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Como medir suas campanhas de Facebook & Instagram Ads

Conheça as métricas mais importantes do Facebook & Instagram Ads e como uså-las para melhorar o retorno do seu investimento.

Se você já criou anúncios no Facebook & Instagram Ads para sua loja, a próxima etapa é avaliar o desempenho deles. Essa plataforma tem à sua disposição relatórios e métricas fundamentais para que você entenda o que fez bem e o que poderia melhorar em suas campanhas. A seguir, contamos quais são os indicadores mais importantes do Meta Ads e onde encontrá-los. 

Como ver as métricas do Facebook & Instagram Ads

Você pode usar o Gerenciador de Anúncios da Facebook & Instagram Ads para visualizar insights sobre o desempenho de cada anúncio veiculado no Facebook, Instagram ou outras tecnologias Meta. Para fazer isso, execute as seguintes etapas: 

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios.

2. No menu lateral direito, clique em Campanhas. Lá você verá um resumo de suas campanhas. Você pode adicionar colunas para exibir as métricas desejadas e filtrar os dados por data, demografia e ação. 

3. Selecione uma campanha e clique em Exibir gráficos para ver uma representação visual do desempenho de seus anúncios.

 

Relatórios

No Facebook & Instagram Ads também há relatórios. Isso ajuda você a ver o desempenho de suas campanhas. Você pode personalizar tabelas, destacar resultados e organizá-los como quiser.

Além disso, você pode consultar detalhamentos das métricas discriminando por idade, gênero, país, dispositivo de impressão, plataforma e localização. Isso permitirá, por exemplo, descobrir onde e para qual público seus anúncios funcionam melhor ou quando eles geram mais conversões e impressões.

Para acessar os relatórios, acesse o painel direito do Gerenciador de Anúncios e selecione a opção Relatórios de Publicidade. Aqui estão algumas das métricas que você precisa considerar ao avaliar suas campanhas:

 

Métricas de desempenho

São aquelas que refletem a eficácia da campanha, em relação ao seu objetivo, seu custo e seus resultados:

  • Impressões: número de visualizações que seu anúncio teve. Embora as impressões não garantam uma conversão, é um indicador-chave se o seu objetivo é a conscientização.
  • Cliques: número de cliques em seus anúncios. Isso inclui cliques no link que leva à sua loja ou qualquer outra interação, por exemplo, uma curtida.
  • Valor gasto: esse é o valor total estimado que você gastou em sua campanha e uma métrica fundamental para controlar seu orçamento. Esse valor é aproximado, pois se você tiver um anúncio ativo, os resultados podem levar até 48 horas para serem processados.
  • Alcance: número de contas que viram seu anúncio. Esse indicador é importante porque, embora nem todas as contas que veem seu anúncio cliquem, elas provavelmente interagirão com sua loja em outro momento.
  • Resultados: mostre quantas vezes seu anúncio alcançou o resultado esperado. Você pode usá-lo para comparar os resultados de outras campanhas e ver o que melhorar. Tenha em mente que você deve analisar essa métrica junto com outras. Por exemplo, se a campanha está produzindo resultados, mas a custos muito altos, pode ser melhor modificá-la ou pausá-la. 
  • Custo por resultado: Este é o custo médio por resultado e informará se a campanha foi lucrativa. Quanto menor o custo, melhor.
  • Taxa de cliques (CTR): é a porcentagem de vezes que os usuários clicam em seu anúncio. Se o seu CTR for muito baixo, significa que poucas pessoas estão clicando, portanto, seu custo por resultado será maior. Nesse caso, muitas pessoas podem estar vendo seu anúncio, mas não interagindo com ele. Para melhorar essas métricas, você pode ajustar o texto, as imagens e o call-to-action.
  • Frequência: o número de vezes que a mesma conta viu seu anúncio. Essa métrica vai te ajudar se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca. Se a frequência for muito alta, pode estar saturando o usuário e começar a ignorá-los. Nesse caso, renovar os anúncios é uma boa ideia.

Métricas de interação

Eles são aqueles que refletem o quão atrativos seus anúncios são e como seu público interagiu com eles.

  • Interações de publicação: incluem reações, curtidas e comentários em seus anúncios. Ter muitas interações é positivo, pois significa que seu anúncio não foi ignorado.
  • Visualizações de vídeo: quantas vezes seu vídeo foi visualizado. Essa métrica permitirá que você avalie o quão bom foi o seu conteúdo. Se o seu vídeo foi relevante o suficiente para o seu público, esse número deve ser alto.

Métricas de conversões

Eles mostram os resultados de campanhas cujo objetivo é a conversão:

  • Retorno sobre os gastos com anúncios (ROAS): é a porcentagem da receita obtida em relação ao investimento que você fez em sua campanha.
  • Itens adicionados ao carrinho: quantas vezes um item foi adicionado a um carrinho como resultado de sua campanha.
  • Compras: quantas vezes alguém comprou algo como resultado de sua campanha. 

Aqui estão algumas das métricas que você pode ver no Facebook & Instagram Ads. Não se esqueça de que, dependendo dos objetivos de suas campanhas, você terá que analisar uma ou outra. Agora você está pronto para impulsionar suas campanhas.

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