Como associar um domínio próprio ao seu Mercado Shop

É necessário aproveitar todas as vantagens do seu Shop. Nós explicaremos como fazer isso.

Se ainda não tem seu próprio domínio, o primeiro passo é comprar um. Você pode fazer isso, por exemplo, no Go Daddy. Se já possui seu domínio próprio, o próximo passo é associá-lo ao Mercado Shops.  Para isso você terá duas opções:

  • Delegar domínio completo (opção recomendada): essa alternativa implica em fazer a delegação completa do seu domínio ao Mercado Shops. É a mais fácil de fazer, nós cuidamos de tudo.
  • Delegar domínio parcial (opção avançada): recomendamos que escolha ela apenas se você tiver conhecimento avançado sobre domínios. Como funciona? Somente a parte "www" chegará ao Mercado Shops e você manterá os demais serviços, como as contas de e-mail em sua hospedagem.

 

Como delegar o domínio completo (opção recomendada)

Depois de ter seu domínio, faça login em sua conta do Mercado Shops e o seguinte procedimento:

1. Acesse a opção Quero associar um domínio registrado. 

2. Em seguida, digite seu endereço de domínio e clique em Continuar.

3. Você verá como guia padrão a Configuração recomendada. Lá daremos informações que devem ser copiadas no provedor onde comprou o domínio.

4. A seguir, vá ao site do seu provedor de domínio e modifique onde está escrito “DNS” para os links que demos a você no Shops. É só copiar e colar. Cada provedor de domínio tem seu jeito de configurá-lo, portanto, siga as instruções que cada um deles lhe der sobre como fazê-lo.

5. Depois de concluir o processo, volte ao Mercado Shops e indique Já fiz. Espere uns minutos para que façamos a associação.

6. O processo já foi concluído. Agora é só esperar. Avisaremos por e-mail quando tudo estiver pronto. Lembre-se de que a mudança pode levar até 48 horas. Caso não seja possível concluir o processo de associação, enviaremos um e-mail informando o motivo e solicitando que você faça os ajustes necessários.

 

Como delegar o domínio parcial ao seu Mercado Shop (opção avançada)

Se você já possui um domínio que está usando e quer manter algumas de suas funcionalidades, deve fazer uma delegação parcial. Nesse caso, seu domínio agora estará vinculado ao seu Mercado Shop. Esse tipo de configuração parcial deve ser feita onde seu domínio está hospedado (provedor, hosting ou servidor) para que a partir de agora direcione o endereço principal para sua loja no Mercado Shops. 

Desta forma, você poderá manter sua hospedagem atual com todos os seus e-mails personalizados (por exemplo: consulta@seudominio.com) e usar o domínio que você escolheu como endereço do seu Mercado Shops. Seus clientes continuarão escrevendo para o mesmo e-mail e poderão acessar sua loja sem problemas.

Para configurar essa opção, siga estes passos:

1. Acesse a opção Quero associar um domínio registrado. 

2. Uma vez lá, digite seu endereço de domínio e clique em Continuar.

3. Em seguida, você deverá escolher a guia Configuração Avançada.

4. Agora faça login em sua conta no provedor do seu domínio. Lá, escolha a seção 'Domínios'. Em seguida, selecione o que você vai configurar e encontre o local onde os registros são gerenciados. Normalmente esta seção é chamada “Edição de DNS”.

5. Nessa seção, adicione os registros que aparecem na sua conta do Mercado Shops (os que aparecem no ponto 2 da configuração). Você deve executar essa ação três vezes, uma para cada registro.

6. Para concluir as tarefas em seu hosting, clique em Aceitar.

7. Uma vez que tenha realizado o processo, volte ao Mercado Shops e indique Já fiz.

Pronto! Seu domínio parcial será ativado em no máximo 48 horas. Entraremos em contato por e-mail para informá-lo sobre o status da associação. Se houver algum problema, também o avisaremos para que você possa corrigi-lo.

Descubra mais ferramentas para gerenciar seu Mercado Shop como um profissional