Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Conecte e aproveite o Google Analytics em seu Mercado Shop

Saber quantas pessoas acessam sua loja te ajudará a tomar melhores decisões. Aprenda a vincular o Google Analytics para potencializar suas vendas.

Se você já tem seu Mercado Shop funcionando, a próxima missão é otimizá-lo para melhores resultados. Vincule-o ao Google Analytics, uma ferramenta gratuita que permitirá a visualização de quantos usuários acessam sua loja, assim como a tomada de decisões inteligentes com base em seu perfil e comportamento.

Com esse recurso você poderá extrair dados para campanhas de marketing mais efetivas. Por exemplo: a quantidade de visitantes, quantas visitas cada um faz, a duração média de cada visita, de onde são as pessoas e qual a origem de tráfego, entre outros. 

Veja o passo a passo para a integração:

 

Como vincular o Google Analytics ao seu Shop

1. Para começar a utilizar o Google Analytics, você precisa de uma conta do Google. Se ainda não tem, crie uma nova. Recomendamos usar um perfil exclusivo para o seu negócio.  

2. Acesse o Google Analytics e clique em Começar a medir, no botão azul que fica no centro da tela.

2.1. Indique o nome da conta, que não necessariamente precisa ser o do seu Mercado Shop, mas pode ser uma boa ideia para evitar confusões.

2.2. Configure a propriedade indicando um nome entre 4 e 100 caracteres. Complete o fuso horário e a moeda em que você vende seus produtos.

2. 3. Complete a informação sobre a empresa e os objetivos de utilizar o Google Analytics.

2.4. Aceite as condições do seu país e clique em Aceito.

3. Para conectar seu site e começar a coletar dados, clique na opção Web.

 

4. Preencha a URL do seu Shop, o nome da loja, e clique em Criar fluxo.

5. Copie o código ID da métrica para colá-lo na seção adequada do seu Mercado Shop.

6. Acesse sua conta do Mercado Shops, encontre a opção do Google Analytics e clique em Configurar.

7. Cole o código que você tinha copiado no Analytics. E pronto, a integração já está feita para começar a monitorar os acessos do seu Mercado Shop!

Como conectar o Google Analytics se você já tem uma conta na ferramenta

 

1. Acesse sua conta do Google Analytics e selecione Administrar no menu lateral direito.

2. Na coluna Propriedade, selecione a propriedade que você deseja vincular ao Mercado Shops.

3. Clique em Fluxo de dados e, depois, na propriedade desejada.

4.Copie o código de segmento e cole-o na seção de Google Analytics dentro da sua conta do Mercado Shops.

Importante

Com sua tag global, ativaremos também o monitoramento dos dados de comércio eletrônico (e-commerce) do Google Analytics, aprofundando o acompanhamento do seu Mercado Shop.

Quando o Google Analytics começar a coletar os dados da sua loja, você poderá acompanhar várias métricas para avaliar seu desempenho e otimizar suas estratégias. Para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico, confira este artigo.

Colete dados sobre os visitantes do seu Shop

2 conteúdos

Agora que você conhece o Google Analytics, use-o no seu Mercado Shop.

O que você achou desse conteúdo?