Saiba como manter sua conta protegida!

Mercado Livre
Black Friday
Saiba como manter sua conta protegida!

Aqui no Mercado Livre usamos tecnologias para cuidar da segurança da sua conta, mas é importante que você também conheça as boas práticas para não cair em golpes e focar seus esforços somente em vender durante a Black Friday!

Separamos abaixo uma seleção de dicas que vão ajudar você a manter sua conta protegida. Lembrando que essas dicas servem para proteger sua conta sempre! Vem com a gente:

 

E-mail

O Mercado Livre pode entrar em contato com você por e-mail para oferecer produtos, realizar atendimentos ou notificar você sobre algum evento na sua conta.

Ao receber um e-mail do Mercado Livre, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Nossos e-mail são enviados pelo domínio @mercadolivre.com. Não enviamos e-mails de endereços pessoais ou domínios como @gmail, @hotmail, @yahoo ou outros.

Além disso,

  • Não solicitamos depósito em contas bancárias de terceiros.
  • Não solicitamos atualização de seus dados cadastrais por e-mail.
  • Não pediremos os seus dados pessoais, como o número do cartão de crédito, RG, senhas de segurança ou CNPJ por e-mail nem por telefone.
  • Não enviamos boletos anexados a e-mails.
  • Não solicitamos a instalação de programas de qualquer tipo.
  • Não solicitamos sua senha via e-mail ou telefone.

Caso você já tenha enviado seus dados, avise a empresa responsável pela bandeira do cartão de crédito e seu banco. E se você receber um e-mail que parece ser do Mercado Livre e, após verificação dos itens acima, você constatar que não foi enviado por nós, denuncie este e-mail clicando aqui.

 

Telefone

O Mercado Livre pode entrar em contato com você, caso tenha solicitado algum contato via telefone ou caso haja a necessidade de validação de identidade. Se você receber algum contato de algum atendente do Mercado Livre, é importante saber que:

  • Nenhum atendente do Mercado Livre solicita, em hipótese alguma, sua senha de acesso ou códigos de segurança;
  • Representantes do Mercado Livre não solicitam códigos de segurança de cartão de crédito ou senhas de internet banking;
  • Representantes do Mercado Livre não solicitam senhas de acesso a conta ou endereços de e-mail.

Redes Sociais

Mensagens privadas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram também têm sido utilizadas para golpes. Lembre-se sempre de checar se está falando com as contas oficiais do Mercado Livre ou Mercado Pago, você pode fazer isso por meio da checagem do selo de verificação de contas.

Site Oficial do Mercado Livre

Existem muitas tentativas de fraude por meio de páginas falsas, que são utilizadas para roubar dados de usuários. Para ter certeza de que você está acessando o site do Mercado Livre, basta verificar se o site que aparece na aba de endereços do seu navegador (a barra com o endereço do site que fica na parte superior de seu navegador) é o mercadolivre.com.br

Outra dica importante: Além de verificar o endereço do site, é importante verificar se sua conexão é segura. Para efetuar essa verificação, basta clicar no ícone de cadeado que aparece ao lado do endereço do site na barra de endereços. Se, ao clicar, aparecer a informação de que a conexão é segura, pode navegar tranquilamente. Caso não seja, tente atualizar a página.

 

Segurança da minha conta

Veja 3 passos simples que aumentam muito a segurança da sua conta:

1. App do Mercado Livre

No próprio app você pode aprovar ou desaprovar tentativas de acesso. Assim, caso algum acesso suspeito seja notificado, você poderá recusá-lo. Basta ir em: Segurança > Métodos para validar sua identidade > App do Mercado Livre e seguir as orientações.

2. Código de verificação por SMS

Se você tentar fazer login de um novo dispositivo, será solicitado que você envie um código de verificação para o celular do titular da conta*

3. Google Authenticator

Esta aplicação do Google gera senhas ou token direto no seu smartphone para confirmar a autenticidade do login, permitindo o acesso a sua conta Mercado Livre / Mercado Pago.

Importante: O código de verificação não deve ser informado a ninguém.

 

Crie uma senha segura

  • Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha longa, com 14 caracteres ou mais.
  • Troque suas senhas regularmente, isso é muito importante!
  • Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites.
  • Não use datas ou fatos sobre você ou pessoas próximas, que possam ser encontrados online.
  • Não envie suas senhas por mensagem, email ou por qualquer outra forma.
  • Não use senhas fáceis, como sequências do tipo 123456 ou mesmo de letras como no teclado do computador.

 

Revise os dispositivos, os aplicativos e os colaboradores vinculados a sua conta

Você poderá controlar os diferentes dispositivos ligados à sua conta e gerenciar as permissões de diversos aplicativos vinculados, além de integrar os seus colaboradores de maneira segura e escolher as ações que cada um pode exercer.

Para revisar as vinculações em sua conta, ingresse na seção Segurança e selecione a opção que você deseja revisar.

 

Dê o play, veja como fazer uma venda segura!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi