Como configurar o Instagram para impulsionar sua loja online

É a rede social que mais cresceu nos últimos anos. Aprenda como ter um perfil profissional, conquistar seguidores e aumentar suas vendas.

Mercado Shops
Como configurar o Instagram para impulsionar sua loja online

O Instagram é a rede social do momento e a mais visual de todas. Nela, você pode combinar pequenos formatos que impactam bastante os usuários: fotos, vídeos e stories. Por ser um espaço tão atraente e dinâmico, permite que você interaja em tempo real com clientes em potencial, que veem publicações de marca e lojas on-line assim que você publica seu conteúdo.

Essa rede, graças ao seu dinamismo e crescimento, tornou-se um dos principais canais para construir uma boa estratégia de marketing digital. Estar presente no Instagram é essencial para se tornar conhecido. Lá, você pode ter uma estratégia para gerar conteúdo relevante, contar mais sobre sua marca e seus produtos e, fundamentalmente, gerar um vínculo mais próximo com seus seguidores.

Para tirar proveito de todo o potencial e benefícios apresentados nessa excelente rede social para o seu negócio, mostramos como criar e converter seu perfil em uma conta profissional. Além disso, saiba como tirar proveito dos benefícios para a aquisição e gerenciamento de informações sobre seu público, como promover seu produtos e venda mais com sua loja virtual do Mercado Shops.

Passo a passo: como abrir o perfil da sua loja no Instagram

1. Instale o aplicativo

Se você nunca usou o Instagram, deve fazer o download do aplicativo na App Store para iOS ou na Google Play Store para Android. Depois de instalar o aplicativo, pressione para abri-lo.

2. Tenha um perfil de empresa

Para promover sua loja on-line e começar a vender no Instagram, você tem duas opções: se você já possui um perfil não-profissional, pode alterá-lo para uma empresa ou criar diretamente um perfil exclusivo para sua loja. Se você ainda não possui um, sugerimos a criação de um perfil a partir do zero, para que você possa começar a construir uma imagem profissional de sua loja online a partir de agora.

Para fazer isso, crie uma nova conta com o nome da sua loja e clique em Editar perfil.

3. Mude para conta comercial

Em seguida, role para baixo e selecione Alternar para a conta Professional. Agora você pode adicionar informações relevantes sobre sua empresa, como horário comercial, endereço ou número de telefone.

Lembre-se de que sua empresa deve ter uma página no Facebook para mudar para o perfil de uma empresa e é essencial que eles sejam integrados para que você possa usar posteriormente a ferramenta de negócios do Facebook.

Esse perfil, além de apresentá-lo como uma marca profissional, fornece alguns recursos adicionais exclusivos para contas comerciais. Com eles você pode:

  • Obtenha resultados em tempo real sobre o desempenho de seus stories e postagens promovidas ao longo do dia;
  • Obtenha estatísticas sobre os perfis dos seus seguidores e como eles interagem com suas postagens e stories;
  • Adicione informações sobre sua empresa, como horário comercial, local e número de telefone, e inclua o endereço da web da sua loja online;
  • E comece principalmente a promover seus produtos, leve os usuários à sua loja e venda muito mais.

4. Defina o cabeçalho da sua loja

O aplicativo permite que você escolha entre dois campos. Clique em Empresa.

5. Vincule à conta do Facebook da sua loja

É hora de vincular seu perfil profissional do Instagram à conta profissional da sua loja do Facebook. Para isso, basta indicar o título da página de Facebook da sua loja e, abaixo, adicionar a categoria Business e a subcategoria Compras. Em seguida, clique no botão Avançar.

6. As contas de Instagram e Facebook estão vinculadas

Agora, após essa configuração, sua conta do Instagram será vinculada ao seu perfil de loja do Facebook.

A partir deste momento, você pode começar a compartilhar fotos, vídeos e promoções de seus produtos no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo. Você também pode promover suas publicações com promoções e produtos com alto desempenho diretamente do aplicativo do seu celular. Além disso, as duas ferramentas têm funções incríveis que facilitarão a operação das redes no seu dia a dia. Abaixo, compartilhamos algumas delas e suas principais características:

  • Facebook Business: também conhecido como Catálogos de produtos, essa é uma opção que o Facebook ativa para a fanpage da loja. Por meio de uma guia ativada na sua página, você pode integrar à sua loja Mercado Shops, composta por seus produtos e suas características correspondentes.
  • Informações sobre o seu público: com essa função, você poderá saber quem são as pessoas que acessam sua loja e saber o que é importante para elas. Ao obter essas informações sobre onde eles estão, quais são seus interesses e como eles se comportam, você poderá criar mensagens direcionadas a eles que contribuirão para o crescimento dos seus negócios.
  • Estúdio de criação: nesta plataforma fácil de usar, você encontrará todas as suas funções favoritas das ferramentas de publicação e muito mais. Você pode gerenciar e filtrar o conteúdo enviado de qualquer página da nova biblioteca de conteúdo. Você também terá a oportunidade de conhecer as estatísticas sobre seu conteúdo e seu público-alvo e fazer upload, organizar e agendar a publicação de vários vídeos de uma só vez e de todos os tipos de conteúdo.

Quando você terminar de configurar seu perfil profissional para sua loja online, convidamos você a conhecer cada uma dessas ferramentas e ver o conteúdo disponível no Facebook Blueprint que o ajudará a se tornar um especialista nas duas grandes redes.

Como promover sua loja e vender mais no Instagram

Uma boa ideia para criar uma conexão diferente com seus seguidores é publicar outro conteúdo que fale não apenas de seus produtos ou de sua marca. Ter uma estratégia que permita associar sua marca, valores, informações e outros materiais relevantes para seus seguidores, que podem ser convertidos em potenciais compradores, é uma excelente alternativa. Dessa forma, você mostrará outra faceta da sua loja: um relacionamento mais humano e menos comercial.

Além disso, a rede possui a função Instagram Shopping, onde você pode tornar sua conta uma excelente vitrine virtual para expor seus produtos. Você pode adicionar etiquetas de preço e redirecionar seguidores diretamente para sua loja no Mercado Shops.

Colocar o Instagram a favor dos seus negócios é muito simples e é essencial que você amplie seus negócios. Aproveite as informações fornecidas pela versão profissional, conheça melhor seu público, alcance milhões de pessoas diariamente e atraia mais compradores.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi