Como começar um negócio com pouco investimento

Começar sua própria empresa e transformá-la em um negócio rentável e sustentável é um grande desafio. Nós contamos o que você precisa saber para iniciar o seu projeto.

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Como começar um negócio com pouco investimento

Dar os primeiros passos de um negócio próprio pode se tornar algo bem estressante. Tanto pelos obstáculos que um empreendedor novato desconhece – e que aparecerão pelo caminho – quanto pela paciência e dedicação que essa jornada exige. Além disso, normalmente o investimento com o qual se conta para abrir esse negócio não é muito folgado. 

Mas há muitas plataformas que podem te ajudar não só como mostruário ou vitrine dos seus produtos, como também com inúmeras outras ferramentas para desenvolver e potencializar seu negócio.

Hoje, vamos te contar um pouco do que você precisa para começar sua loja online no Mercado Shops com pouco dinheiro, permitindo o desenvolvimento de um negócio de sucesso, com vendas e lucros.

Comece com o que você tem

É importante fazer uma boa análise dos recursos dos quais você dispõe antes de começar. Podem ser suas habilidades, sua experiência, conhecimento e até o tipo de contatos que você pode fazer. Ao invés de sair buscando o que te falta, te aconselhamos a se concentrar no que você tem e, com isso, colocar sua energia em iniciar o seu negócio.

Neste sentido, o Mercado Shops pode se tornar um grande aliado. Para abrir sua loja, você não precisa pagar nada de ativação e nem de manutenção: apenas taxas sobre suas vendas.

Monte um modelo de negócio

O modelo de negócio é a forma com a qual a sua empresa vai gerar valor aos que consomem seus produtos e serviços. Para contar com um modelo de negócios efetivo, há três fatores que, aqui no Mercado Shops, te convidamos a considerar:

Rentabilidade

Significa que seu objetivo é poder ter uma renda.

Escalabilidade

Significa que seu modelo de negócio pode ser aplicado em outras partes do seu negócio.

Repetitividade

Significa que seu modelo tem um padrão, para ser replicado facilmente. 

Para criar o modelo de negócios, te recomendamos fazer as seguintes perguntas: qual é o produto ou serviço que você vende? Você vai fabricar ou só comercializar? Para quem você vai vender o produto ou serviço? Qual é o canal que você vai utilizar para vender? Qual é o diferencial que você tem em relação à concorrência? Qual é a forma de fazer o seu negócio crescer?

Estabeleça custos e objetivos

Com base nos seus recursos disponíveis, você precisa organizar seus custos, considerando:

Seus gastos fixos

Entre eles, inclui-se maquinário, matéria-prima, hospedagem do seu site online, aluguéis, salários etc.

Seus gastos variáveis

São os que você terá dependendo das suas vendas, ou gastos esporádicos, como por exemplo, impressão de folhetos.

A partir destas informações, você pode entender quanto precisará vender para alcançar o ponto de equilíbrio. Ou seja: o estágio onde o que você ganha cobre o que você gasta. Seu objetivo deve ser superar esse ponto de equilíbrio. 

Para que você tenha um bom começo, é ideal que você se adapte ao melhor planejamento de custos possível, e que possa conquistar seus objetivos dessa forma.

 

Use todos os canais

Tente compartilhar seu negócio com a maior quantidade de pessoas. Isso vai ajudar na divulgação e no possível aumento das suas vendas. Dessa maneira, você está fomentando a propaganda “boca a boca”. Ao abrir uma loja no Mercado Shops, você pode vinculá-la às suas redes sociais e mostrar seus produtos em todas as plataformas, destacando suas promoções e posicionando sua marca entre seus potenciais clientes.

A qualidade do conteúdo que você divulgar nesses canais será essencial para que seus potenciais clientes interajam com a sua marca e para que se gere, assim, o famoso engajamento.

Utilize um blog com conteúdo

Uma maneira muito eficaz de promover seus produtos é o conhecido marketing de conteúdo. Para isso, você pode utilizar um blog com o conteúdo do produto ou serviço e aproveitar estratégias de SEO. E, assim, gerar tráfego orgânico – que será a base para que seu negócio cresça.

 

Tenha ideias simples

Sua ideia deveria ser compreendida em uma frase. Por exemplo: vender um tipo de tecnologia para alcançar um determinado público. As melhores ideias de negócio são as mais simples, que respondem facilmente às necessidades do cliente.

Aqui, uma regra de ouro: seus amigos e familiares devem compreender facilmente o seu negócio.

Conte com uma boa equipe de trabalho

Se você tem pouco dinheiro, é mais complicado contratar uma grande quantidade de pessoas. É por isso que, no Mercado Shops, te aconselhamos que no início você se apoie em pessoas que possam te ajudar a avançar o projeto da melhor maneira possível. 

Pessoas que complementam suas ideias e ambições, que sejam positivas e possam tolerar frustrações. É preferível contar com companhias que compartilhem dos seus valores e te ajudem a manter a motivação do seu negócio.

Investigue o mercado

Antes que seu produto ou serviço seja lançado ao mercado, é melhor que você experimente com amigos e familiares para saber se ele funciona. E na sequência, você pode averiguar no mercado até onde você poderá chegar. Tenha em consideração se é um mercado saturado, quem são os que dominam esse nicho, quais são suas estratégias, e quais são os diferenciais que poderão fazer seu negócio se estabelecer.

 

Dê importância às leis

Considerando que você tenha um investimento limitado, multas por não se adaptar às leis podem ser ainda mais complicadas de pagar.

Por isso, tenha em conta as seguintes questões: quem serão os membros do negócio? Que impostos precisam ser pagos? Quais são os documentos necessários ou como deve ser o registro da sua marca e nome comercial? Entre outros requisitos que você deve avaliar.

Não tenha medo de fracassar

É comum ter uma imagem mental de um empreendedor bem sucedido, que tem tudo funcionando, liberando-se de horários e amarras trabalhistas. Mas considere que não seja tão simples assim. É muito possível que, quando você começar, nem tudo corra da melhor forma. Mas não se desespere. Sofrer alguns contratempos e fracassos ocasionais são apenas uma das partes necessárias para que seu negócio se ajuste e aperfeiçoe, se encaminhando concretamente para as necessidades dos clientes.

 

Iniciar seu empreendimento seguindo um plano de ação e se antecipando às circunstâncias te permitirá dar os primeiros passos do seu projeto com a segurança que faltava. Assim, você estará mais perto de gerar renda mais rápido, fazendo com que seu negócio aumente suas vendas.

 

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