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Como abrir sua ME (Microempresa)

Saiba as vantagens e requisitos para abrir sua empresa e comece os trâmites necessários.

A Microempresa (ME) é um dos regimes mais recomendados para abertura de empresa e é indicado para empresários com faturamento de até R$ 360 mil ao ano.

Para abrir uma ME, você precisará do serviço de um contador, e o trâmite de abertura pode levar aproximadamente 45 dias, dependendo da cidade em que a empresa está localizada. Por isso, comece o processo de abertura com antecedência.

Conheça as principais vantagens de uma ME

 

Veja os requisitos para a abertura de uma ME

  • Não ter débito com o INSS
  • Não ser regulamentado nos registros fiscais
  • Não ter sócios no exterior
  • Não ter capital em órgãos públicos
  • Não ser uma cooperativa
  • Não ter filiais ou subsidiárias no exterior

 

O que você precisa fazer para iniciar o processo de abertura

Saiba as etapas para criar uma ME

1. Busque um escritório de contabilidade

O primeiro passo para você abrir sua Microempresa é contratar um contador para a abertura de um CNPJ.

Você pode escolher um escritório de contabilidade de sua confiança ou optar por uma das empresas de contabilidade parceiras do Mercado Livre. Consulte qual parceiro oferece o serviço na sua cidade.

Ao contratar um contador, você precisará pagar pelo serviço de abertura, além de duas taxas para serem pagas ao governo: Alvará de funcionamento e Taxa para a Junta Comercial. Dependendo da cidade ou Estado, o custo total da abertura mais taxas pode chegar a até R$ 2.500.

Se optar pelo serviço de um dos nossos parceiros, você poderá aproveitar os benefícios oferecidos por eles para que o processo seja mais simples e barato.

 

2. Preencha o cadastro

Caso você opte por uma empresa de contabilidade parceira, você precisará fazer apenas o preenchimento do cadastro com dados pessoais e informações sobre a empresa, como endereço, nome e atividades, e enviar os documentos obrigatórios para abertura (RGs e IPTU). A empresa de contabilidade se encarrega de todo o restante do processo por você.

 

3. Aguarde a elaboração do contrato social e demais documentos

Assim que o cadastro for analisado e aprovado, o contador ou a empresa de contabilidade fará os documentos oficiais da empresa, como contrato social e declarações. Esses documentos serão encaminhados à junta comercial para emissão do seu CNPJ.

 

4. Faça a emissão do alvará e enquadramento no simples nacional

Com o número do seu CNPJ já em mãos, você terá que realizar a emissão do alvará de funcionamento da sua empresa e o enquadramento no Simples Nacional. O contador ou a empresa de contabilidade também realizará todo esse procedimento por você. O prazo médio desde o início da abertura de sua nova empresa até o enquadramento no Simples Nacional e finalização da abertura é de 45 dias.

Saiba como formalizar seu negócio e aumentar as vendas

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