Menos de 2 minutos
Como montar seu plano de investimento em anúncios para 2023
Nunca é cedo ou tarde demais para organizar o seu negócio. Partilhamos um guia de 5 passos para a criação do seu plano de investimento em anúncios online que ajudam você a aumentar suas vendas
Uma das formas mais rápidas e viáveis de escalar o seu e-commerce é investindo em mídia paga.
Isso é, ter um orçamento destinado a anúncios que podem ser veiculados no Facebook/Instagram, Google (essas duas primeiras são as maiores e mais populares plataformas de anúncios online) ou em algum outro canal.
Para te ajudar nesse assunto, criamos um guia com 5 passos para a criação do seu plano de investimento em anúncios online que é aplicável a pequenos, médios e grandes e-commerces.
1. Consulte os objetivos e metas da sua empresa
A base para qualquer definição de estratégia de anúncios são as metas do seu negócio.
O investimento em anúncios será um dos meios para atingir os seus objetivos. Ao consultá-los você terá uma direção melhor de quanto pode investir, o tamanho do seu desafio e como o anúncio pode contribuir.
Como a mídia paga está diretamente relacionada a performance de e-commerces, metas como vendas, receita e lucro, claro, são as mais importantes.
2. Orçamento da sua empresa
O segundo passo é definir quanto será investido.
Para isso, te damos 3 recomendações:
I) Avalie os resultados históricos (quanto gastou x quanto vendeu): caso já tenha anunciado outras vezes, tenha em mãos uma análise do retorno sobre o seu investimento.
Claro que o seu resultado esse ano pode ser diferente, mas pelo menos terá uma base para planejamento.
II) Pense quanto pode abrir mão de sua margem buscando crescimento: diferente dos meios orgânicos (como redes sociais e SEO), anúncios exigem de você um custo e isso impacta na margem de lucro das suas vendas.
Entender o quanto você está disposto a pagar por cada nova venda e cliente é outro passo fundamental para a definição do orçamento.
III) Se for a 1ª vez que investirá em anúncios, separe um valor que não tenha tanto impacto no seu lucro mas que seja o suficiente para um bom teste. Facebook e Google geralmente exigem o mínimo de US$1 diário, mas consulte um especialista ou a sua equipe de Marketing para entender o quanto você poderia reservar como ponto de partida.
3. Defina as datas importantes
O comportamento de compra em e-commerces é muito influenciado por datas especiais.
Priorize seu orçamento, criação de anúncios e peças de comunicação para esses períodos que podem ser verdadeiros turning points para sua loja virtual.
Além do aumento de vendas e receita, é a chance de conquistar novos clientes sob o pretexto de alguma promoção ou campanha especial. São momentos onde as pessoas estão mais dispostas a provar novos produtos e marcas.
No Brasil, essas são as principais:
Ah, e não se esqueça: planeje-se, se possível, meses antes. Além das compras acontecerem com certa antecedência, você precisará planejar quais serão seus anúncios, criar suas imagens e peças, selecionar produtos com desconto, criar um banner para seu site entre outras funções.
4. Escolha as ferramentas
A escolha de ferramentas de mídia paga estão diretamente relacionadas ao comportamento de compra do seu público.
Existem mercados onde o Instagram e redes sociais em geral são mais adequados. Outros podem apostar a maior parte do seu investimento nos resultados de pesquisa do Google.
2 perguntas te ajudarão nessa definição:
I) Onde, normalmente, potenciais clientes estão durante o dia;
II) Como os potenciais clientes procuram e compram produtos como o meu (a famosa jornada de compra).
Para vendas, Instagram/Facebook e o Google Shopping e a rede de pesquisa do Google são os formatos mais interessantes e fáceis de começar para e-commerces.
5. Planejamento por trimestre
Distribua as campanhas mais importantes por períodos.
Isso te ajudará na organização pessoal e também a medir e projetar resultados.
O período é uma decisão pessoal/de negócio. Eu prefiro definir por trimestre para garantir previsibilidade de ações em um período não tão curto mas também não perco de vista.
Não esqueça de pensar em quais serão as campanhas mais importantes do trimestre, as metas de resultado, o orçamento e, ao fim de cada tempo, faça uma análise dos principais pontos fortes e fracos dos seus anúncios online.
Não tenha receio de começar a investir em anúncios. Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais acessível e intuitiva para empreendedores e, como dissemos, rapidamente você aumentará as visitas do seu e-commerce.
O seu resultado em 2023 pode escalar com investimento em mídia e colocar o seu e-commerce em um novo patamar de vendas.
Artigo criado por Matheus Dassie em colaboração com o Mercado Shops
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?