Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como medir e potencializar suas campanhas do Google Shopping

Aprenda quais são e como usar as métricas da sua campanha para melhorar o retorno do seu investimento.

As campanhas de Máximo Rendimento do Google Shopping ajudam você a alcançar compradores que estão online buscando produtos como os seus, mostrando seus itens a clientes em potencial no momento adequado com o anúncio apropriado, e os direcionando à sua loja.

A partir do painel de resultados em seu hub do Mercado Shop, você terá a oportunidade de revisar as métricas de alcance (ou seja, cliques) de sua campanha e ajustar suas estratégias para aumentar suas vendas.

A seguir, mostraremos como analisar o desempenho de sua campanha e como fazer alterações.

 

Como utilizar as métricas do Google Shopping para impulsar seu Mercado Shop?

Uma vez criada sua campanha de Máximo Rendimento do Google Shopping no Mercado Shops, você poderá acessar todos os detalhes de seu desempenho no painel que se abre quando você acessa o Google Shopping em seu Shop. No painel, haverá quatro métricas principais que permitirão que você compreenda o rendimento de sua campanha: cliques, conversão, valores de conversão e investimento.

  • Cliques: ao analisar os dados de cliques, é possível identificar quais produtos estão atraindo mais interesse do cliente e quanto tráfego sua campanha recebeu nesse período. Você pode usar essas informações para entender o impacto de suas ofertas de produtos. Por exemplo, se vê que um de seus itens está recebendo muitos cliques, mas não gera muitas vendas, é possível identificar maneiras de atualizar esse produto revisando o preço e as promoções. Você também poderia revisar o que oferecem e como seus concorrentes o fazem, para analisar como eles apresentam sua estratégia.

  • Conversão: saber quais produtos são os mais vendidos permitirá que se planeje com antecedência e garanta que tenha estoque suficiente desses itens.

  • Valores de conversão: saber quais produtos geram mais receita ajudará você a entender melhor quais itens estão performando melhor.

  • Investimento: com essa métrica você pode ver quanto do seu orçamento foi gasto até agora e ela te ajudará a calcular o Retorno de Investimento da sua campanha. Essa métrica abreviada de ROAS é calculada da seguinte forma: valor da conversão/investimento. Você está pronto para levar sua campanha para um segundo nível?

Abaixo das métricas, você verá um valor destacado em vermelho ou verde, que indica uma diminuição ou aumento no desempenho dessa métrica durante um período específico definido por você. Por exemplo, se você selecionar valores de desempenho dos últimos 7 dias, sua campanha irá comparar o desempenho com os 7 dias anteriores.

Você pode usar essa métrica para entender onde é possível captar mais cliques. Por exemplo, se recebeu 60 cliques, poderia ter recebido outros 40 cliques se tivesse lances ou orçamentos mais altos.

Revisar seu orçamento diário

Você pode usar seu histórico de métricas de rendimento para ajustar seu orçamento diário a fim de aumentar o alcance e potencialmente gerar mais vendas. Para alterá-lo, clique no ícone de lápis ao lado de seu orçamento atual.

Em seguida, será aberto um pop-up em que poderá inserir o novo orçamento para essa campanha específica. Para finalizar, clique em “Salvar”. Feita esta alteração, a campanha entra numa fase de aprendizagem, que pode durar 14 dias, na qual sugerimos que NÃO faça nenhuma outra alteração a fim de permitir que ela aprenda, evolua e otimize/melhore os resultados.

Lembramos que as campanhas usam informações em tempo real para mostrar seus produtos ao usuário ideal no momento certo - e você pagará apenas pelos cliques que eles derem em seus anúncios.

Monitorar e compreender os resultados da sua campanha

  • Seja paciente: O Google pode levar até 3 dias úteis para revisar e aprovar sua campanha.
  • Seja proativo: Verifique sua campanha periodicamente para monitorar o status e garantir que ela esteja ativa com os produtos aprovados.
  • Seja estratégico: Assim que sua campanha estiver ativa e veiculada, sugerimos que você não faça nenhuma alteração durante os primeiros 14 dias, pois ela está em fase de aprendizado.
  • Seja analítico: Depois de um mês executando sua campanha, recomendamos que você avalie seus resultados no painel de controle.

 

Onde posso ver os gastos da minha campanha?

  • Só vai pagar quando receber cliques em seus anúncios!
  • Você será cobrado mensalmente e poderá ver os detalhes dos gastos de sua campanha na fatura do Mercado Livre.
  • Pode pausar sua campanha a qualquer momento, mas recomendamos não fazer alterações nos primeiros 14 dias para que o Google possa aprender e mostrar seus produtos no canal adequado para o cliente ideal.

 

Alterar o status da sua campanha

Se deseja pausar uma campanha ou então reiniciá- la, pode fazê-lo facilmente. Só precisa clicar em Pausar no painel de edição.

Um pop-up será aberto solicitando que você confirme que deseja pausar a campanha.

 

Depois de pausar uma campanha, se desejar retomá-la, clique na mensagem Campanha pausada na parte superior ou clique em Status da campanha no painel de edição da mesma.

Do mesmo modo, você também poderá excluir uma campanha se considerar que não é útil mantê-la funcionando. Para isso, a campanha pode estar ativa ou pausada. Você não precisa alterá-la para removê-la.

Leve em consideração que, uma vez que exclua a campanha, essa ação não pode ser desfeita. Não poderá reativá-la e já não terá mais acesso para visualizá-la. Ao clicar em Excluir, uma janela pop-up aparecerá com uma mensagem de confirmação. Clique em Excluir campanha se desejar excluir a campanha permanentemente.

Agora que você sabe como analisar o desempenho de sua campanha, pode usar essas dicas para avançar em sua estratégia de Marketing. Comece a direcionar o tráfego para seu Mercado Shop hoje mesmo!

Atraia mais potenciais compradores para o seu Shop

5 conteúdos

Ative já o Google Shopping para atrair mais visitantes ao seu Shop

O que você achou desse conteúdo?