Como montar um plano de marketing digital passo a passo

Se você deseja aumentar as vendas da o seu Mercado Shop, é necessário montar um plano de marketing digital. Nós dizemos como organizar o crescimento do seu negócio.

Como montar um plano de marketing digital passo a passo

Aumentar as vendas é o objetivo da o seu Mercado Shop e ter um bom plano de marketing é a melhor maneira de alcançá-lo. A chave principal é organizar as etapas que levarão você até os seus objetivos, pois o planejamento correto, não apenas poupará tempo e recursos, mas também tornará o crescimento estável e sustentado.

Um plano de marketing digital permitirá que você defina os objetivos e as ações a serem implementadas. Tendo suas metas claras, você pode projetar melhor o caminho e otimizar o seu investimento.

 

Passo a passo para montar o seu plano de marketing digital

É importante que você entenda sobre o seu negócio para criar um bom plano de marketing. Uma das formas de fazer esse processo é tentar explicar para você mesmo ou para algum amigo, quais são os seus objetivos com a o seu Mercado Shop e como você pretende alcançá-los. Esse experimento não é difícil e você verá os benefícios dessa organização. Confira como montar um bom plano de Marketing Digital para a sua negócio virtual.

Passo 1: faça uma boa análise da situação

A primeira etapa para traçar o plano de marketing da o seu Mercado Shop é analisar o interno (da sua empresa) e o externo (do contexto em que ela está). Uma boa ferramenta para isso, muito popular no mundo dos negócios, é a análise FOFA. Consiste em avaliar e escrever suas próprias forças e fraquezas internamente, além das oportunidades e ameaças que envolvem seus negócios externamente. Pegue papel e lápis ou abra uma planilha do Excel no seu computador e comece a trabalhar.

O que você pode analisar é:

» Forças: são os pontos em que temos uma característica de destaque. Exemplos: vasta experiência no setor e preço mais barato.

» Oportunidades: são fatores externos que podem dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Como exemplo, tendências (estilo de vida saudável, aumento do uso de certos objetos etc.).

» Fraquezas: esses são os fatores internos que podem minar as oportunidades que vemos. Uma empresa nova no setor, com pouca consciência da marca, é um indicador desse quesito.

» Ameaças: Esses são os elementos externos que podem dificultar o alcance de nossos objetivos, como:concorrência, situação financeira, entre outros desafios. Aqui, é fundamental identificar seus concorrentes e quais são suas melhores práticas e fraquezas.

Com essas perguntas claras, você entenderá melhor onde o seu Mercado Shop está posicionada para definir os próximos passos da sua empresa com menos riscos.

Passo 2: Conhecer e definir seus clientes

Entender quem é seu cliente antes de projetar qualquer estratégia é essencial para tornar seus esforços de marketing eficientes. Saber como, quando e por onde seus potenciais compradores chegam à sua site web é a melhor maneira de gerenciar seus negócios com competência, economizando esforços e otimizando seu investimento.

Tudo o que você pode saber sobre eles (nome, idade, profissão, hobbies, redes sociais que eles usam etc) permitirá que você personalize sua estratégia da melhor forma e aproveite ao máximo cada minuto e centavo investido.

Embora existam várias ferramentas para conhecer esses dados, o Google Analytics é o mais completo, é gratuito e muito fácil de usar. E o melhor é que você pode usá-lo a seu favor, integrando-o à o seu Mercado Shop. Dessa forma, você poderá saber o número de visitantes que entram e quantas vezes o fazem, a duração média da visita, por onde entram, o percurso no seu site, quando e para onde vão, entre outras informações.

Passo 3: defina seus objetivos

Depois de saber onde está posicionado e qual é o seu público, defina quais são seus objetivos. Veja alguns exemplos:

» Aumentar as vendas: esse deve ser o principal. Atrair compradores atuais e futuros com as estratégias de marketing vai fazer com que suas vendas aumentem.

» Posicionar sua marca entre seu público: torne sua site e seus produtos conhecidos por pessoas que ainda não compram de você.

»Gerar leads: trata-se de obter os detalhes de contato de novos clientes e gerar um banco de dados que permita criar um vínculo com eles. Crie promoções ou conteúdo que eles valorizem, assim você estabelece uma conexão e amplia a suas chances de venda.

» Mostre seus produtos novamente: com estratégias de remarketing, você pode atrair novamente a atenção dos visitantes da o seu Mercado Shop. Ao ser impactado pelo produto desejado, ele pode entrar na sua site web de novo e concluir a compra.

» Fidelizar seus clientes: ao fortalecer o vínculo com seus clientes, aumentam as chances de realizar novas vendas.

Passo 4: Defina as ações para alcançar seus objetivos

É fundamental definir quais ações você realizará e em quais canais investirá seus esforços para aumentar sua conversão e acelerar o crescimento de seus negócios.

Seguindo seus objetivos, um bom plano de marketing deveria incluir as seguintes ações:

Perfis da o seu Mercado Shop nas redes sociais

As diferentes redes sociais existentes são canais fundamentais para promover seus produtos e atrair visitantes para sua site. Sua estratégia de marketing digital deve incluir ações nas redes em que seus clientes estão. Para isso, você deve ter contas profissionais no  Facebook e Instagram. Além disso, você deve incluir o endereço da web da o seu Mercado Shop nas bios dos seus perfis.

Se você já possui ou acabou de criar os perfis profissionais nas redes sociais, é possível também configurá-los na o seu Mercado Shop. Dessa forma, você pode gerar um link entre suas redes sociais e seus negócios, em diferentes plataformas, levando seus clientes à sua site web e oferecendo mais ofertas e promoções em diferentes lugares.

Publicidade online

Atualmente, o Google é o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo e milhões de pessoas navegam iniciando suas pesquisas nele. O Google Ads é a ferramenta do Google que facilita a criação de anúncios e ajuda a aumentar a visibilidade da o seu Mercado Shop e de seus produtos nas pesquisas feitas por clientes em potencial.

Ao configurar o pixel do Google Ads em o seu Mercado Shop, você pode implementar campanhas segmentadas e falar especificamente com seu público. E, se você já possui o domínio delegado, pode começar a anunciar seus produtos no Google Shopping.

Campanhas nas redes sociais

A possibilidade de segmentar suas ações e sua comunicação para falar diretamente com seu público é uma importante vantagem do marketing digital em relação à publicidade tradicional. O investimento é mais eficiente e, portanto, mais barato. Ao exibir seus anúncios apenas para pessoas relacionadas à sua estratégia, sua taxa de conversão aumentará, pois mostrará seus produtos diretamente para as pessoas interessadas.

Por exemplo, o pixel de rastreamento do Facebook pode ser seu melhor aliado ao planejar estratégias de marketing digital. É uma ferramenta muito útil que você pode colocar a favor do seu comércio eletrônico hoje. O Mercado Shops oferece a opção de adicioná-lo à sua negócio online, seguindo o tutorial que apresentamos nesta nota.

Remarketing para completar as vendas

Graças às ferramentas de marketing que você pode usar na o seu Mercado Shop, é possível saber quando estava em sua site e, embora ele estivesse interessado, ele não fez uma compra.

Nesses casos, há a possibilidade de aplicar alguma estratégia de remarketing e motivá-lo novamente. O remarketing é a técnica pela qual anúncios personalizados são criados para usuários que visitaram um site anteriormente.

Com o Mercado Shops, você pode usar o Google Ads para definir campanhas de remarketing efetivas de maneira rápida e fácil. Siga estas etapas e defina o pixel de remarketing na o seu Mercado Shop.

O suporte das métricas para aumentar o ROI

Monitorar e medir cada uma de suas ações é super importante na implementação de um plano de marketing digital. Essa é a chave para otimizá-lo e aumentar o retorno do seu investimento.

Por esse motivo, recomendamos que você analise periodicamente os KPIs (principais indicadores de desempenho) para entender a eficácia de suas estratégias. Se houve erros na definição de objetivos ou ações, o ideal é conhecê-los imediatamente e mudar as ações.. Com alguns ajustes, você certamente alcançará seu objetivo.

Com os objetivos de vendas determinados e o plano de marketing digital projetado, você poderá atrair clientes para o seu Mercado Shop. Lembre-se de que tudo o que você investe para aumentar o tráfego e as vendas de sua shop também afeta seu crescimento como vendedor no Mercado Livre. Dedique alguns de seus recursos e esforços para tornar o seu Mercado Shop bem-sucedida porque é uma excelente maneira de aumentar todas as suas vendas online.

 

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