Como realizar sua primeira venda com Mercado Shops

Loja ativa, chegou a hora de vender! Saiba o que você precisa fazer para realizar sua primeira venda com o seu Mercado Shop.

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Como realizar sua primeira venda com Mercado Shops

Você já ativou e configurou a o seu Mercado Shop. Agora que ela está no ar, você precisa atrair clientes para que conheçam e comprem os seus produtos. Para fazer da sua negócio um sucesso no mundo online é preciso focar na divulgação do seu novo canal de vendas.

Ter uma boa estratégia de atração de clientes é fundamental para ter êxito nas vendas. Redes sociais, Google, WhatsApp e e-mail são apenas alguns dos canais que você pode usar para contar essa novidade.

Veja algumas dicas para montar a sua estratégia e vender mais!

Revise os seus anúncios

Antes mesmo de sair divulgando a o seu Mercado Shop, sugerimos que você revise todos os seus anúncios no Mercado Livre. Afinal, ter anúncios completos não ajudarão somente as suas vendas no Mercado Livre, mas também na o seu Mercado Shop.

Preencher todas as informações corretamente, como título, fotos, descrições, ficha técnica, meio de envio e opções de parcelamento transmite credibilidade e profissionalismo e faz com que os clientes encontrem o que estão realmente buscando. Confira 9 informações que não podem faltar nos seus anúncios.

Encontre e conquiste novos clientes

Uma vez revisado todos os seus anúncios, chegou a hora de colocar “a boca no mundo” e contar pra todos sobre o seu novo canal de vendas. Investir em estratégias básicas de atração de clientes e marketing digital é muito importante nesse momento para que o seu Mercado Shop seja vista e realize vendas. Pensando nisso separamos as principais ações que te ajudarão a conseguir a primeira venda:

PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Hoje é essencial que as marcas estejam presentes nas redes sociais. Além de ser uma janela para milhares de possíveis clientes, é um excelente canal de relacionamento. Por isso, crie perfis para a sua loja nas principais. Facebook e Instagram estão no topo da lista e não podem ficar de fora da sua estratégia.

Uma boa página no Facebook, com informações completas sobre o seu negócio – meio de contatos, horário de atendimento online e, principalmente, o endereço do sua nova shop virtual – vai te ajudar a levar os consumidores para o seu site. Da mesma forma que colocar o endereço na sua “bio” do Instagram e links nas fotos dos seus produtos ajudam a levar o comprador diretamente para a página de compra.

 

ATENÇÃO AO CONTEÚDO

Estar presente é super importante, mas produzir um bom conteúdo para redes sociais é ainda mais. Você precisa criar vínculo com a sua audiência e clientes. Para isso, elaborar conteúdos atraentes é essencial.

Evite só postar foto de produtos com preços. Esse tipo de publicação não gera engajamento. Fotos bem tiradas, tutoriais e produtos contextualizados despertam o interesse dos possíveis compradores.

No processo de venda pela internet o consumidor passa por diversas etapas até realizar uma compra. Pensar o seu conteúdo cobrindo todas as etapas da jornada do consumidor te ajudará a atrair e realizar vendas nas redes sociais. Veja cada etapa e o que pode fazer:

  • Aprendizado e descoberta: nesse primeiro momento o cliente não tem ou não reconhece um desejo específico. Por isso, é importante produzir conteúdos que apresentem o seu portfólio de produtos.
  • Reconhecimento do problema: ainda não é o momento de falar de preço. Aqui é a hora de destacar os benefícios e qualidades dos produtos que compõe o seu inventário.
  • Consideração da solução: o consumidor já sabe que tem uma necessidade, agora ele precisa descobrir que você tem a solução. Procure impactar os usuários com conteúdos que respondam às conversas que ele tem com a sua marca. Para isso, esteja atento aos comentários. Uma ideia é ensinar o cliente como usá-lo da melhor forma, assim terá certeza que é o que ele busca.
  • Decisão de compra: neste momento ele está pronto para comprar! Então, produza conteúdos sobre suas principais ofertas e ressaltando as vantagens de realizar a compra na o seu Mercado Shop.

 

VENDENDO NO WHATSAPP

Além das redes sociais, o WhatsApp é um canal de comunicação fundamental hoje em dia e tem um grande apelo para vendas.

Por isso, use a ferramenta para divulgar a sua negocio para os seus contatos, especialmente, os potenciais compradores. Uma sugestão é gerar uma lista de contatos dos clientes que já compraram anteriormente com você e enviar uma mensagem contando a novidade e informando o endereço da o seu Mercado Shop, promoções e novos produtos.

 

ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

Se você tem uma base de e-mails de contatos, essa é uma boa hora para fazer uma campanha de comunicação via e-mail marketing.

Para sua estratégia, aposte em conteúdos que vão além da oferta e do preço. Conte que você tem um novo canal de vendas e segmente os produtos de acordo com as compras anteriores de cada grupo de clientes. Por exemplo: se eles compraram anteriormente um celular, uma boa dica é incluir acessórios nas primeiras comunicações. Isso pode ser aplicado a qualquer categoria que venda.

A partir daí, observe o comportamento de compra de cada consumidor e prepare e-mails cada vez mais personalizados, com lançamentos e promoções. Isso provocará o interesse e com certeza irá aumentará sua conversão.

 

IMPULSIONE SUAS VENDAS COM CAMPANHAS DE MÍDIA

Invista na criação de campanhas no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, pois nestes canais, com um investimento pequeno, você consegue divulgar os seus produtos de acordo com o perfil do seu público, potencializando suas conversões e conquistando uma boa performance e um bom retorno sobre investimento – ROI.

Você pode começar por exemplo criando um catálogo no Facebook Business e usando todo o seu portfólio de produtos na geração de anúncios automatizados nas duas principais redes sociais do momento (Facebook e Instagram).

Fique atento para o que não pode ficar de fora da sua estratégia:

  • Segmentação de público: quanto mais específico, melhor o seu ROI e menor o investimento necessário.
  • Link de produtos no Instagram: a partir do catálogo, você pode inserir o link direto dos seus produtos nas publicações do Instagram, fazendo uma conversão direta do conteúdo para a página de compra.
  • Palavras-chave relevantes: para o Google Ads, além da segmentação de público a escolha das palavras-chave é fundamental. Procure termos que sintetizem o seu produto, mas que não sejam amplamente usadas pela concorrência, assim o seu custo por clique (CPC) poderá ser mais baixo mantendo uma boa conversão.

De olho no pós-venda

O seu trabalho no pós-venda também faz parte da sua estratégia de aquisição de clientes. Afinal, um cliente satisfeito, além de voltar a comprar, promove a sua marca através do conhecido “boca a boca”. Ou seja, ele passa a referenciar o seu Mercado Shop e te ajuda a vender mais.

Além disso, toda e qualquer experiência do cliente na o seu Mercado Shop vai impactar diretamente na sua reputação dentro do Mercado Livre. Por isso, é preciso oferecer um bom atendimento – com respostas rápidas, objetivas e educadas – no pré e no pós-venda, enviar com rapidez e garantir a qualidade do que está vendendo.

DAR OS PRIMEIROS PASSOS PARA DIVULGAR O SEU MERCADO SHOP É MUITO FÁCIL.

Pronto para começar a vender? Coloque em prática todas essas dicas e conquiste cada vez mais clientes. Boas vendas com o seu Mercado Shop!

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