Como fazer as melhores fotos para seu Mercado Shop

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Veja como fazer excelentes fotos de seus produtos para destacá-los, chamar atenção sobre a sua marca e aumentar as suas vendas.

Como fazer as melhores fotos para seu Mercado Shop

As fotos que você usará para mostrar produtos no seu Mercado Shop são determinantes para despertar o interesse do seu consumidor, oferecer uma descrição visual do seu produto e convencer sua audiência a concretizar a compra. Por isso, é importante investir tempo em fazer uma sessão fotográfica de qualidade, selecionando as melhores imagens e editando-as quando necessário.

Pode parecer um pouco desafiador fazer suas próprias fotos, mas não é! Anote nossos conselhos e alcance as melhores fotos para seu Mercado Shop.

Do que você vai precisar?

  • Uma câmera (pode ser a do seu celular).
  • Um tripé.
  • Uma cartolina branca (ou de alguma cor que destaque seu produto).
  • Uma mesa.
  • Fita adesiva.
  • Estar próximo de uma boa iluminação.

Os aparelhos de telefone já possuem qualidade similar à de certas câmeras digitais. Seguindo esses conselhos, ninguém vai saber qual máquina você usou.

Como posicionar suas ferramentas de trabalho

1. Coloque a mesa em algum lugar próximo a uma janela, evitando gerar sombras. Quanto mais próxima estiver a janela e maior ela for, melhor será a iluminação.

2. Coloque a cartolina branca na vertical sobre a mesa. A seguir, prenda com fita adesiva para que o fundo não se mova.

3. Posicione a câmera no tripé, na mesma altura do produto. Tenha em conta que o melhor é não usar o zoom. Ou seja: aproxime a câmera o quanto for preciso.

4. Posicione o produto no centro do plano. Tente deixar o produto o mais centralizado possível, destacando-se do fundo.

5. Inicie sua sessão fotográfica! Tire quantas fotos forem necessárias, e lembre-se de que você pode testar muitas vezes até ficar satisfeito.

Dica: se o produto for branco, não use o fundo branco. Você pode usar outras cores como o bege, cinza ou qualquer outra que destaque o produto e não perca o foco. Tenha em mente as cores da sua marca ou de seu logo para que não sejam destoantes.

Transmita a imagem da sua marca

Comunicar a visão e missão do seu negócio em suas fotos te ajudará a construir uma marca mais forte, e as pessoas começarão a associar o estilo de imagem à sua loja.

A fotografia de produto reflete o estilo da marca: quem é, o que faz, como o faz e para quem faz.

Por isso, tenha coerência na comunicação das suas imagens para que tenham maior impacto em seus clientes e melhorem o posicionamento do seu Mercado Shop.

Tipos de fotografia de produto

Existem vários tipos de fotografia de produto de acordo com o objetivo que se deseja comunicar. Lembre-se de que um não substitui o outro, e que você pode alternar entre vários tipos e utilizá-los de maneira mista em suas publicações.

Estilo de vida

Procure dispor o produto em um contexto, e associe-o a outros artigos que o público considere atrativo. Para fazer esse tipo de fotografia:

  • Planeje quais elementos usar que ajudem a contextualizar o produto.
  • Analise as cores dos elementos secundários, visando destacar sempre o produto principal. Teste diferentes posições dos elementos secundários, acompanhando o produto.
  • Este tipo de fotografia está associado com o inspiracional. Por isso, procure fazer com que seus clientes se sintam identificados pela foto.

Fotografia de textura

A fotografia de textura permite ao cliente online ter uma experiência quase tátil com seus produtos.

Para conseguir provocar essa sensação é importante tirar uma foto bem focada, de perto, que permita distinguir a textura do material.

Fotografia de escala

Em muitas ocasiões, os clientes não compram algum produto porque desconhecem o tamanho real. Por isso, esse tipo de fotografia é essencial. Você pode tirar fotos de acessórios, por exemplo, segurando-os na mão. Desta forma, seus clientes terão uma dimensão visual mais precisa do seu produto.

Mostre apenas um modelo por foto

Tire fotos de um produto de cada vez, e não mostre vários juntos. Se o produto tem tamanhos e cores diferentes, utilize variações. Desta forma, seus compradores também poderão encontrar sua publicação usando os filtros de pesquisa.

Ideias criativas para suas fotografias

Tire foto dos seus produtos de vários ângulos diferentes, e use a criatividade para criar imagens únicas. Algumas ideias que você pode usar:

  • Apareça em suas fotos: seus clientes vão gostar de conhecer quem está por trás da marca, e isso te ajudará a trazer mais transparência para seu negócio.
  • Ofereça ideias de como usar o produto: por exemplo, se for uma peça de vestuário, você pode fazer fotos de diferentes combinações ou formas de uso.
  • Mostre seus benefícios: se você vende produtos feitos com algum material natural, como limão, lavanda, baunilha, entre outros, pode agregar esses elementos às suas imagens. Além disso, se são amigáveis com o meio ambiente, você também pode mostrar como reciclá-los, por exemplo.

Edite suas fotos

A pós-produção das suas fotos será um momento chave para terminar de fazer retoques nas suas imagens. Você poderá melhorar a iluminação, fazer um balanço de cores, eliminar qualquer falha, recortar a imagem e tudo mais que for preciso.

Algumas ferramentas que você pode usar para editar suas fotos são:

  • Snapseed
  • VSCO
  • Adobe Lightroom
  • Afterlight

Que ninguém se distraia do seu produto! Lembre-se de NÃO colocar nas imagens dos seus produtos:

  • Logos ou marca d’água
  • Bordas ou banners
  • Códigos QR
  • Textos

Com esses conselhos, você pode fazer as fotos de seus produtos, otimizar seu Mercado Shop, diminuir as dúvidas e aumentar a quantidade de vendas.

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