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Como o sistema antifraude do Mercado Pago funciona

Ter segurança ao comprar on-line é essencial. Com tantos dados pela internet, garantir a segurança dos meios de pagamento é uma das nossas prioridades.

Com o mundo digital em constante crescimento, é natural que cada vez mais pessoas se sintam à vontade para comprar produtos e adquirir serviços on-line. A praticidade e rapidez desse tipo de compra influenciam positivamente o número de clientes que escolhem comprar em lojas virtuais

Outra prática que tem crescido bastante é a transação por meio de dispositivos móveis.

Hoje, mais de 50% dos compradores usam um dispositivo móvel para fazer compras.

Por isso, as soluções de pagamento on-line também devem chegar para quem usa celulares ou tablets. 

Por isso, o Mercado Pago oferece um sistema antifraude que conta com ferramentas robustas e que, com base em aprendizados, enrijece suas regras de acordo com as necessidades: usamos verificações automáticas e manuais, garantindo que as tentativas de fraude sejam bloqueadas.

Como o sistema antifraude do Mercado Pago funciona e como protegemos suas vendas

No Mercado Pago, sabemos muito bem como é importante garantir a segurança das transações financeiras no comércio eletrônico. Também nos preocupamos com o nível de aprovação de pagamentos e trabalhamos para mantê-lo sempre alto. É por isso que nosso sistema antifraude combina 4 ferramentas extremamente importantes para a verificação de pagamentos:

Big data: 

Trata-se de uma grande base de dados que fornece as informações necessárias para saber quem é o comprador e quais são os perigos envolvidos caso um pagamento seja confirmado.

Métodos de segurança:

O Mercado Pago conta com sistemas que analisam e comprovam potenciais fraudes.

Machine Learning:

Os mecanismos de segurança mencionados trabalham com esse sistema que, de forma automática, relaciona os compradores aos clientes anteriores do Mercado Pago. Assim, se uma pessoa já teve um pagamento recusado, o sistema salva essas informações para usá-las no futuro, caso necessário.

Equipe de revisão manual

Especialistas do Mercado Pago entram em contato com o comprador para saber quem ele é e por que o sistema está recusando o pagamento.

Quando um pagamento é recusado por alguma das ferramentas do Mercado Pago, a situação é analisada paralelamente pela equipe do Mercado Pago e do banco emissor do cartão.

Tipos de recusa que podem ser encontradas:

  • Recusa bancária: o banco emissor do cartão recusa o pagamento
  • Recusa pelo Mercado Pago: o motor de Fraude do Mercado Pago não aprova o pagamento
  • Recusa por valor insuficiente: a conta bancária do comprador não tem saldo suficiente
  • Recusa devido a um erro do usuário: o erro mais comum neste caso é adicionar dados incorretos do cartão

Para que o pagamento seja aprovado, tanto o banco emissor do cartão quanto o Mercado Pago devem aprovar a transação. Assim, o processo se torna mais rápido e o sistema oferece mais segurança

Como nosso processo funciona

1ª fase: regras duras

O primeiro passo consiste na comprovação do perfil de compradores que já foram bloqueados. Esta é uma forma de impedir os esquemas de lavagem de dinheiro. É nesta fase que os vários tipos de recusa mencionados anteriormente costumam surgir porque o sistema de segurança dá uma resposta automática para as pessoas que foram bloqueadas anteriormente.

2ª fase: modelo on-line automático

Se a transação passa pela primeira fase, ou seja, não corresponde a um perfil que já foi bloqueado, ela vai automaticamente para a base de dados interna do Mercado Pago. Aqui, usamos ferramentas de machine learning, que trabalham em tempo real, para analisar as relações de todas as variáveis e determinar o risco do pagamento para só então aprová-lo ou deixar que ele siga o caminho para as fases posteriores.

3ª fase: modelo off-line automático

Se os dados do comprador apresentarem problemas de segurança, é nesta fase que fazemos análises mais aprofundadas com o objetivo de aprovar o pagamento. A principal diferença entre este modelo e o modelo on-line é que, aqui, solicitamos informações adicionais ao comprador, por exemplo, uma selfie para validar sua identidade. Vale lembrar que o comprador tem 2 horas para fornecer as informações exigidas, caso contrário, o pagamento expira.

4ª fase: revisão manual

Se depois de todo esse processo, ainda houver motivos para questionar a legitimidade do pagamento, entra em ação a última etapa de verificação. Nela, os especialistas do Mercado Pago validam as informações por meio de bases de dados ou entram em contato com o comprador para confirmar ou recusar o pagamento.

Para que as vendas sejam concluídas e as possíveis tentativas de fraude sejam bloqueadas, todo esse processo ocorre o mais rápido possível: as 3 primeiras fases ocorrem em questão de segundos e, quando a revisão manual é necessária, leva até 6 horas.

Com o Mercado Pago, tanto as transações da sua loja virtual quanto sua aprovação de pagamentos estão totalmente protegidas

Conheça os primeiros passos para vender

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