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Como fazer as melhores fotos para seu Mercado Shop
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Veja como fazer excelentes fotos de seus produtos para destacá-los, chamar atenção sobre a sua marca e aumentar as suas vendas.
As fotos que você usará para mostrar produtos no seu Mercado Shop são determinantes para despertar o interesse do seu consumidor, oferecer uma descrição visual do seu produto e convencer sua audiência a concretizar a compra. Por isso, é importante investir tempo em fazer uma sessão fotográfica de qualidade, selecionando as melhores imagens e editando-as quando necessário.
Onde usar suas imagens
Cada imagem tem um propósito específico. Portanto, você deve reconhecer os diferentes tipos de imagens que precisa para cada lugar.
- Publicações: as fotos em suas postagens devem focar nas características de seus produtos. Nesse caso, seu objetivo será mostrá-los para que as pessoas queiram comprá-los. A primeira imagem da publicação deve ter fundo branco.
- Banners: os banners são ideais para destacar algum produto de sua loja ou para comunicar promoções. Assegure-se de que as imagens usadas sejam chamativas.
- Redes sociais: as fotos que você usa nas redes sociais não devem apenas exibir seus produtos, mas também devem chamar a atenção e refletir a imagem da sua marca. É sua chance de criar imagens mais criativas. Por exemplo, você pode mostrar seus produtos em seu contexto de uso e utilizar acessórios para complementá-los.
Como fazer as melhores imagens para seu Mercado Shop
Pode parecer um pouco desafiador fazer suas próprias fotos, mas não é! Anote nossos conselhos e alcance as melhores fotos para seu Mercado Shop.
Do que você vai precisar?
- Uma câmera (pode ser a do seu celular).
- Um tripé ou algum lugar onde a câmera tenha estabilidade.
- Uma cartolina branca (ou de alguma cor que destaque seu produto).
- Uma mesa.
- Fita adesiva.
- Estar próximo de uma boa iluminação.
Os aparelhos de telefone já possuem qualidade similar à de certas câmeras digitais. Seguindo esses conselhos, ninguém vai saber qual máquina você usou.
Como criar o cenário ideal para suas fotos
1. Coloque a mesa em algum lugar próximo a uma janela, evitando gerar sombras. Quanto mais próxima estiver a janela e maior ela for, melhor será a iluminação.
2. Coloque a cartolina branca na vertical sobre a mesa para fazer um fundo branco e utilize a fita adesiva para que seu fundo não se mexa.
3. Posicione a câmera no tripé, na mesma altura do produto. Tenha em conta que o melhor é não usar o zoom. Ou seja: aproxime a câmera o quanto for preciso.
4. Posicione o produto no centro do plano. Tente deixar o produto o mais centralizado possível, destacando-se do fundo.
5. Inicie sua sessão fotográfica! Tire quantas fotos forem necessárias, e lembre-se de que você pode testar muitas vezes até ficar satisfeito.
6. Edite suas fotografias: A pós-produção será um momento chave para finalizar os retoques de suas fotos. Você pode melhorar a iluminação, fazer um balanço de cores, eliminar qualquer falha, recortar a imagem e tudo o que precisar.
Algumas ferramentas que pode usar para editar suas fotos são:
- Snapseed.
- VSCO.
- Adobe Lightroom.
- Afterlight.
Dica: se o produto for branco, não use o fundo branco. Você pode usar outras cores como o bege, cinza ou qualquer outra que destaque o produto e não perca o foco. Tenha em mente as cores da sua marca ou de seu logo para que não sejam destoantes.
Transmita a imagem da sua marca
Comunicar a visão e missão do seu negócio em suas fotos te ajudará a construir uma marca mais forte, e as pessoas começarão a associar o estilo de imagem à sua loja.
A fotografia de produto reflete o estilo da marca: quem é, o que faz, como o faz e para quem faz.
Por isso, tenha coerência na comunicação das suas imagens para que tenham maior impacto em seus clientes e melhorem o posicionamento do seu Mercado Shop.
Tipos de fotografia de produto
Existem vários tipos de fotografia de produto de acordo com o objetivo que se deseja comunicar. Lembre-se de que um não substitui o outro, e que você pode alternar entre vários tipos e utilizá-los de maneira mista em suas publicações.
Mostre apenas um modelo por foto
Tire fotos de um produto de cada vez, e não mostre vários juntos. Se o produto tem tamanhos e cores diferentes, utilize variações. Desta forma, seus compradores também poderão encontrar sua publicação usando os filtros de pesquisa.
Estilo de vida
Procure dispor o produto em um contexto, e associe-o a outros artigos que o público considere atrativo. Para fazer esse tipo de fotografia:
- Planeje quais elementos usar que ajudem a contextualizar o produto.
- Analise as cores dos elementos secundários, visando destacar sempre o produto principal. Teste diferentes posições dos elementos secundários, acompanhando o produto.
- Este tipo de fotografia está associado com o inspiracional. Por isso, procure fazer com que seus clientes se sintam identificados pela foto.
Fotografia de textura
A fotografia de textura permite ao cliente online ter uma experiência quase tátil com seus produtos.
Para conseguir provocar essa sensação é importante tirar uma foto bem focada, de perto, que permita distinguir a textura do material.
Fotografia de escala
Em muitas ocasiões, os clientes não compram algum produto porque desconhecem o tamanho real. Por isso, esse tipo de fotografia é essencial. Você pode tirar fotos de acessórios, por exemplo, segurando-os na mão. Desta forma, seus clientes terão uma dimensão visual mais precisa do seu produto.
Ideias criativas para suas fotografias
Tire foto dos seus produtos de vários ângulos diferentes, e use a criatividade para criar imagens únicas. Algumas ideias que você pode usar:
- Apareça em suas fotos: seus clientes vão gostar de conhecer quem está por trás da marca, e isso te ajudará a trazer mais transparência para seu negócio.
- Ofereça ideias de como usar o produto: por exemplo, se for uma peça de vestuário, você pode fazer fotos de diferentes combinações ou formas de uso.
- Mostre seus benefícios: se você vende produtos feitos com algum material natural, como limão, lavanda, baunilha, entre outros, pode agregar esses elementos às suas imagens. Além disso, se são amigáveis com o meio ambiente, você também pode mostrar como reciclá-los, por exemplo.
Melhore os banners de seu Shop
Os banners do seu Shop permitem que seus clientes identifiquem rapidamente os produtos em destaque da sua marca, dando a eles as informações mais importantes sobre esses itens. Aqui estão algumas dicas para torná-los mais atraentes:
- Use imagens que chamem atenção: Destaque seus principais produtos, mostre diversificação e use imagens de boa qualidade.
- Use as cores de sua marca: Procure uma harmonia entre as cores dos produtos, do fundo da imagem e do texto. Evite exageros e excesso de informação.
- Escreva textos chamativos: Os banners devem ter uma mensagem que chame a atenção. Redija mensagens curtas, claras e persuasivas que inspirem seus potenciais compradores a comprar seus produtos. Não se esqueça de incluir uma chamada para ação, ou seja, frases como: “Compre agora” ou “Aproveite nossas ofertas”. Isso convida o leitor a realizar uma dessas ações.
- Leve em consideração os tamanhos:
- Versão escritório
- Tamanho recomendado: 1184 x 166 px
- Peso máximo: 100 MB
- Versão móvel
- Tamnho recomendado: 340 x 166 px
- Peso máximo: 10 MB
- Versão escritório
Que ninguém se distraia do seu produto! Lembre-se de NÃO colocar nas imagens dos seus produtos:
- Logos ou marca d’água
- Bordas ou banners
- Códigos QR
- Textos
Com esses conselhos, você pode fazer as fotos de seus produtos, otimizar seu Mercado Shop, diminuir as dúvidas e aumentar a quantidade de vendas.
Otimize a experiência de compra que você oferece na sua loja
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