Como anunciar meu produto no Mercado Livre

Para fazer seu primeiro anúncio no Mercado Livre, você não precisa ter experiência nem ser mestre nos tutoriais. É muito fácil!

Como anunciar meu produto no Mercado Livre

Siga as seguintes instruções:

1. ENTRE

Entre na sua conta e clique na opção Vender que está no menu superior.

2. DEFINA O QUE VAI ANUNCIAR

Você pode selecionar entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços. Neste caso, vamos te mostrar como anunciar Produtos.

 

3. CRIE UM TÍTULO PARA O SEU ANÚNCIO

A estrutura deve ser simples: produto + marca + modelo + algumas especificações que ajudem a identificar o produto. Quanto mais preciso for o título, mais fácil será para seus compradores saberem que você oferece o que eles estão buscando.

Veja como criar um bom título

 

4. SELECIONE A CATEGORIA DO SEU PRODUTO

Dependendo do produto que você for anunciar, nós vamos sugerir uma categoria para o seu produto.

Verifique se a categoria que sugerimos se adequa ao que você está oferecendo. Caso não corresponda, selecione outra.

Dica: se você tiver em dúvida sobre como categorizar seu produto, busque em qual categoria sua concorrência anuncia.

 

5. ESCOLHA COMO VAI ANUNCIAR

Dependendo do produto que você for anunciar, pode fazer isso no catálogo, para aumentar seu posicionamento, ou na lista geral. As duas formas estão corretas. Nossa recomendação é que, se você tiver a opção de anunciar no catálogo, aproveite essa oportunidade.

Saiba mais sobre o catálogo.

Caso você não tenha a opção do catálogo, não se preocupe! Isso significa que todos os anúncios de produtos semelhantes ao seu também não têm esta opção. Ou seja, vocês estão competindo diante das mesmas condições.

 

6. PREENCHA AS INFORMAÇÕES DO SEU PRODUTO

Quanto mais detalhado for o seu anúncio, mais oportunidades você terá de concretizar uma venda.

A seguir, vamos informar alguns itens que você precisa preencher, dependendo do produto que está anunciando. Se pedimos que você preencha estas informações, é porque são relevantes para o anúncio e seus possíveis compradores. Portanto, tente preencher todos os campos com as informações corretas.

Fotos do seu produto

Uma boa foto é fundamental para que o cliente veja como seu produto de fato é. Certifique-se de mostrar bem o que você vende. Veja quais fotos colocar.

Estoque disponível

Informe a quantidade real de unidades que você tem disponível para vender. Se não informar o estoque, seus anúncios ficarão mais abaixo nos resultados de busca e poderão não ser encontrados com tanta facilidade. Caso você informe uma quantidade diferente do real, corre o risco de precisar cancelar vendas e impactar negativamente sua reputação.

Código universal do produto

Este código é muito importante, pois nos permite identificar seu produto e pode te ajudar a anunciar de forma mais rápida. Certifique-se de informá-lo corretamente.

Saiba mais sobre o Código universal do produto.

Variações

Um produto pode variar por cor, tamanho, material etc. Uma variação é cada uma dessas opções do mesmo produto, sem implicar em uma alteração de preço. Se você tiver variações, informe-as para unificar a oferta no mesmo anúncio. Você pode informar a quantidade de estoque que tem por variação para oferecê-los de forma clara e organizada. Saiba mais sobre variações

7. PREENCHA A FICHA TÉCNICA

Lá, você pode adicionar as características mais importantes do produto, que nos ajudarão a entender exatamente o que você vende.

Saiba mais sobre a ficha técnica

 

8. INFORME O PREÇO

Você pode colocar o preço que quiser no seu produto. Conforme for selecionando suas preferências nas próximas etapas, vamos mostrar o cálculo final da sua receita a cada venda feita.

 

9. ESCOLHA O TIPO DE ANÚNCIO

Cada tipo tem diferentes características. Pode ser: GrátisClássico com exposição alta ou Premium com exposição máxima e parcelamento para os seus clientes. Todos os anúncios são grátis, você só paga quando faz a venda!

 

10. CONHEÇA AS FORMAS DE ENVIO

Vamos informar sobre a forma de envio das suas vendas e você poderá escolher caso queira adicionar a opção de retirada pessoalmente.

 

11. DÊ MAIS INFORMAÇÕES

Adicione informações relevantes para os seus clientes:

  • Informe se o produto tem garantia.
  • Você pode selecionar se oferece NF-e para os clientes que queiram.
  • É possível adicionar uma descrição para elaborar os detalhes que você não informou anteriormente. Adicione uma descrição com informações relevantes. Você pode criar a descrição com base nas perguntas recorrentes que recebe para fornecer respostas antecipadas e, assim, diminuir o fluxo de perguntas. Não esqueça de reler o texto para evitar erros gramaticais ou de digitação. Certifique-se de que tudo que está prometendo no anúncio esteja de acordo com o seu produto.
  • Você pode também adicionar um vídeo sobre o seu produto e seu funcionamento. É uma ótima ferramenta para chamar a atenção de uma forma diferenciada.

 

12. ANUNCIE

Clique na opção Anunciar e pronto! Caso você queira revisar as informações, basta selecionar Revisar anúncio.

E após a sua primeira venda, confirme se ela foi realizada com sucesso.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi