Como medir e potencializar suas campanhas no Google Shopping

Aprenda quais são e como utilizar as métricas das suas campanhas para melhorar o rendimento dos seus investimentos.

Como medir e potencializar suas campanhas no Google Shopping

As campanhas inteligentes do Google Shopping ajudam você a alcançar compradores que estão pesquisando produtos que você oferece na rede do Google, usando informações em tempo real para mostrar seus itens ao cliente ideal no momento certo. E, com a o seu Mercado Shop, além de ativar sua campanha em poucos passos, terá a oportunidade de revisar as métricas de alcance da sua campanha e ajustar suas estratégias para que venda mais.

A seguir, iremos mostrar a você como revisar o seu rendimento e alterar a sua campanha.

 

Como utilizar as métricas do Google Shopping Inteligente para impulsionar a o seu Mercado Shop

Uma vez ativada sua campanha inteligente do Google Shopping no Mercado Shops, poderá acessar a qualquer momento todos os detalhes do seu rendimento a partir das ferramentas de marketing da sua site.

No painel, verá quatro métricas principais, que permitirão que você visualize e descubra o rendimento da sua campanha: cliques, conversão, valores de conversão e investimento.

  • Cliques: ao observar todos os dados dos cliques, poderá identificar quais produtos estão atraindo mais clientes e usar essas informações para melhorar os textos dos seus anúncios e as ofertas dos produtos. Por exemplo, caso veja que os seus itens estejam recebendo muitos cliques, mas não estão gerando muitas vendas, é provável que terá que encontrar formas de atualizar e revisar seu preço, informações da sua publicação e ofertas. Recomendamos também que você analise como os seus concorrentes os vendem e analisar suas estratégias para ser mais competitivo;
  • Conversão: saber quais são os produtos mais vendidos, permitirá que você se planeje com antecedência e assegure que terá estoque suficiente desses itens. Faça sempre uma análise ABC do seu inventário de produtos;
  • Valores de conversão: saber quais produtos geram mais vendas, ajudará a entender melhor onde deve concentrar seus esforços, recursos e investimento;
  • Investimento: com essa métrica, você pode ver quanto do seu orçamento foi gasto até o momento e ajudará a calcular o retorno de investimento da sua campanha.

Abaixo das métricas, verá um valor destacado em vermelho ou verde, que indicará uma queda ou aumento do seu rendimento durante um período específico de tempo. Por exemplo, se selecionar os valores dos últimos sete dias, sua campanha irá comparar o desempenho com os últimos sete dias anteriores.

Você pode utilizar essa métrica para compreender onde é possível capturar mais cliques e assim potencializar suas vendas. Por exemplo, se recebeu 60 cliques, poderia ter recebido mais 40 se tivesse preços mais chamativos ou melhores condições de pagamento e envio.

 

Como revisar o rendimento de um produto

Abaixo das métricas da sua campanha, você pode ver seus anúncios com melhor rendimento e as métricas associadas a cada um deles.

Para facilitar essa análise, você pode reordenar a coluna Cliques do maior para o menor número ou vice-versa. Além disso, poderá ver as métricas de qualquer anúncio se digitar o nome do produto na busca localizada no topo da lista e clicar em Enter.

Revise o seu orçamento

Você pode utilizar as métricas de rendimento para ajustar o seu orçamento com o objetivo de aumentar o seu investimento e o alcance da sua campanha. Para modificá-lo, clique no ícone de lápis que aparece junto ao seu orçamento atual.

A seguir, irá abrir uma janela, onde poderá inserir o novo orçamento para essa campanha. Para finalizar, clique em Salvar. 

Vale lembrar que as campanhas inteligentes utilizam informações em tempo real para mostrar os seus produtos ao cliente ideal, no momento certo e você só pagará pelos cliques no anúncio. Por isso, faca ajustes sempre que queira melhorar sua estratégia de vendas. Uma vez atualizado o investimento, Google tomará essas informações e começará a otimizar o seu orçamento. 

Modifique o status da sua campanhã

Se deseja pausar uma campanha ou então reiniciá-la, pode fazer facilmente. Só precisará clicar em “Pausar” no painel de edição.

Irá abrir uma janela, que te perguntará se deseja pausar a sua campanha.

Depois que pausar uma campanha, se desejar retomá-la, pode clicar na mensagem campanha pausada na parte superior ou em “status da campanha” no painel de edição da o seu Mercado Shop.

Desse mesmo modo, também poderá eliminar uma campanha que não considera importante manter funcionando. Para isso, ela pode estar ativa ou pausada. Não é necessário mudar seu status para removê-la.

Saiba que, uma vez que uma campanha é eliminada, não é possível reverter essa ação. Não conseguirá reativá-la e nem vê-la. Ao clicar em Eliminar, aparecerá uma mensagem de confirmação. Clique em Eliminar campanha se deseja eliminá-la de modo permanente.

Agora que você sabe como analisar o rendimento das suas campanhas e administrar a sua campanha inteligente de Google Shopping, utilize esses conselhos para alavancar suas estratégias de vendas. Gere ainda mais tráfego para a o seu Mercado Shop hoje mesmo.

 

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