Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como enviar suas vendas usando a coleta

Vamos te contar como fazer seus envios no prazo, ter uma boa reputação e destacar seus anúncios com "Chegará amanhã" usando nosso serviço de coleta.

Com o serviço de coleta, você tem mais comodidade, pois vamos buscar seus pacotes diretamente no seu endereço, todos os dias, de segunda a sexta-feira. Dependendo da região em que você está, também pode pedir a coleta aos sábados.

Como fazer seus envios pela coleta?      

Consulte os horários da coleta, os detalhes do veículo e o código de autorização diário em Preferências de venda.

Prepare os pacotes de todas as vendas feitas até 1 hora antes da coleta passar no seu endereço. Em seguida, emita e anexe as notas fiscais no exterior dos pacotes. Para finalizar, cole as etiquetas de envio.

Entregue seus pacotes ao prestador de serviços que vai passar no seu endereço.

Em seguida, ele vai escanear todas as etiquetas e, por fim, te mostrar um QR code para que você finalize o envio usando o código de autorização diário

Para que seus anúncios se destaquem nas buscas com "Chegará amanhã", entregue ao menos 97% de todas as suas vendas no prazo. Mais informações 

Como será seu novo dia a dia

Entrega das vendas à coleta

No momento da coleta, entregue todas as vendas indicadas ao prestador de serviços que passará no seu endereço. Você não deve entregar mais nada nos Correios, transportadoras ou Agências Mercado Livre. Se você tiver Envios Full, pode continuar enviando seu estoque ao centro de distribuição como sempre.

Se a coleta não passar no horário previsto ou se o prestador de serviços não levar todos os pacotes por falta de espaço, ou seja, por motivos que não são da sua responsabilidade, seremos notificados sobre isso e vamos proteger sua reputação. Nestes casos, você só precisa deixar os pacotes reservados e enviá-los na próxima coleta.

 

Tempo para enviar suas vendas

Você terá que entregar à coleta do dia todas as vendas feitas até 1 hora antes de o prestador de serviços passar no seu endereço. Quando o serviço estiver ativo, você poderá consultar seus horários de envio semanais em Preferências de venda.

 

Emissão de notas fiscais para fazer envios 

Para fazer envios pela coleta, você precisa emitir as notas fiscais de todas as suas vendas, pois elas são necessárias para que as transportadoras possam carregar seus pacotes. Se você não emiti-las, não poderá imprimir as etiquetas e completar suas vendas. Além disso, seus anúncios serão pausados. 

  • Se você é microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) ou empresa em Regime Geral, para emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), precisará: registrar seu CNPJ no site da SEFAZ do seu estado, ter um certificado digital e um emissor de NF-e. Se quiser, pode usar o emissor gratuito do Mercado Livre. Caso decida usar outro sistema, também pode informar os dados das vendas por um arquivo no formato XML.
  • Se você é microempreendedor individual (MEI), para emitir NF-e, precisará ter o número de Inscrição Estadual (IE) no registro do seu CNPJ. Caso não tenha, terá que emitir notas fiscais avulsas (NFA-e), seguindo os passos para o seu estado. Você também pode migrar seu MEI para ME e emitir suas notas fiscais.

 

Etiquetas de envio 

Suas etiquetas de envio terão o direcionamento "Entregar na Coleta” no canto superior direito. Com isso, você não poderá fazer envios pelos Correios, transportadoras ou Agências Mercado Livre.

 

Embalagens do Mercado Livre

Você encontra caixas e envelopes oficiais para enviar seus produtos de maneira segura na nossa loja oficial.

 

Comprovantes dos seus envios

Quando o prestador de serviços terminar de escanear as etiquetas e você finalizar o envio usando o código de autorização, vamos te enviar um romaneio por e-mail com as informações de quem fez a coleta e quantos pacotes foram coletados. Além disso, o romaneio também mostrará os pacotes que não foram entregues à coleta e o motivo da não entrega.

Para continuar rastreando o envio, você pode consultar os detalhes de cada venda na sua conta do Mercado Livre.

Como despachar no prazo na coleta e vender mais

5 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?