Menos de 2 minutos

Como o novo Sistema de LeilĂŁo de Product Ads te ajuda a vender mais

A nova funcionalidade de Product Ads permite aumentar a visibilidade dos seus produtos e reuni-los em campanhas diferentes.

Fazer o seu negĂłcio crescer agora Ă© mais fĂĄcil com o novo sistema de leilĂŁo de Product Ads.

O que Ă© e como funciona o sistema de leilĂŁo?

Cada vez que um usuĂĄrio faz uma busca no Mercado Livre, Product Ads coloca os seus anĂșncios e de seus concorrentes para competir em um “sistema de leilĂŁo”, a fim de definir que anĂșncio serĂĄ exibido primeiro.

 

Como o Product Ads escolhe o ganhador de um leilĂŁo?

Para decidir quem vence um leilĂŁo, Product Ads leva em conta o quanto o vendedor estĂĄ disposto a investir, assim como a qualidade e relevĂąncia do seu anĂșncio para o usuĂĄrio. Essa combinação de fatores, Ă© chamada de ad-score.

 

Quais sĂŁo os benefĂ­cios?

Com Product Ads Ă© muito fĂĄcil promover seus anĂșncios, pois vocĂȘ assume o controle de cada uma das campanhas de acordo com os seus diferentes objetivos. Com Product Ads vocĂȘ pode:

  • Definir a melhor estratĂ©gia de campanhas para alcançar seus objetivos de vendas.
  • Otimizar o seu orçamento.
  • Destacar os seus produtos frente a concorrĂȘncia.
 

Escolha a estratégia certa para a sua campanha

Na hora de definir uma estratĂ©gia para a sua campanha de Product Ads, vocĂȘ deve se fazer a seguinte pergunta: “O que eu quero obter com a minha campanha?”.

Cada campanha Ă© diferente da outra. VocĂȘ pode precisar potencializar produtos novos que exijam uma visibilidade maior ou garantir a presença dos seus produtos mais vendidos. Veja a seguir as estratĂ©gias que Ă© possĂ­vel estabelecer para as suas campanhas.

Defina o seu ACOS objetivos (custo publicitĂĄrio por venda)

VocĂȘ sabe o que sginifica o ACOS?

O ACOS (advertising cost of sales) representa o custo por venda, normalmente expresso em porcentagem. Ele indica o custo da campanha publicitĂĄria em relação ao total faturado nas vendas. É a mĂ©trica que mostra o rendimento do seu investimento publicitĂĄrio com Product Ads.

Por exemplo, se o seu ACOS Ă© de 10%, isso significa que vocĂȘ investe R$ 10,00 para cada R$ 100,00 que gera em vendas com publicidade.

 

Pronto! VocĂȘ jĂĄ pode potencializar o seu negĂłcio com o novo sistema de leilĂŁo!

Como os anĂșncios sĂŁo priorizados?

O ad-rank, ou ranking de anĂșncios, Ă© a pontuação que determina como os anĂșncios sĂŁo priorizados nos resultados de busca. O anĂșncio que obtiver o valor mais alto serĂĄ exibido nas melhores posiçÔes.

Para obter o ad-rank de cada anĂșncio, o Product Ads utiliza a seguinte fĂłrmula:

Assim, o Product Ads garante que os potenciais compradores verĂŁo anĂșncios relevantes e que lhes assegurem uma boa experiĂȘncia de compra.

Esclarecimento: por enquanto, o ad-rank e o ad-score nĂŁo estĂŁo visĂ­veis no administrador de campanhas.

Como é feita a cobrança?

Cada vendedor define um ACOS objetivo para a sua campanha, que representa a estratégia que foi definida: rentabilidade, crescimento ou visibilidade. A partir desse valor, Product Ads calcula o CPC (custo por clique) måximo que esse vendedor estå disposto a pagar.

No entanto, para cobrar o CPC dos anĂșncios ganhadores o Mercado Livre utiliza a modalidade second best price (segundo melhor preço). Essa modalidade permite que os vendedores ganhadores paguem apenas o mĂ­nimo necessĂĄrio para ganhar do concorrente mais prĂłximo. Para calcular o CPC a pagar, Ă© utilizada a seguinte fĂłrmula:

* (0,01) O valor pode variar de acordo com o paĂ­s.

Como vocĂȘ pode observar, a modalidade second best price Ă© vantajosa para os vendedores ganhadores. Eles pagam menos do que estavam dispostos a gastar inicialmente!

ATENÇÃO! Com o Product Ads vocĂȘ sĂł pagarĂĄ pelos cliques que a publicação tiver.

Agora, para poder utilizar o sistema de leilĂŁo e fazer campanhas mais bem-sucedidas, basta entrar no seu administrador e seguir trĂȘs passos simples.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?