Como otimizar suas campanhas do Product Ads em datas especiais

Em certas épocas do ano as vendas disparam. Vamos te dar algumas dicas de como investir em Publicidade de forma inteligente nesses dias.

Como otimizar suas campanhas do Product Ads em datas especiais

Datas especiais são aqueles dias em que o volume de vendas aumenta por diferentes motivos: porque as pessoas compram muitos presentes – como o Dia das Crianças ou o Natal – ou porque são momentos em que são concedidos descontos ou promoções exclusivas por um ou mais dias, como acontece na Black Friday. Essas datas comerciais são oportunidades valiosas para você expandir seus negócios e é fundamental saber aproveitá-las.

Durante essas datas, o tráfego do site aumenta, assim como as chances de vendas. Há aumento nas impressões, cliques, taxa de conversão e conversões por anúncio. Isso significa que os usuários precisam de menos cliques para comprar seus produtos. Por isso, é importante que você faça o melhor para que te encontrem e para ter destaque diante da concorrência.

Note que todos os preparativos para a data especial começam muito antes da própria data. Portanto, é importante que você considere fazer um investimento em publicidade alguns dias antes. Além disso, uma boa ideia é planejar em quais datas especiais do ano você deseja aplicar para prever o investimento a ser feito em cada caso.

Algumas dicas para você se posicionar melhor e vender mais:

Crie uma campanha para datas especiais

Recomendamos que você crie uma campanha para cada data especial e atribua um orçamento personalizado para garantir que seus anúncios patrocinados permaneçam visíveis antes e durante a data especial.

Dica: crie campanhas conforme sua estratégia de vendas. Note que os produtos com mais rotatividade têm melhor desempenho. Acompanhe a relação ACOS (Advertising Cost Of Sales), antes chamada de Investimento sobre receita, de cada campanha.

Ative os anúncios patrocinados nos seus anúncios que mais vendem

Isso é muito importante para garantir um melhor retorno sobre seu investimento em publicidade. Os vendedores que ativam seus melhores anúncios têm um menor ACOS (Advertising Cost Of Sales), custo de publicidade das vendas, anteriormente chamado Investimento sobre receitas. Portanto, para um melhor desempenho das suas campanhas, recomendamos que você ative os anúncios que tenham um bom nível de vendas no Mercado Livre.

Confira se o orçamento não está limitando suas vendas

Como dissemos anteriormente, o tráfego no site aumenta, portanto seu orçamento pode ser limitado nessas datas especiais e você pode perder a visibilidade dos seus anúncios. Para evitar isso, a melhor coisa a fazer é revisá-lo. Para fazer isso, você deve:

  1. Entrar no ad manager e filtrar os últimos 7 dias da sua campanha.
  2. Analisar a métrica de investimento.
  3. Dividir o valor investido pelos dias analisados.
  4. Comparar com seu orçamento diário para saber como se saiu nesses dias e analisar se você precisa aumentar o orçamento.
  5. Aumentar seu orçamento se perceber que está consumindo tudo.

Se você já tiver anúncios ativos e quiser participar dessas datas especiais, recomendamos que você aumente seu orçamento para não perder visibilidade e possíveis vendas.

Ative seus produtos em oferta

Certifique-se de que seus produtos em oferta estejam ativos na sua campanha. Lembre-se também de adicionar todas as promoções exclusivas e novos produtos que você tenha. Você pode inclusive criar uma campanha específica para eles.

Pause as campanhas dos produtos que não vendem

Os produtos que não vendem são conhecidos como “produtos encalhados” e são aqueles que têm um histórico de mau desempenho dentro da plataforma do Mercado Livre. Isso pode incluir baixa frequência ou baixas vendas totais e, consequentemente, pode afetar seu índice ACOS (Advertising Cost of Sales), custo de publicidade das vendas, anteriormente chamado Investimento sobre receitas. Um produto encalhado pode gerar muito custo para pouca venda e, por isso, recomendamos pausar o anúncio na sua campanha.

Para encontrar esses produtos facilmente, use os diversos critérios disponíveis para filtrar os anúncios patrocinados e selecione aqueles que compense pausar ou ativar.

 

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