiros resultados das pesquisas.
Mais adiante, neste guia, mostraremos como você pode usar o Google Ads pelo Mercado Shops com poucos cliques e sem conhecimentos técnicos ou de marketing.
Também é possível investir em anúncios que são exibidos quando as pessoas usam as redes sociais como o Facebook, o Instagram, o X (antigo Twitter) ou o TikTok.
Em alguns casos, o tráfego pago permite escolher para qual público você vai direcionar seus anúncios, além de oferecer diferentes informações sobre o alcance e a efetividade da publicidade.
📌 Tráfego viral
É a difusão de conteúdo através da recomendação de outras pessoas. Esse tipo de tráfego é gerado quando alguém recomenda a sua loja ou compartilha o conteúdo das suas redes sociais porque gostou do seu produto.
💡 Os três tipos de tráfego são muito úteis para gerar conversões, mas o tráfego de visitas pagas permite que você atinja mais pessoas em menos tempo com campanhas publicitárias.
Como aumentar as visitas de qualidade na sua loja virtual
Agora você já sabe que, para sua loja virtual vender, é necessário gerar visitas. No entanto, não basta atrair os visitantes, o que você precisa é atrair pessoas dispostas a comprar. Em outras palavras, você deve gerar tráfego de qualidade ou “qualificado” para aumentar suas chances de vender.
Vamos voltar para o caso da Andressa e sua loja de artigos de bazar e ver algumas das ideias que ela implementou para gerar um tráfego de qualidade.
📌 Ações de Tráfego de visitas orgânicas
Para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca do Google, ela criou um blog onde compartilha receitas e conselhos relacionados com seus produtos. Além disso, cada vez que lança uma nova linha, cria uma página com informações sobre cada item. Também anuncia lançamentos e promoções em suas redes sociais, além de incluir um link para sua loja e para as páginas de conteúdo no seu perfil e nas histórias.
📌 Ações de Tráfego de visitas pagas
Mesmo não tendo conhecimentos de marketing, com poucos cliques a Andressa criou uma campanha no Google Ads pelo Mercado Shops. Dessa forma, seus anúncios aparecerão nos primeiros resultados de busca quando as pessoas procurarem artigos de cozinha no Google.
📌 Ações de Tráfego viral
Para aumentar a participação e a visibilidade do seu negócio, ela convidou seus clientes para deixar opiniões no Google e até lançou concursos de novos produtos nas redes sociais, convidando os participantes a compartilharem suas postagens para aumentar a viralização.
Próximos passos
Agora que você já conhece estas estratégias, lembre-se de impulsionar os três tipos de tráfego. No painel de Geração de visitas, você encontrará informações sobre as visitas e vendas do último mês, além de recomendações para aumentar o tráfego da sua loja.
Resumindo:
- As pessoas não chegam à sua loja sozinhas, você precisa gerar ações para que elas se tornem visitantes e compradores.
- O tráfego orgânico consiste em visitas provenientes de ações que não exigiram investimento de dinheiro.
- O tráfego pago consiste na compra de anúncios de publicidade para as redes sociais ou para os espaços patrocinados dentro de sites ou mecanismos de busca.
- O tráfego viral surge da ação de outros usuários que compartilham ou recomendam um produto, marca ou serviço.
- Algumas ações para direcionar o tráfego para sua loja incluem: criar conteúdo, fazer postagens que levem à sua loja, ou ainda, investir na publicação de anúncios em mecanismos de busca, sites ou feeds de mídia social.
Mais recursos:
- Analise as métricas de geração de visitas
- Como criar sua primeira campanha do Google Ads com um clique
Aumente as visitas à sua loja virtual
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