Menos de 2 minutos

Como analisar os resultados de uma data especial

Contaremos como avaliar os resultados de uma loja virtual depois de uma data especial e identificar pontos de melhoria para o prĂłximo evento comercial.

No painel de Geração de visitas, você poderá analisar as métricas-chave que permitem avaliar o rendimento das suas campanhas e promoções. Isso ajudará você a identificar oportunidades de melhoria após as datas especiais que você definiu no seu calendário comercial, como a Black Friday ou o Hot Sale.

Gráfico de visitas

O gráfico de visitas permite que você analise a relação entre as visitas e o número de vendas. 

Neste gráfico, podemos ver:

Métrica Cómo analizarla luego de una fecha especial
Todas las visitas: cantidad de visitantes durante determinado tiempo. Comparå este dato con campañas anteriores o días normales para evaluar el impacto de la fecha especial.
Visitas orgånicas y visitas pagas: fuente de dónde provienen las visitas (Google, redes sociales, campañas de email, etc.). Identificå qué canales funcionaron mejor para atraer clientes e invertí mås esfuerzos en las próximas campañas.
Todas las ventas: total de compras realizadas durante el período de la campaña (incluye ventas orgånicas y pagas).
  • ComparĂĄ el total de ventas con el de visitas para entender la relaciĂłn entre trĂĄfico y ventas. TambiĂ©n comparĂĄ el total de ventas con campañas anteriores para identificar quĂ© promociones funcionaron mejor.
  • Si hay muchas visitas pero pocas ventas, podrĂ­a ser necesario ajustar la descripciĂłn de los productos o mejorar las ofertas para que sean mĂĄs competitivas y claras.
  • Si hiciste ajustes en la campaña, como aumentar el presupuesto o pausar anuncios, revisĂĄ cĂłmo afectaron en las visitas y las ventas y tenĂ© en cuenta estos resultados en tus decisiones futuras.

đŸš© “Suas alterações”

Ao ativar a opção đŸš© “Suas alterações”, o gráfico mostrará quando você fizer alterações nas suas ferramentas de publicidade, como a ativação ou pausa de uma campanha, ou um aumento no orçamento. 

Esta funcionalidade é muito útil para analisar como cada ajuste influenciou no rendimento da sua loja virtual durante a data especial.

Por exemplo, se você observar um crescimento das visitas ou das vendas logo após aumentar o orçamento de uma campanha para redes sociais, é provável que essa ação explique esse efeito positivo.

Gráfico de conversão

O gráfico de conversão permite que você analise os resultados das suas campanhas publicitárias, tanto as visitas à sua loja virtual como as vendas concretizadas. 

A tag “Maior conversão” indica qual foi a ferramenta de publicidade que gerou um maior número de vendas.

 

Neste gráfico, podemos ver:

Métrica Cómo analizarla luego de una fecha especial
Cantidad de ventas: nĂșmero total de ventas generadas por cada fuente de visitas (orgĂĄnica o paga). ComparĂĄ las ventas generadas en cada canal para identificar cuĂĄles fueron mĂĄs efectivos y dĂłnde enfocar futuras inversiones.
Tasa de conversión: indica el porcentaje de visitantes que realizaron una compra. Utilizå esta métrica para evaluar la efectividad de tu tienda y campañas. Si es baja, reviså precios o descripciones de tus productos.
Carritos creados: refleja las ventas iniciadas (carritos abandonados). Puedes usar esta informaciĂłn para implementar estrategias de retargeting u ofrecer un descuento en el email de recupero de carrito abandonado. Las promociones post fecha especial son Ăștiles para mantener el interĂ©s de tus compradores.
Ventas: representa las ventas concretadas, discriminadas por canal (orgĂĄnico o pagado). TomĂĄ decisiones de inversiĂłn a futuro segĂșn el canal que aportĂł mĂĄs al total de ventas.

💡 Dica: se você já realizou campanhas anteriormente, é aconselhável que você mantenha um controle dos resultados em uma planilha. Isso permitirá que você compare mais facilmente como foram os resultados em geral e identifique padrões ou áreas de melhoria.

Resumindo:

  • Compare as vendas com as datas especiais anteriores para avaliar quais estratégias funcionam melhor.
  • Identifique as fontes mais eficazes das visitas e concentre seus esforços nelas.
  • Revise a taxa de conversão. Se for baixa, modifique as descrições, os preços ou as promoções.
  • Controle os resultados das datas especiais anteriores em uma planilha para facilitar a comparação e realizar melhorias contínuas.
Analise os resultados das suas campanhas

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?