Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Cinco passos para começar seu negócio no Mercado Livre

Milhões de pessoas lucram graças às suas vendas no Mercado Livre. Confira dicas para atingir as 10 primeiras vendas

O comércio eletrônico é uma das principais formas de realizar compras e de vender. E o Mercado Livre é o lugar certo para quem quer começar o seu negócio online. Além disso, o maior e-commerce da América Latina disponibiliza diversas ferramentas que facilitam tanto o processo de venda dos vendedores quanto o de compras.

Passo a passo de como vender no Mercado Livre pela primeira vez

Se você nunca vendeu algo pela Internet, o Mercado Livre é o lugar perfeito para você dar os primeiros passos rumo a um negócio bem-sucedido. 

O ponto de partida do seu negócio é a criação de uma conta no Mercado Livre:

Acesso e cadastro dos dados

Acesse www.mercadolivre.com.br e selecione a opção “Crie a sua conta''.

O cadastro no Mercado Livre acontece sem burocracia. Se você ainda não possui uma empresa com número de CNPJ, é possível criar a sua conta somente utilizando o seu CPF.

  • Para se cadastrar como pessoa física, insira: nome e sobrenome, e-mail, crie uma senha e clique em continuar.
  • Para se cadastrar como empresa, insira: CNPJ, razão social, e-mail, crie uma senha e clique em continuar.

Após preencher os dados e confirmar a criação do cadastro, sua loja estará pronta para começar a vender. Com essa conta, você poderá vender seus produtos em todo o país e cuidar das vendas de onde estiver. Não é necessário ter uma loja física. No Mercado Livre, o seu negócio pode realizar vendas 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Para anunciar pela primeira vez no Mercado Livre não é necessário ter experiência, nem pesquisar tutoriais: 

Acesse sua conta

Ao acessar sua conta e passar o mouse sobre o ícone do seu perfil, a opção Vender aparecerá entre os tópicos. Clique nessa opção e comece a anunciar seus produtos. 

Selecione o que pretende anunciar 

Para começar o processo do seu primeiro anúncio, selecione uma das seguintes categorias: Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços.

  • Escreva um título atrativo e objetivo. Quanto mais preciso for o título, mais fácil será para seus compradores encontrarem o que estão buscando.
  • Selecione a categoria do seu produto. Considerando o título do anúncio, é importante categorizar o produto que você pretende vender, o que também facilita a busca dos clientes. Confira se está adaptado ao que está oferecendo ou selecione outra categoria. Você pode pesquisar em qual categoria a concorrência anuncia para se certificar de que está anunciando de forma correta.
  • Escolha a forma de anunciar. Conforme o produto, você poderá anunciá-lo no catálogo do Mercado Livre para melhorar o seu posicionamento. Recomenda-se aproveitar as vantagens de anunciar no catálogo, caso esteja disponível para o seu produto.

 

Preencha as informações do seu produto

Essa é uma das partes mais importantes do processo de criação do seu anúncio. Com informações detalhadas e precisas do seu produto, a chance de realizar a venda é maior.

  • Inclua fotos do seu produto. Uma boa imagem é fundamental para estimular o desejo de compra.
  • Indique o nível do seu estoque. Informe a quantidade de produtos disponíveis de cada variação para automatizar seu controle de estoque.
  • Indique se o seu produto tem variações de cor, material, tamanho etc. Uma variação é cada uma dessas opções de um mesmo produto. O ideal é que não haja alteração de preço.
  • Publique todos os seus produtos para ter mais visibilidade. Crie gratuitamente o seu vídeo  para divulgar seus produtos em redes sociais.  
  • Preencha o código universal do seu produto. Essa informação é primordial para você aparecer nos resultados de busca.
  • Preencha a ficha técnica. É importante descrever as principais características do produto, como medida, modelo, marca e material. 

Antes de publicar o seu produto e disponibilizá-lo para venda, revise seu anúncio e observe que, se infringir os direitos de propriedade intelectual, você pode receber uma denúncia do titular de direitos, ou o Mercado Livre pode pausar ou cancelar sua publicação por descumprir as Políticas para Cadastramento de Anúncios.

Agora que você já criou a sua conta e já publicou o seu primeiro anúncio, é hora de partir para as vendas.

É fundamental registrar as 10 primeiras vendas porque o Mercado Livre leva a reputação muito a sério e só passa a exibir essa boa imagem em seu perfil após suas 10 primeiras vendas. Ter a reputação em nível verde atrai mais clientes e, consequentemente, o seu negócio realiza mais vendas. 

Começar a vender no Mercado Livre é simples e fácil porque não necessita investimento para criar a conta, anunciar um produto e realizar vendas. A cada negócio fechado, haverá cobrança de uma comissão fixa, dependendo do tipo de anúncio que tenha feito - gratuito, clássico ou premium. Os anúncios são gratuitos e o vendedor só paga a comissão quando realizar uma venda.

Oferecer diferentes opções de pagamento aos seus clientes, até mesmo facilidades como financiamento, é fundamental para atrair muitos compradores. E o dinheiro das vendas é creditado automaticamente em sua conta Mercado Pago

O Mercado Livre é reconhecido por seus consumidores por realizar a entrega mais rápida do Brasil. Por isso, é fundamental que o processo de entrega dos pedidos da sua loja sejam realizados o mais rápido possível. Priorizamos os vendedores que disponibilizam e garantem entregas rápidas com envio em até 24 horas. 

Ao realizar a sua primeira venda, não se preocupe com as burocracias de envio, o Mercado Livre facilita esse processo oferecendo etiqueta e frete incluso na compra. Isso significa que, ao chegar em uma agência dos correios, não é necessário fazer o pagamento do frete para envio, pois essa quantia será descontada automaticamente do valor da compra.

Com esse passo a passo você já está pronto para começar o seu negócio online e realizar vendas sem sair de casa. 

Aproveite as oportunidades que só o Mercado Livre tem e comece agora mesmo.

Como começar a operar no Mercado Livre

5 conteúdos

Você está a um passo de se tornar um vendedor. Crie seu primeiro anúncio e cresça junto com seus negócios.

O que você achou desse conteúdo?