Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como posicionar seus produtos nos resultados de busca

Ganhar as primeiras posições nos resultados de busca aumenta consideravelmente suas chances de venda. Há alguns pontos fundamentais para alcançar uma exposição maior.

O primeiro lugar nas listas de produtos é o pódio mais desejado por todos os vendedores: o que está no topo geralmente é aquele com mais cliques e a melhor chance de conquistar o cliente.

 

Como anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições

Um bom posicionamento é alcançado combinando o maior número possível de variáveis. Mudar um único elemento não melhora diretamente seu posicionamento. O Mercado Livre é uma plataforma dinâmica e os anúncios mudam de posição constantemente: é provável que você e seus concorrentes façam o possível para manter os anúncios otimizados para conquistar o lugar de maior destaque.

1. Elabore o título corretamente

O título é um elemento fundamental no seu anúncio, pois através dele os usuários o encontram. Portanto, tente criar seus títulos de forma clara e sem informações adicionais.

 

2. Otimize suas fotos

Uma boa imagem é a chave para atrair mais clientes e aproximá-los do que eles não conseguem tocar ao comprar. Certifique-se de ter uma grande variedade de fotos de qualidade para exibir seus produtos.

Lembre-se de revisar suas fotos antes de anunciar. Se infringir direitos de propriedade intelectual, vamos pausar ou cancelar seu anúncio.

 

3. Preencha suas fichas técnicas

As especificações técnicas do seu produto são dados essenciais, pois o descrevem de forma clara e simples. Se sua ficha técnica não estiver completa, seu anúncio não conseguirá uma boa posição nos resultados de busca.

 

4. Anuncie na categoria apropriada

Categorizar seus produtos adequadamente é algo que você não deve negligenciar, pois não apenas fará com que você perca posições, mas seus clientes nunca encontrarão seu produto, porque ele está em um lugar onde não deveria estar.

Por exemplo: se você anunciar um telefone celular na categoria Informática, ele estará no final da lista, pois todos os anúncios que estão bem catalogados serão exibidos primeiro.

Lembre-se de que, se os usuários querem comprar um celular, não farão a busca na categoria Informática, mas sim em Celulares e telefones. Não perca a exposição e categorize corretamente.

Se você tiver dúvidas sobre como categorizar, veja como sua concorrência faz isso.

5. Informe seu estoque

Ter estoque disponível, a pronta entrega, ajuda no seu posicionamento.

No caso de não ter seu produto disponível, por dever ser enviado por um atacadista ou por ser fabricado, não se esqueça de indicar a Disponibilidade de estoque para que seus clientes saibam exatamente quando receberão suas compras. Quanto menor for o seu prazo de disponibilidade, melhor será o seu posicionamento.

6. Ofereça envios no mesmo dia

Isso não é novidade, o frete é uma parte fundamental do processo de compra. Por isso, os anúncios que oferecem envios no mesmo dia são melhor posicionados.

Para oferecer envios em 24 horas e para que os seus anúncios tenham o filtro de busca exclusivo Chegará hoje, inclua o Mercado Envios Flex como uma das suas opções de envio.

Outra alternativa de envio que também ajuda a melhorar o posicionamento dos seus anúncios é o Mercado Envios Full. Ao enviar seus produtos com o Full, seus anúncios contam com uma marca de destaque de envios de qualidade que garantem um bom prazo de entrega e um serviço pós-venda de qualidade sem que você precise se preocupar com nada.

 

7. Garanta um bom atendimento

Tenha vantagem sobre seus concorrentes, oferecendo aos seus clientes uma excelente experiência de compra. Quando eles entrarem em contato com você, tente responder rapidamente e com qualidade, esclarecendo todas as suas dúvidas. 

8. Cuide da sua reputação no mercado livre

O caminho percorrido como vendedor na plataforma fala sobre você e pode ser decisivo para que te escolham. Certifique-se de ter reputação verde, mantendo as vendas com o menor número possível de reclamações, despachando seus produtos em menos de 24 horas e evitando o cancelamento das vendas realizadas.

9. Esforce-se para ser mercadolíder

Um vendedor que consegue ser MercadoLíder é aquele que se destaca pela excelente experiência de vendas que oferece aos seus compradores e, também, pela quantidade de vendas que realiza na plataforma. Ao conseguir isso, você obterá um melhor posicionamento para seus produtos, além de outros benefícios para os seus negócios.

 

10. Ganhe um lugar no catálogo

Dependendo do tipo de produto que você anuncia, você terá a opção de anunciar no nosso Catálogo. Anuncie com essa opção e compita para ter seus produtos no topo da lista.

Confira as dicas para alterar seus anúncios

3 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?