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Como reativar o seu negócio após um período sem vender

Empreender envolve muitos momentos de satisfação e alguns mais difíceis. Se você quiser reativar seus negócios, não perca estas dicas.

Qualquer empreendedor sabe que o caminho é feito de altos, baixos e reviravoltas. Há momentos de crescimento e outros em que devemos impor limites. Se esse é o seu caso e você quer reativar o seu negócio, confira aqui algumas dicas para aproveitar a maré boa e iniciar uma nova etapa.

Se você planeja reativar o seu negócio, há várias formas de começar com o pé direito.

Faça uma boa avaliação da sua situação atual

Antes de oferecer produtos ou serviços novamente, primeiro você precisa analisar a situação atual do seu negócio. Verifique se há dívidas, se o pagamento dos funcionários (caso os tenha) está em dia, se você tem fornecedores de confiança, se há estoque, entre outros aspectos essenciais para que tudo funcione bem.

É importante saber realmente o quanto de capital você tem disponível para investir no seu empreendimento, pois isso te ajuda a traçar uma boa estratégia de negócio.

 

Redefina a sua visão

Quando você decidir reabrir o seu negócio, é provável que o novo contexto seja diferente do anterior, pois você terá outras questões para gerenciar como, por exemplo, uma crise sanitária, situações econômicas, sociais, políticas ou socioambientais. A chave é analisar bem o cenário e adaptá-lo à sua visão e estratégia.

Além disso, as pessoas mudam de opinião. Verifique se o seu produto ou serviço está atualizado quanto às necessidades e tendências dos seus clientes, para que você possa oferecer um produto único e focado no seu público.

 

Planeje

Quando você recuperar suas contas e tiver uma visão clara, tudo estará pronto para que seu plano de ação possa ser organizado. Você saberá o quanto comprar de material, qual a sua disponibilidade de gastos, quais os seus objetivos de venda, qual produto ou serviço é melhor conforme o contexto atual etc.

Lembre-se de verificar se é necessário obter alguma autorização ou certificado dependendo da área onde você estiver empreendendo.

Organize todo o seu plano de ação, lembrando-se de todos os detalhes. Assim, você terá uma visão mais clara dos próximos passos e quais serão seus limites.

 

Consulte os fornecedores

Se você precisar de materiais para fazer, embalar ou enviar seus produtos, fale com diferentes empresas que prestam esses serviços.

  • Verifique se eles continuam trabalhando e oferecendo os mesmos produtos ou serviços. Confirme se estão alinhados ou se você precisa buscar outros fornecedores em caso de mudança.
  • Lembre-se de manter os orçamentos atualizados para não errar no cálculo dos custos e das margens.
  • Certifique-se de que continuem atendendo às suas expectativas, caso contrário, busque outros fornecedores.
  • Organize os passos seguintes para continuar trabalhando com esses fornecedores.

 

Reative suas redes sociais

Se você não faz parte das redes sociais, nesta nova etapa, sugerimos que você aproveite o momento para criar um perfil. Se você fazia parte das redes sociais e as pausou, reative-as! Divulgue conteúdo de qualidade e mostre ao seu público que o seu negócio está de volta, atualizado e pronto para oferecer os melhores produtos ou serviços.

Além disso, use todas as inovações tecnológicas a seu favor: aproveite os novos formatos de anúncios e faça a diferença.

 

Comece a gerar publicidade

Após reativar as redes sociais, comece a divulgar seus produtos. Assim, com um pequeno investimento, seu conteúdo chegará a mais clientes em potencial e você terá mais chances alcançar novos clientes com seus produtos ou serviços.


Uma ótima opção para ampliar seus horizontes é divulgar no Instagram e usar o Facebook Ads. Se o seu público for bem definido, você chegará às pessoas corretas e o impacto nas suas vendas será imediato!

 

Tenha flexibilidade

Se você estiver voltando ao mundo do empreendedorismo, o segredo é ficar por dentro das novas exigências e tendências. Os negócios mudam, as demandas se renovam e sempre há alguma coisa para aprender: é importante ter disposição para receber informações e flexibilidade para agir e responder rápido.

Além disso, você pode observar a concorrência para ter um melhor direcionamento ao reabrir o seu negócio. Entretanto, lembre-se de que o segredo para o sucesso é o diferencial. Ao observar a concorrência, foque no que é garantia de sucesso e potencialize isso.

Mesmo que tenha passado muito tempo, não desanime! Se você tiver sangue empreendedor, seus negócios podem ser retomados na hora que você quiser. Você sem dúvida tem experiência para enfrentar este novo desafio. Siga essas dicas para começar com tudo e confie que "o melhor tá chegando"!

Prepare as estratégias para seus negócios

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