Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como começar um negócio com pouco investimento

Começar sua própria empresa e transformá-la em um negócio rentável e sustentável é um grande desafio. Nós contamos o que você precisa saber para iniciar o seu projeto.

Dar os primeiros passos de um negócio próprio pode se tornar algo bem estressante. Tanto pelos obstáculos que um empreendedor novato desconhece – e que aparecerão pelo caminho – quanto pela paciência e dedicação que essa jornada exige. Além disso, normalmente o investimento com o qual se conta para abrir esse negócio não é muito folgado. 

Hoje, vamos te contar um pouco do que você precisa para começar seu Mercado Shop com pouco dinheiro, permitindo o desenvolvimento de um negócio de sucesso, com vendas e lucros.

Comece com o que você tem

É importante fazer uma boa análise dos recursos dos quais você dispõe antes de começar. Podem ser suas habilidades, sua experiência, conhecimento e até o tipo de contatos que você pode fazer. 

 

Neste sentido, o Mercado Shops pode se tornar um grande aliado. Para abrir seu Mercado Shop, você não precisa pagar nada de ativação e nem de manutenção: apenas taxas sobre suas vendas.

Monte um modelo de negócio

O modelo de negócio é a forma com a qual a sua empresa vai gerar valor aos que consomem seus produtos e serviços. Para contar com um modelo de negócios efetivo, há três fatores que, aqui no Mercado Shops, te convidamos a considerar:

  • Rentabilidade: Significa que seu objetivo é poder ter uma renda.
  • Escalabilidade: Significa que seu modelo de negócio pode ser aplicado em outras partes do seu negócio.
  • Repetitividade: Significa que seu modelo tem um padrão, para ser replicado facilmente.

Para criar o modelo de negócios, te recomendamos fazer as seguintes perguntas:

  • Qual é o produto ou serviço que você vende?
  • Para quem você vai vender o produto ou serviço?
  • Qual é o canal que você vai utilizar para vender?
  • Qual é o diferencial que você tem em relação à concorrência?

Estabeleça custos e objetivos

Com base nos seus recursos disponíveis, você precisa organizar seus custos, considerando:

  • Seus gastos fixos: Entre eles, inclui-se maquinário, matéria-prima, hospedagem do seu site online, aluguéis, salários, etc. 
  • Seus gastos variáveis: São os que você terá dependendo das suas vendas, ou gastos esporádicos, como por exemplo, impressão de folhetos.

A partir destas informações, você pode entender quanto precisará vender para alcançar o ponto de equilíbrio. Ou seja: o estágio onde o que você ganha cobre o que você gasta. Seu objetivo deve ser superar esse ponto de equilíbrio. 

Para que você tenha um bom começo, é ideal que você se adapte ao melhor planejamento de custos possível, e que possa conquistar seus objetivos dessa forma.

 

Use todos os canais

Tente compartilhar seu negócio com a maior quantidade de pessoas.

Ao abrir seu Mercado Shop, você pode vinculá-la às suas redes sociais e mostrar seus produtos em todas as plataformas, destacando suas promoções e posicionando sua marca entre seus potenciais clientes.

Conte com uma boa equipe de trabalho

Se você tem pouco dinheiro, é mais complicado contratar uma grande quantidade de pessoas. É por isso que no início você se apoie em pessoas que possam te ajudar a avançar o projeto da melhor maneira possível. 

É preferível contar com companhias que compartilhem dos seus valores e te ajudem a manter a motivação do seu negócio.

Investigue o mercado

Antes que seu produto ou serviço seja lançado ao mercado, é melhor que você experimente com amigos e familiares para saber se ele funciona. E na sequência, você pode averiguar no mercado até onde você poderá chegar.

Tenha em consideração se é um mercado saturado, quem são os que dominam esse nicho, quais são suas estratégias, e quais são os diferenciais que poderão fazer seu negócio se estabelecer.

Não tenha medo de fracassar

É comum ter uma imagem mental de um empreendedor bem sucedido, que tem tudo funcionando, liberando-se de horários e amarras trabalhistas. Mas considere que não seja tão simples assim.

É muito possível que, quando você começar, nem tudo corra da melhor forma. Mas não se desespere. Sofrer alguns contratempos e fracassos ocasionais são apenas uma das partes necessárias para que seu negócio se ajuste e aperfeiçoe, se encaminhando concretamente para as necessidades dos clientes.

Iniciar seu empreendimento seguindo um plano de ação e se antecipando às circunstâncias te permitirá dar os primeiros passos do seu projeto com a segurança que faltava. Assim, você estará mais perto de gerar renda mais rápido, fazendo com que seu negócio aumente suas vendas.

Transforme sua ideia em um empreendimento digital

5 conteúdos

Comece já a sua loja do Mercado Shops e dê os primeiros passos como empreendedor!

O que você achou desse conteúdo?