Menos de 2 minutos

Checklist e Engajamento no Instagram

Qual o checklist que a sua conta no Instagram deve cumprir para posteriormente trabalhar o engajamento ser uma conta de sucesso?

 

Está claro para todo empreendedor que o sucesso não tem uma receita mágica, não é como fazer uma receita de bolo que todos os ingredientes geram o mesmo resultado, não é mesmo?

Não é mistério que essa receita não existe, porém é uma verdade que existem diferentes caminhos para atingir um mesmo resultado, e o que todos têm em comum são processos e pontos de atenção chaves.

Isso se aplica às suas estratégias de redes sociais. Existem diferentes conteúdos e posicionamentos que a sua marca pode testar, na busca pela a sua receita de sucesso personalizada, e nessa busca precisamos ter atenção ao básico.

É isso que chamo hoje de checklist do Instagram!

Essas revisões básicas vão garantir uma base sólida e consistente para que você possa começar a experimentar diferentes temperos na sua estratégia e buscar os melhores resultados:

 

1. Tipo perfil:

Primeira coisa você precisa deixar o seu perfil como PÚBLICO, se você quer chegar nas pessoas você não pode ter a audácia de deixar o seu perfil privado.

Além disso, ativar o perfil comercial, hoje o Instagram te da opções que com certeza alguma delas vai se enquadrar no seu negócio

2.  Bio estruturada

Quem é você? O que você vende? Ou o que você gostaria de resolver com os produtos que você vende?

Seja ÓBVIO! Não dê espaço para interpretações diversas

Você entrega em todo país? (se você trabalha com mercado shops a resposta é sim) Deixe claro para o cliente quais as regiões você atua!

Não encher a sua biografia de emojis, zero problemas com eles , mas use com moderação!

 

3. Dados de Contato

Um e-commerce não pode ter dados de contato secretos, você precisa deixar a um clique o acesso das pessoas até você, um local onde ele possa tirar as dúvidas , fazer orçamento e comprar os seus produtos

 

Mas qual o melhor canal?

Aquele que você possa atender, além de ser muito importante ter o canal de contato, é precioso ter um canal de contato que responda às demandas do cliente.

 

4. Link na Bio

O Instagram atualmente já oferece a possibilidade de colocar URL na descrição do seu perfil, e você pode usar ela com bastante sabedoria, colocando links que direcionam para o canal do WhatsApp, outro que direciona para o seu e commerce, e até mesmo um para receber avaliações no GOOGLE. Nossa, mas como eu faço isso se é possível apenas um link?

A solução já existe em diversas plataforma, eu vou deixar duas indiciações e você vê em qual se adapta melhor, site https://beacons.ai/ e o mais conhecido aqui no Brasil que é o https://linktr.ee/.

 

5. Instagram Shopping

Por último, mas longe de ser o menos importante, ter habilitado o Instagram Shopping dentro do seu perfil comercial do Instagram.

Primeiro, para quem não conhece o insta Shopping é uma ferramenta que puxa o seu catálogo de vendas do seu ecommerce para o Instagram, dessa forma, duas coisas se tornam possíveis. 

  • A primeira é que habilita uma nova parte do Instagram onde todos os seus produtos ficam por ali, e se o cliente tiver interesse em finalizar, a compra é direcionada ao checkout do seu site.
  •  E a segunda é que quando você fizer publicações de produtos, você pode marcar os produtos e eles vão ficar facilmente “compráveis” na sua loja, isso além de gerar uma maior credibilidade, ajuda em todo processo de compra do seu cliente.

Esse checklist é o primeiro passo para redes sociais mais efetivas para complementarem toda a sua estratégia de vendas!

O que você achou desse conteúdo?