Menos de 2 minutos

Como anunciar corretamente seu serviço

É fundamental otimizar a qualidade da mensagem e das fotos para gerar segurança nos usuários. Fundamentais para se destacar entre seus concorrentes.

Quando uma pessoa pesquisa um serviço na Internet, costuma parar em alguns detalhes para diminuir a incerteza gerada pela contratação de algo que não é possível conferir. Por isso é importante que você se certifique de que seu anúncio responda a todas as suas preocupações, otimizando tanto a mensagem quanto as imagens. Estes são os elementos que podem aumentar a confiança de que seus clientes precisam para concluir o contrato.

Lembre-se sempre que há muita concorrência e que seus anúncios são a ferramenta para se destacar. Procure oferecer informações concisas e claras, e imagens ilustrativas.

Observe que um anúncio incompleto geralmente perde o posicionamento. 

Dicas para otimizar sua comunicação e gerar confiança:

Título

O título é fundamental para apresentar aos seus clientes o que seu anúncio oferece. Você precisa ter certeza de que incluir as palavras-chave em cada categoria. Confira como funcionam os títulos da sua concorrência para conseguir a melhor publicação e aumentar as chances de subir posições nas listas.

Nos títulos de seus anúncios:

  • Seja claro e breve: Para fornecer mais informações é a descrição. Lembre-se que o título serve para contar sinteticamente o que você oferece.
  • Evite abreviar palavras: muitas vezes não são compreendidas e, ao invés de esclarecer, podem confundir.
  • Verifique com atenção se o título do seu anúncio está digitado corretamente e sem erros ortográficos: Não repita letras, nem mesmo para ficar mais marcante.
  • Evite exclamações ou pontos de interrogação: Se quiser experimentar anúncios mais dinâmicos e dar um pouco de “proximidade”, faça na descrição, mas não exagere porque pode soar infantil ou pouco profissional.
  • Evite adjetivos que qualifiquem seu anúncio: Eles não agregam valor às sobrecargas porque podem ser pouco profissionais e gerar um efeito contrário ao desejado. Faça com que o serviço que você oferece fale por si.
  • Evite usar letras maiúsculas desnecessárias.

Fotos

As fotos são a vitrine do serviço que você oferece e causar uma boa primeira impressão é essencial.

Algumas recomendações a nível fotográfico na categoria Serviços:

  • Use fotos nítidas e que estejam bem focadas.
  • Lembre-se que as fotos devem estar relacionadas ao serviço que o anúncio oferece.
  • As pessoas precisam entender o que você está oferecendo na primeira imagem.
  • Certifique-se de que as imagens não possuem marcas d'água, bordas, logotipos, banners ou textos ou informações de contato, pois esses dados constam na publicação.
  • Certifique-se de que seu tamanho mínimo seja de 500 x 500 pixels. O ideal é que tenham 1200 x 900 pixels ou mais para manter a qualidade da imagem e poder ampliar sem perder a nitidez.

Fotografia para alguns tipos de serviços

  • Aluguel de um produto / máquina / móveis

Adicione imagens do produto de diferentes ângulos, tentando mostrar todos os detalhes corretamente.

  • Cursos e aulas

Se você oferece aulas de apoio escolar, de direção, dança, idiomas, etc, é importante que seu anúncio contenha uma foto das pessoas estudantes (apenas se tiver autorização prévia), fotos dos títulos ou certificações que possui e comprovam a atividade, foto das instalações, dos equipamentos e material de estudo que você utiliza.

  • Serviços

Os serviços como de pedreiro, encanador ou pintor são anunciados pelo trabalho realizado. É importante incluir fotos de projetos que você mesmo fez, as ferramentas que usa e você mesmo em ação.

  • Experiências

As imagens de pessoas vivendo a experiência costumam ser muito eficazes. 

  • Serviços pessoais

Em caso de determinados profissionais como contadores ou psicólogos, é importante que seu anúncio inclua imagens do seu registo, as certificações que lhe garantem a oferta do serviço, menções ou participação em congressos, se as tiver. Além disso, lembre-se que mostrar o ambiente onde você trabalha transmite confiança.

  • Outros serviços

Adicione imagens de pessoas usando o serviço que você oferece. Você também pode incluir fotos dos materiais que usa. Por exemplo, no caso de serviços de beleza, é possível incluir fotos dos produtos que usa e do espaço de trabalho.

Descrição

A descrição precisa ser completa e apresentar todas as informações importantes do serviço que você oferece. Se for curta, provavelmente vai deixar muitas perguntas sem resposta, o que pode gerar dúvidas e confusão para o cliente. Algumas dicas:

  • É melhor fornecer apenas a quantidade certa de informações. Dar mais informações pode confundir o cliente.
  • Separe as informações por parágrafos de forma ordenada para facilitar a leitura. Não use palavras em letras maiúsculas.
  • É fundamental que esclareça o leque de áreas em que oferece o seu serviço, para além do ponto indicado no mapa.
  • Seja claro sobre exatamente o que você oferece, o que seu serviço inclui e o que não inclui. Também destaque se há algum custo adicional. Não deixe espaço para confusão.
  • Considere que Serviços é uma categoria que costuma ter muitas dúvidas. Responda sempre com boa disposição. Se você identificar que existe uma dúvida muito frequente, acrescente essa informação na sua descrição.

Perguntas

Lembre-se de que sempre que um cliente fizer uma pergunta, é sua oportunidade de fechar uma possível venda. Ao responder, certifique-se de fazê-lo com clareza e qualidade para solucionar suas dúvidas. Você também deve considerar que o tempo que leva para responder é importante para que o cliente decida pela venda: evite levar muito tempo para responder.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?