Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como configurar Search Console no seu Mercado Shop

Por meio de relatórios e alertas, você poderá melhorar o posicionamento orgânico da o seu Mercado Shop.

Ter as ferramentas de marketing configuradas no seu Mercado Shop é um importante passo que você tem que dar para que a sua negócio cresça. Se você já configurou e personalizou o domínio no seu Mercado Shop e as demais ferramentas de marketing, agora poderá configurar Search Console e começar a entender como o Google vê a sua site web, em que posição se encontra nas buscas orgânicas e a partir desses dados poderá melhorar as suas estratégias.

Por que vincular Search Console com o seu Mercado Shop?

O Search Console é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e por meio das suas funcionalidades e reportes, poderá medir o desempenho, tráfico e as buscas realizadas no Google e que apontam a sua site web. Com estas informações poderá fazer melhorias e definir estratégias para que o seu negócio cresça cada dia mais.

Ao vincular o Search Console com o seu Mercado Shop você poderá:

  • Confirmar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu site;
  • Corrigir e ajustar problemas de indexação;
  • Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google, assim como a frequência que seu site aparece nas buscas, as consultas e palavras-chave que levam até o seu Mercado Shop e com que regularidade os usuários acessam;
  • Receber alertas quando ocorre algum tipo de problema;
  • Mostrar quais sites possuem links que direcionam para o seu;
  • Resolver problemas com AMP (Accelerated Mobile Pages, em português, Páginas Móveis Aceleradas), usabilidade e outros recursos para dispositivos móveis.

 

Como configurar o Search Console no seu Mercado Shop

Agora que você conhece todas as vantagens e benefícios que o Search Console oferece, chegou a hora de realizar a configuração no seu Mercado Shop. Seguindo o passo a passo, rapidamente, você ativará esta ferramenta.

1. Acesse a sua conta Mercado Shops e vá até a seção Ferramentas de Marketing, localizada à direita da página.

5. Depois de entrar no Search Console, você deve baixar o arquivo de verificação. Para fazer isso, clique em Verificar domínio. Abrirá uma janela em que a URL da sua loja aparecerá, que deve ser copiada;

9. E, finalmente, volte para a janela do Search Console e clique em Verificar.

2. Procure o botão do Google Search Console e clique em Conectar. Dessa forma, você iniciará o processo para provar que é o proprietário do domínio da site web.

Lembre-se que para poder realizar esta ação, você deve ter um domínio próprio configurado na o seu Mercado Shop. Esse é um processo simples que aportará muitos benefícios para o crescimento da sua negócio.

3. Abrirá uma nova tela que aparecerá o domínio do seu Mercado Shop. Clique no botão.

4. Em seguida, abra outra janela, mantendo a da sua shop aberta, e entre em Search Console para iniciar a configuração;

5. Depois de entrar no Search Console, você deve baixar o arquivo de verificação. Para fazer isso, clique em Verificar domínio. Abrirá uma janela em que a URL da sua shop aparecerá, que deve ser copiada;

6. Outra tela se abrirá para que você escolha o tipo de propriedade. Selecione Prefixo de URL. Na caixa de texto onde diz Digite um URL, você deve colar o domínio obtido na etapa 3 quando estava na janela do seu Mercado Shop;

7. Faça o download do arquivo HTML usando o método de verificação recomendado;

 

8. Após o download, você deve retornar à sua conta do Mercado Shops e inserir o arquivo HTML. Para seguir, você deve clicar em anexar o seu arquivo HTML.

Uma outra janela será aberta para você procurar o arquivo que foi salvo no seu computador. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Assim o HTML será anexado diretamente. Ou então, você pode arrastar o arquivo com o mouse que o resultado será o mesmo.

9. E, finalmente, volte para a janela do Search Console e clique em Verificar.

Mãos à obra

Após finalizar a configuração do Search Console no seu Mercado Shop, você conseguirá observar os primeiros dados e informações para melhorar o seu site e fazer com que ele apareça mais e melhor nas pesquisas do Google.

Se aparece a mensagem “Verificado”, perfeito, você nao precisa fazer nada mais. Agora o seu Mercado Shop já tem Search Console totalmente integrado!

Caso apareça alguma mensagem informando que o domínio não pôde ser verificado, a própria plataforma irá informar o motivo desse problema ter ocorrido e explicará tudo para que você solucione esse erro.

Colete dados sobre os visitantes do seu Shop

2 conteúdos

Configure o Search Console e veja como melhorar o posicionamento do seu Mercado Shop nas pesquisas Google.

O que você achou desse conteúdo?