Como vender roupas e acessórios online

Vender roupas e acessórios online pode ser uma boa solução para alavancar as suas vendas online e se destacar diante da concorrência

Como vender roupas e acessórios online

Se destacar no meio de vários outros anunciantes é sempre um desafio. Quando se fala no mercado de moda, que engloba roupas, calçados e acessórios, ter total atenção aos detalhes é um grande diferencial para alavancar as vendas e fidelizar o cliente.

Por isso, montamos um passo a passo para ajudar o vendedor que está em dúvida sobre como melhorar os seus anúncios no Mercado Livre.

 

Como vender roupas e acessórios online no Mercado Livre

Quando criar o seu e-commerce de moda e acessórios, elabore títulos claros, com as informações relevantes sobre o produto. Se for possível, já inclua algumas características como tamanho, cor, estado de conservação, entre outros. Tenha em mente que o título fará toda a diferença na busca, assim como ter um anúncio completo.

 

Como tirar fotos das suas peças de roupa para ganhar o cliente

A qualidade da imagem do anúncio é muito importante, pois é a primeira coisa que aparece para o cliente durante a busca. Capriche nas imagens com as dicas abaixo:

  • Mantenha suas fotos “limpas”, sem recursos extras como logotipos, bordas, frases etc.;
  • Se possível, inclua fotos de modelos vestindo as roupas que estão à venda;
  • Prepare uma boa iluminação, um fundo branco e evite os flashes;
  • É necessário que a primeira imagem da publicação tenha um fundo totalmente branco, criado digitalmente com um editor de imagens;
  • Fotografe o mesmo produto em diversos ângulos diferentes;
  • Mostre os detalhes das peças;
  • Se possível, disponibilize fotos grandes para que o usuário consiga usar o zoom corretamente. É aconselhável que suas imagens tenham dimensão mínima de 800×600 pixels;
  • Crie vídeos com as peças. Saiba mais sobre como fazer isso.

Guia de tamanhos

Os melhores e-commerce de moda no Brasil dão muita importância às especificações dos produtos, atentando-se aos muitos detalhes das roupas e acessórios. Informações sobre os tecidos, descrição detalhada das peças, variações de cores, tipos e formatos de material precisam constar nos anúncios. Uma dúvida recorrente é de como montar a tabela de medidas.

Como existe uma variação interessante dos corpos das pessoas, principalmente no Brasil, o cuidado fará a diferença. Também ajude o seu cliente a entender suas próprias medidas, utilizando imagens para que ele possa entendê-las.

O guia de tamanhos é uma forma de oferecer informações mais precisas aos compradores. Incluir ele em seus anúncios pode trazer benefícios, como:

  • Reduzir a quantidade de perguntas: você responde antecipadamente algumas dúvidas dos seus clientes;
  • Diminuir as devoluções: com o guia, os compradores saberão exatamente o que estão comprando;
  • Melhorar o posicionamento: como diminuirá as devoluções, isso não afetará a sua reputação. Portanto, seus produtos aparecerão mais acima nos resultados de busca.

Crie um bom mix de produtos

Uma boa dica para vender no Mercado Livre é fazer com que a sua loja de roupas tenha uma boa variedade de produtos. Montar um mix é uma boa estratégia para alavancar as suas vendas, pois essa diversidade de itens ajuda a atrair mais clientes.

Mas, para aplicar essa estratégia para vender pela internet, principalmente na categoria de moda, é preciso criar um mix com produtos de tendências e também os básicos. Entenda mais sobre esses termos:

  • Básicos: também conhecidos como contínuos, esses produtos fazem parte do nosso dia a dia. Itens como camisetas lisas, calças jeans são alguns bons exemplos. Como são peças que não sofrem impacto da estação do ano ou de alguma moda, é sempre bom ofertá-las aos compradores;
  • Tendências: já essas peças são as que estão em alta no mercado. Além de você se atentar às estações do ano, é importante acompanhar revistas de moda, sites, influenciadores e programas de televisão, como novelas e realities shows. É por meio deles que muitas roupas e acessórios viram tendências, como as bandanas e as estampas de animal print e tie dye.

Outra dica importante é que essa mistura de itens básicos, com os de tendências, deixa a sua loja sempre pronta para qualquer período. Além das vendas do dia a dia, você pode aproveitar as datas sazonais, como Dia das Mães, Natal, Black Friday, entre outras, que são momentos de destaque para o varejo.

Nesse período, é importante estar preparado para aproveitar toda a mobilização dos consumidores. Um mês de antecedência é o tempo ideal para ter tudo organizado, como estoque, o atendimento e o seu mix de produtos.

Aposte em kits

Os kits são formados por um conjunto de peças, como por exemplo: ao invés de vender uma camiseta básica, você cria um kit com cinco. E a grande vantagem de investir em kits na sua loja no Mercado Livre é por causa da grande procura de clientes. Isso ocorre porque esses combos costumam ter um valor menor para os consumidores, atraindo maior busca dentro da plataforma. Confira algumas dicas para montar os kits:

  • Analise o seu mix de produtos e encontre quais podem ser vendidos em kits, dentro do seu tipo de negócio. Junte em pares, trios ou até mais itens em uma mesma oferta;
  • Capriche nas promoções com os kits. É preciso que o cliente perceba a diferença de valor com o seu desconto. Esse preço com melhor custo-benefício é o principal atrativo dos kits, não esqueça;
  • Tente unir o bom preço dos kits a uma grande velocidade de entrega. O seu consumidor vai ter mais desconto e receber mais rapidamente, se você o Full. Além disso, os seus anúncios ganham destaque na plataforma.

Com essas dicas de como começar a vender roupas pela internet, dê atenção especial a sua reputação e aos cuidados com o tempo de envio dos produtos, assim, o sucesso da sua loja está garantido.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi